O Campeonato Carioca vai começar e, aqui no “Noite de Copa”, você vai conhecer tudo sobre a competição. A cada rodada, mostraremos jogo por jogo, com resultados, placares e os destaques das partidas.

Devido à Copa do Mundo e à pressão por mudanças no calendário, a CBF reformulou os dados de todos os campeonatos, diminuindo o número de dados dos estaduais. Isso obrigou a FERJ a reformular o regulamento do Campeonato Carioca.
Outra novidade é que, depois de anos jogando “de graça”, os clubes passaram a receber premiação financeira no Carioca.

REGULAMENTO
Campeonato Carioca de 2026 será disputado em 10 datas, com início previsto para janeiro e término no início de março. Essa redução faz parte de um novo formato aprovado pelos clubes para adequar o Estadual ao calendário nacional de 2026.
Fase de grupos – Taça Guanabara
Os 12 clubes participantes são divididos em dois grupos de seis equipes cada.
Nessa fase, os times enfrentam as equipes do grupo oposto, em turno único, totalizando seis rodadas.
Critérios de classificação:
Pontos ganhos, número de vitórias, saldo de gols, gols pró, cartões e sorteio (se necessário).
FASES FINAIS – MATA-MATA
Quartas de final
Os oito melhores de cada grupo avançam às quartas de final. Os confrontos são disputados em jogo único, dentro do próprio grupo:
A1 X A4
B1XB4
A2 X A3
B2XB3

Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis, sem vantagem para a melhor campanha.
Semifinais

As semifinais serão disputadas em jogos de ida e volta.
Final
A decisão do Campeonato Carioca será em jogo único, tradicionalmente no Maracanã, salvo acordo em contrário entre as equipes e a FERJ.
.TAÇA RIO
As equipes eliminadas nas quartas de final disputaram a Taça Rio, que também garantiram vagas de influência para competições nacionais, como a Copa do Brasil e a Série D do Campeonato Brasileiro.

REBAIXAMENTO E PERMANÊNCIA
Os clubes que não se classificarem para as quartas de final disputam uma fase adicional em turno e returno para definir a permanência na elite.
O último colocado será rebaixado diretamente para a Série A2.
O penúltimo colocado disputará um playoff contra o vice-campeão da Série A2 para decidir quem ficará na Série A em 2027.
CLUBES DE MENOR INVESTIMENTO
Volta Redonda
Rebaixado da Série B do Brasileiro, o Voltaço terá um calendário cheio e pode ser considerado favorito entre os clubes de menor investimento, pela estabilidade e pelo elenco mais encorpado.
Disputará: Série C, Copa do Brasil, Copa Rio e Copa Sul-Sudeste.
Bangu
Após o rebaixamento e o retorno rápido da Série A2, o clube investiu em contratações para evitar os problemas de 2025. A tarefa será difícil, já que disputará apenas o Carioca e a Copa Rio, enfrentando adversários com calendário nacional.
Portuguesa
A Lusa voltou ao cenário nacional em grande estilo. Disputará a Série D e a Copa do Brasil, além da Copa Rio no segundo semestre. O objetivo é claro: conquistar o acesso à Série C, com um elenco experiente para evitar erros do passado.
Sampaio Corrêa
Com crescimento rápido, o clube busca se consolidar na elite carioca e no cenário nacional.
Disputará: Série D, Copa Sul-Sudeste e Copa Rio.
Maricá
Com um projeto ambicioso e apoio financeiro da cidade, o Maricá quer se firmar na primeira divisão. Em 2025 ficou apenas na décima colocação.
Disputará: Série D e Copa Rio.
Madureira
De volta às competições nacionais, o Trem Suburbano chega forte após o vice-campeonato da Série D.
Disputará: Série D, Copa do Brasil e Copa Rio.
Nova Iguaçu
Presença constante na Série D, mas sem grandes resultados, o clube quer mudar esse cenário utilizando recursos da Copa do Brasil.
Disputará: Série D, Copa do Brasil e Copa Rio.
Boavista
O ano começou difícil para o time de Bacaxá, que sofreu punições por pendências financeiras e não pôde registrar novos jogadores. Apesar disso, a participação na Copa do Brasil pode ajudar financeiramente.
Disputará: Copa do Brasil e Copa Rio.
ESTÁDIOS
Moça Bonita – Bangu
Elcyr Resende – Boavista
Nilton Santos – Botafogo
Maracanã – Flamengo e Fluminense
Aniceto Moscoso – Madureira
João Saldanha – Maricá
Jânio Moraes – Nova Iguaçu
Lourival Corrêa – Sampaio Corrêa
Luso-Brasileiro – Portuguesa
São Januário – Vasco
Raulino de Oliveira – Volta Redonda
VAGAS NAS COMPETIÇÕES NACIONAIS
Série D:
Os dois melhores colocados no Estadual entre os clubes que não disputam as Séries A, B ou C.
Copa do Brasil:
Inicialmente, cinco vagas: quatro para os melhores colocados no Campeonato Carioca e uma para o campeão da Taça Rio. Outras vagas podem surgir conforme o desempenho em competições nacionais.
Copa Sul-Sudeste:
Vaga destinada ao campeão da Taça Rio 2026. Caso o vencedor seja um dos quatro grandes e já esteja em competição internacional, a vaga ficará com o próximo clube na classificação geral.
INÍCIO DO CAMPEONATO
O Campeonato Carioca começa no dia 11/01. O Flamengo enfrenta a Portuguesa em jogo antecipado da quarta rodada, devido à disputa da Supercopa do Brasil contra o Corinthians.
