“Sósias” de clubes no Brasil

Descubra a fascinante história de seis clubes de futebol brasileiros que se inspiraram em times icônicos, adotando suas cores, escudos e até mesmo nomes.

Lucas Martins de Lara
Por Lucas Martins de Lara - Redator PFQL 4 Minutos de Leitura

Corinthians Cabeçuda? Santos-AP? Tudo isso e muito mais nós vamos contar neste texto com 6 clubes “sósia” ao redor do Brasil.

São Paulo Futebol Clube – AP

Fundado em 1988 por torcedores do tricolor paulista, o São Paulo do Amapá surge com um futuro promissor. Desde o início, o clube teria o patrocínio de uma rede de supermercados. Infelizmente, o que parecia promissor de início acabou não indo para frente e em 1990 o patrocinador deixou o clube após duas temporadas ruins no campeonato estadual. O declínio do Tricolor da Zona Norte não parou aí e no ano de 1992 a equipe chegou a ficar de fora do campeonato estadual, fato que se repetiu em 1997.

Apesar de uma breve recuperação no início do século, em 2004 um litígio levou o clube ao rebaixamento e, ainda sem regularizar a situação, não conseguiu disputar a segunda divisão de 2005. Em 2007 o clube volta a elite estadual, após ficar com o vice-campeonato da segunda divisão. Em 2014, o São Paulo do Amapá faria sua melhor campanha na história do campeonato estadual, sagrou-se vice-campeão após ficar apenas três pontos atrás do Santos do Amapá, seu maior rival.

Em 2024, o São Paulo foi rebaixado no Campeonato Amapaense após fazer sua pior campanha na história. Em 7 jogos, foram 6 derrotas e 1 empate, apenas 6 gols marcados e incríveis 20 sofridos. A equipe alegou ter sido vítima da manipulação de resultados.

"Sósias" de clubes no Brasil

Santos Futebol Clube – AP

Fundado em 1973, o Peixe da Amazônia, é uma equipe tradicional do estado do Amapá. O primeiro título da equipe no futebol profissional foi a série C do Amapaense de 1987 e, já no ano seguinte, veio o título da série B estadual.

Em 1990, com a profissionalização do futebol amapaense, o clube precisou se modificar para acompanhar e levou alguns anos até o Santos poder arrumar todo seu departamento de futebol. Em 1998, enfim veio a profissionalização da equipe, que não demoraria muito para faturar seu primeiro título da elite estadual, algo que se tornaria recorrente no estado.

Em 2000, o Santos conquistou o primeiro título Amapaense e repetiu o feito cinco vezes consecutivas entre 2013 e 2017, além do último título em 2019. Em 2024, o clube foi suspenso pela CBF e retirado do campeonato estadual, mas reintegrado no dia 29 de Fevereiro.

"Sósias" de clubes no Brasil

Esporte Clube Flamengo – PI

O Flamengo do Piauí é um caso mais antigo de clube sósia. Fundado em 1937 pelo então futuro senador do estado, o Esporte Clube Flamengo se tornou um clube tradicional no estado e venceu seu primeiro estadual apenas dois anos depois de fundado. Em 1942, 1943 e 1944 a equipe conquistou o Tri Campeonato Piauiense. A década de 50, porém, não foi muito boa com o Leão do Pirajá, e o clube precisou parar as atividades após uma crise administrativa. No período de hiato do Flamengo, o River, maior rival, dominou o estado.

Em 1963, veio a profissionalização do futebol no estado e a nova diretoria do clube estava decidida a retomar a hegemonia estadual já no ano seguinte. Com isso, em 1964, o Flamengo formou um grande elenco, com base de jogadores cearenses e deu resultados. O clube venceu o River na final por 2 a 0 e se sagrou campeão Piauiense mais uma vez e repetiu o feito em 1965, vencendo novamente o River nas finais.

Em 2001, o Flamengo realizou o maior feito de um clube do Piauí na Copa do Brasil. A equipe chegou às oitavas de final da competição após eliminar o Sport na Ilha do Retiro. Apesar de viver muitas fases instáveis, o Flamengo do Piauí nunca mais precisou se retirar do futebol profissional desde sua pausa nos anos 1950. O clube conquistou o campeonato estadual 17 vezes, mas atualmente vive uma fila de 15 anos sem uma conquista do Piauiense e se encontra na segunda divisão do estado.

"Sósias" de clubes no Brasil

Corinthians Cabeçuda – SC

Clube de Laguna, em Santa Catarina, mais especificamente do bairro da Cabeçuda, o Corinthians Futebol Clube é um clube que figurou no cenário amador da cidade, mas que vira e mexe tem destaque nacional e até mesmo continental. Fundado em 1935, o Corinthians da Cabeçuda foi inspirado no clube paulista e sempre se destacou no futebol amador, onde sempre disputou competições.

Durante os anos 90, o Corinthians foi a equipe a ser batida no futebol amador de Laguna. Com João Prezalino na presidência, a equipe possuía um bom aporte financeiro para montar bons elencos e disputar as competições. Em 2009, poucos anos após o falecimento de Prezalino, ainda presidente e mantenedor do clube, o elenco adulto foi desativado. Mas, a sede do clube e uma escolinha ainda funcionam.

Os destaques do Corinthians da Cabeçuda acontecem quando alguma equipe rival, ou mesmo jogador do próprio clube paulista, usa o escudo do Corinthians de Laguna para se referir ao time de São Paulo.

"Sósias" de clubes no Brasil

Palmeira de Goianinha – RN

Fundado em 1959, o Palmeira Futebol Clube foi inspirado no Palmeiras de São Paulo, a falta do ‘s’ no nome foi um erro de digitação feito no momento de registro do estatuto da equipe. Conhecido como Verdão do Agreste, a equipe potiguar nunca teve muito destaque dentro do estado. Somente em 2010 o Palmeira fez sua campanha de maior relevância no campeonato potiguar. Na ocasião, o alviverde terminou o estadual na segunda colocação.

Em 2016, o clube foi rebaixado à segunda divisão do estado e conquistou o acesso, junto com o título em 2018. Dois anos depois veio novo rebaixamento, mas o bicampeonato da segunda divisão estadual veio ainda em 2020. Em 2019 o clube passou por uma mudança na identidade visual para se desvnicular do Palmeiras de São Paulo e atrair torcedores mistos dos rivais do clube paulista que, pela semelhança do escudo, acabavam criando uma certa antipatia ao Verdão do Agreste.

"Sósias" de clubes no Brasil

Botafogo – PB

Clube mais antigo da lista de hoje e o de maior sucesso, o Botafogo da Paraíba foi fundado em 1931 e é um dos clubes mais tradicionais do estado. O primeiro título estadual do Belo, como é conhecido, ocorreu em 1936 e veio em dose tripla, com a repetição do feito em 1937 e 1938. Ao todo, são 31 campeonatos estaduais na conta do Botafogo.

Em 1980, a equipe paraibana ganhou a alcunha de “matador de tricampeões” pela revista Placar. No mesmo ano, Internacional e Flamengo haviam se tornado tricampeões em seus estados, mas ambos tropeçaram contra o Belo pelo campeonato nacional.

O único título nacional do Botafogo é a Série D de 2013. Atualmente, a equipe ainda se encontra na Série C e faz uma boa temporada até então, em 5 partidas disputadas são 13 pontos conquistados, com apenas dois de diferença para o líder Athletic.

"Sósias" de clubes no Brasil
Avatar photo
Por Lucas Martins de Lara Redator PFQL
Redator apaixonado por futebol e viciado no Palmeiras.
Faça um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *