Templos Imortais | Teatro dos Sonhos (A História de Old Trafford)

Jeferson Wollace
Por Jeferson Wollace 14 Minutos de Leitura
Templos Imortais | Teatro dos Sonhos (A História de Old Trafford)

Eric Cantona, Bobby Charlton, David Beckham, Cristiano Ronaldo, Ryan Giggs, são tantos os nomes que já pisaram o solo sagrado de Old Trafford, mais do que um estádio, um lugar aonde os fãs do Manchester United podem compartilhar a paixão pelo Manchester United.

O noite de Copa junto à sua equipe de redatores apresentam mais um episódio de TEMPLOS IMORTAIS, nesse episódio vamos falar sobre Old Trafford, o mítico estádio do Manchester United, a fundação, o bombardeio durante a II Guerra, jogos históricos e muito mais.

TEMPLOS IMORTAIS | Teatro dos Sonhos (A História de Old Trafford).

O Old Trafford é um estádio de futebol, localizado no bairro Trafford, município de Grande Manchester, Inglaterra. Com espaço para 76.212 espectadores (todos os assentos cobertos), o Old Trafford é o segundo maior estádio da Inglaterra em termos de capacidade, atrás somente do Estádio Wembley, o terceiro maior do Reino Unido, e o décimo primeiro na Europa. É um dos únicos dois estádios do país classificado como cinco estrelas pela UEFA. O estádio é localizado a cerca de 800 metros do Old Trafford Cricket Ground, estádio de críquete.

O campo, o qual recebeu o apelido de “Theatre of Dreams”, tradução: Teatro dos Sonhos, por Bobby Charlton, e tem sido utilizado permanentemente pelo Manchester United desde a sua construção em 1910, com a exceção da ausência de oito anos, entre 1941 e 1949, na sequência do bombardeamento do estádio durante a Segunda Guerra Mundial. Durante esse período, o clube dividiu o estádio Maine Road com o seu rival local, o Manchester City. O gramado sofreu várias expansões durante a década de 1990, e está prevista uma nova adição, a qual elevaria a capacidade do estádio para 90.000. O atual recorde de público registrado no estádio foi em 1939, quando 76.962 espectadores assistiram a semifinal da Copa da Inglaterra entre Wolverhampton Wanderers e Grimsby Town.

O estádio é frequentemente utilizado para jogos de semifinais da Copa da Inglaterra, como um local neutro, e de vários jogos internacionais da Seleção enquanto o novo Estádio Wembley estava em construção. Também recebeu partidas da Copa do Mundo FIFA de 1966, Eurocopa 1996 e a final da Liga dos Campeões da UEFA de 2002 – 2003. Para além de usos relacionados ao futebol, o Old Trafford é utilizado desde 1998 para jogos da Super League de Rugby.

Templos Imortais | Teatro dos Sonhos (A História de Old Trafford)

CONSTRUÇÃO E PRIMEIROS ANOS

Até o ano de 1902, o Manchester United eram conhecidos como Newton Heath, período durante o qual pela primeira vez jogou suas partidas de futebol no North Road e depois Bank Street, em Clayton . No entanto, ambos os motivos foram destruídos por condições miseráveis, no Bank Street o problema era o gramado que variava entre partes com muito cascalho e partes que lembrava o pântano, enquanto o North Road sofria com as nuvens de fumaça de suas fábricas vizinhas. Portanto depois de resgatar o clube de uma quase falência e mudar o nome, o novo presidente John Henry Davies decidiu em 1909 que o Bank Street não estava apto para um time que recentemente conquistou a Primeira Divisão e Taça de Inglaterra, então ele doou fundos para a construção de um novo estádio.

Desenhado pelo arquiteto escocês Archibald Leitch, que projetou vários outros estádios, o terreno foi originalmente concebido com uma capacidade de 100.000 espectadores e assentos destaque no stand Sul sob a cobertura, enquanto os restantes três estands foram deixadas ao ar-livre. Incluindo a compra do terreno, a construção do estádio foi originalmente para ter custado £ 60.000 ao todo. No entanto, como os custos começaram a subir, para atingir a capacidade pretendida teria um custo extra de £ 30.000 em relação a estimativa inicial e, por sugestão do secretário do clube JJ Bentley, a capacidade foi reduzida para cerca de 80.000 lugares.

No momento, em que as valores de transferência giravam em torno £ 1.000 libras, o custo de construção apenas serviu para reforçar o clube “O Caixa” da equipe, que tinha sido equilibrada desde que J.H. Davies tinha tomado posse como presidente.

Em maio de 1908, Archibald Leitch escreveu ao Cheshire Lines Committee (CLC), que havia um depósito ferroviário próximo ao local proposto para o campo de futebol, na tentativa de convecê-los a ajudar a construção da arquibancada ao lado da linha férrea. O subsídio teria chegado à soma de £ 10.000, a ser pago de volta a uma taxa de £ 2.000 por ano durante cinco anos e metade das receitas portão para as arquibancadas a cada ano até que o empréstimo foi reembolsado. No entanto, apesar das garantias para empréstimo que vem do próprio clube e duas cervejarias locais, ambos presididos pelo presidente do clube John Henry Davies, o Cheshire Lines Committee decidiu diminuir o valor do empréstimo.

O CLC tinha previsto a construção de uma nova estação próxima ao novo estádio, com a promessa de antecipar £ 2.750 por ano na tentativa de compensar o custo de £ 9.800 a construção da estação. A estação “Trafford Park” acabou por ser construído, mas ainda mais para baixo da linha do que o previsto inicialmente. O CLC posteriormente construída uma estação modesta, com uma plataforma de madeira construído imediatamente próxima ao estádio. Ela foi inicialmente chamada de United Football Ground, mas foi rebatizado de Old Trafford Football Ground no início de 1936. Foi servido em dias de jogo apenas por um serviço de transporte dos comboios a vapor a partir da estação central de Manchester. Finalmente, foi renomeado Manchester United FC Halt.

A construção foi realizada pelos Srs. Brameld e Smith de Manchester e desenvolvimento foi concluído em 1909, com atraso. O estádio recebeu o seu jogo inaugural em 19 de Fevereiro de 1910, com a United enfrentando o Liverpool . No entanto, o time da casa não foram capazes de proporcionar aos seus adeptos com uma vitória para marcar a ocasião, o Liverpool venceu por 4-3. Um jornalista do jogo relatou o estádio como ” O mais belo [sic], o mais espaçoso e a arena mais notável que eu já vi. Como um campo de futebol é inigualável no mundo, é uma honra para Manchester ter um lar de uma equipe que pode fazer maravilhas quando estão dispostos a chegar na classe A “.

Antes da construção do Estádio de Wembley, em 1923, a final da FA Cup foi organizada por uma série de motivos diferentes em torno de Inglaterra, incluindo Old Trafford. O primeiro deles foi a final da FA Cup 1911, disputada entre Bradford City e Newcastle United, após o empate no Crystal Palace terminou em um empate sem gol, mesmo após o tempo extra. Bradford ganhou por 1-0, o gol marcado por Jimmy Speirs , em uma partida assistida por 58.000 pessoas. A partida da segunda final da FA Cup foi a final em 1915, entre Sheffield United e Chelsea. Sheffield United venceu a partida por 3-0, na frente de cerca de 50.000 espectadores, a maioria dos quais no serviço militar, levando ao final a ser apelidado de ” The Cup Khaki Final”. Em 27 de dezembro de 1920, o Old Trafford teve o seu segundo maior público da história numa partida, antes da Segunda Guerra Mundial, quando 70.504 espectadores assistiram os Diabos Vermelhos perder pelo o placar de 3-1 para o Aston Villa.

O estádio sediou sua primeira partida internacional de futebol depois da Segunda Guerra Mundial, quando a Inglaterra perdeu por 1-0 para a Escócia, na frente de 49.429 espectadores em 17 de Abril de 1926. Raramente, o público recorde em Old Trafford não é em uma partida do Manchester United. Porém, em 25 de março de 1939, 76.962 pessoas assistiram a uma partida da semi-final da FA Cup entre o Wolverhampton Wanderers e Grimsby Town.

Templos Imortais | Teatro dos Sonhos (A História de Old Trafford)

BOMBARDEIO

Em 1936, como parte de uma remodelação de £35,000, uma cobertura de 80 metros de comprimento, foi colocado no United Road stand (agora o Stand da área Norte), pela primeira vez, enquanto a cobertura na área sul só foi colocado em 1938. Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, o Old Trafford foi requisitado pelo exército para ser utilizado como um depósito. O futebol continuou a ser jogado no estádio, mas um bombardeio alemão em Trafford Park em 22 de dezembro de 1940 acabou danificando o estádio. O Futebol prossegue em Old Trafford, em 08 de março de 1941, mas uma invasão alemã em 11 de março de 1941 destruiu grande parte do estádio, principalmente o setor Principal (agora o Stand do Sul), obrigando as operações do clube de se transferir para Cornbrook Cold Storage, de propriedade do presidente James W. Gibson. Depois da pressão de Gibson, os danos causados pela Guerra foram concedido ao United, pela Comissão de Danos da Guerra, £ 4.800 para remover o detritos e £ 17,478 para a reconstrução das arquibancadas.

Durante a reconstrução do estádio, o Manchester United jogou a sua “casa” de jogos em Maine Road, casa do rival da cidade, Manchester City , a um custo de £ 5.000 por ano acrescidos de uma porcentagem das receitas de bilheterias. O clube tinha agora £ 15,000 em dívidas, grande parte pelo aluguel de Maine Road, então Ellis Smith decidiu pedir ajuda ao Governo para aumentar o valor da ajuda, entretanto foi em vão. Apesar do Old Trafford ser reaberto, embora sem cobertura, em 1949, isso significava que um jogo do campeonato não tinha sido jogado no estádio há quase 10 anos. O primeiro jogo o United de volta, em Old Trafford foi em 24 de agosto de 1949, com 41.748 espectadores assistiu a uma vitória por 3-0 sobre o Bolton Wanderers.

Templos Imortais | Teatro dos Sonhos (A História de Old Trafford)

CONCLUSÃO DO PLANO DIRETOR

A cobertura foi restaurada para o Main Stand de 1951 e, logo depois, os três restantes stands estavam cobertos, a operação que culminou com a adição de um teto para a Stretford End (agora o Ocidente Stand) em 1959. O clube também investiu £ 40.000 na instalação de uma boa iluminação artificial , de modo que eles seriam capazes de usar o estádio para os jogos europeus que foram jogados no fim da tarde dos dias da semana, ao invés de ter que jogar em Maine Road. Para evitar sombras intrusas no campo, duas partes do telhado de Main Stand foram cortadas. O primeiro jogo a ser jogado com os holofotes em Old Trafford foi na partida entre Manchester United e Bolton Wanderers, em 25 Março de 1957.

No entanto, embora os espectadores passará a ser capaz de ver os jogadores na noite, que ainda sofreu com o problema da vista obstruída causados pelos pilares que sustentavam o telhado. Com a Copa do Mundo de 1966 se aproximando, isso levou os diretores do United a redesenhar completamente o Road United (área norte). As colunas do telhado antigo foi substituído em 1965 com estilo moderno cantilevering em cima do telhado, permitindo que cada espectador tivesse uma visão completamente desobstruída, enquanto ele também foi expandido para conter 20.000 espectadores (10.000 sentados e 10 mil em pé na frente) em uma custo de £ 350.000. Os arquitetos do novo stand, Mather e Nutter (agora Atherden Fuller), reorganizados a organização do stand ter terraços na frente, um grande salão para a parte traseira, e os primeiro camarotes privados em um campo de futebol britânico. O leste stand – as únicas descobertas stand – desenvolvida no mesmo estilo de 1973. Foi com os dois primeiros está convertido para consolas, clube de proprietários de concebeu um prazo plano de tempo para fazer o mesmo com os outros dois estandes e converter o estádio em um como arena tigela. Tal empresa serviria para aumentar a atmosfera dentro do terreno, contendo multidão ruído e focalizando-a para o relvado, onde os jogadores vão sentir os efeitos de uma multidão de capacidade. Enquanto isso, o estádio recebeu sua terceira final da FA Cup, hospedagem 62.078 espectadores para a repetição da final de 1970 entre Chelsea e Leeds United , o Chelsea venceu a partida por 2-1. O chão também sediou a segunda etapa do 1968 Taça Intercontinental , que viu o Estudiantes de La Plata derrotou o Manchester United na frente da casa os fãs do United. Os anos 1970 viram a ascensão dramática do hooliganismo na Grã-Bretanha, uma faca e lança-incidente em 1971 obrigando o clube a erguer o primeiro país a cerca do perímetro, restringindo os fãs do campo de Old Trafford.

Em 1973 houve a conclusão do telhado ao redor da circunferência do estádio, juntamente com a adição de 5.500 vagas para o Painel de Avaliação Final e da substituição do antigo placar manual com um eletrônico no canto norte-oeste. Então, em 1975, uma expansão de R$ 3 milhões foi iniciada, começando com a adição da Suite Executiva para o Main Stand. suite do restaurante do prédio do campo, mas a visão ainda era obstruída pelas colunas do telhado. Portanto, em espécie, com os telhados da estrada Unidos Stand and the End placar, o principal suporte do telhado foi substituído com um design cantilever. A Suite Executiva e do telhado cantilever foram depois alargados a todo o comprimento do pé, permitindo a transferência dos escritórios do clube a partir do canto sul-oeste para o Main Stand. O quadrante leste-sul foi então removido e substituído em 1985, com uma seção sentado elevando o total capacidade de assentos do estádio para 25.686 (56.385 total). A conclusão do telhado cantilever em torno de três lados do estádio permitiu a substituição dos postes de projetor de idade, e à fixação de uma fileira de holofotes em torno da borda interna do telhado em 1987.

Templos Imortais | Teatro dos Sonhos (A História de Old Trafford)

CONVERSÃO PARA TODOS OS LUGARES

Com todas as melhorias posteriores feitas no terreno desde a Segunda Guerra Mundial, a capacidade diminuiu de forma constante. Na década de 1980, a capacidade caiu de 80 mil o original para aproximadamente 60.000. A capacidade de cair ainda mais em 1990, quando o Relatório Taylor recomendado, e que o governo exigiu que todos os estádios de Primeira e Segunda Divisão de ser convertido em todos os monopostos- . Isto significa que R $ 3-5000000 planos para substituir o Stretford End com um novo stand da marca, com um terraço-pé todos à frente e um telhado cantilever a ligação com o resto do terreno teve que ser drasticamente alterado. Este forçada de remodelação, incluindo a remoção dos terraços na frente dos outros três estandes, não só aumentaram o custo em torno de £ 10 milhões, mas também reduziu a capacidade de Old Trafford com um baixo tempo todo em torno de 44.000. Além disso, o clube foi informado em 1992 que só iria receber £ 1.400.000 de uma possível £ 2.000.000 da confiança de Futebol para ser colocado para trabalhos relacionados com o Relatório Taylor.

O ressurgimento do clube no sucesso e aumento na popularidade no início de 1990 garantiu que o desenvolvimento teria que acontecer. Em 1995, os anos 30 Stand do Norte foi demolido e começou a trabalhar rapidamente em um carrinho novo, deverá estar pronto a tempo para Old Trafford para acolher três jogos de grupo, um quarto-de-final e uma semi-final na Euro 96. O clube comprou o imobiliário comercial Trafford Park, a 20 hectares (81.000 m2 ) em outra área da United Road, em R$ 9,2 milhões em março de 1995. A construção começou em junho de 1995 e foi concluída em Maio de 1996, com as duas primeiras das três fases da abertura do estande durante a temporada. Desenhado por Atherden Fuller, com Hilstone Laurie como construção e gerentes de projeto e Reith Campbell Hill como engenheiros estruturais, as três camadas novo stand um custo total de £ 18.650.000 para a construção e tinha uma capacidade de cerca de 25.500, elevando a capacidade de todo o terreno para mais de 55.000. O telhado de cantiléver também seria o maior da Europa, medindo 58,5 m (192 pés) da parede traseira para a borda da frente. Além disso o sucesso ao longo dos próximos poucos anos garantido um desenvolvimento mais ainda. Primeiro, uma segunda camada foi adicionada ao East Stand.

Inaugurado em janeiro de 2000, a capacidade do estádio foi temporariamente aumentada para cerca de 61 mil até o início do Oeste do carrinho da segunda camada, que acrescentou ainda outros 7.000 lugares, elevando a capacidade para 68.217. Foi agora, não só o maior estádio do clube na Inglaterra, mas a maior em todo o Reino Unido. Old Trafford sediou sua primeira grande final européia, três anos mais tarde, serviu de anfitrião para o 2003 da UEFA Champions League Final entre Milan e Juventus .

De 2001 a 2007, na sequência da demolição do antigo Estádio de Wembley, a Inglaterra equipa nacional de futebol foi obrigado a jogar os seus jogos em outro lugar. Durante esse tempo, a equipe percorreu o país, jogando os seus jogos em vários fundamentos de Villa Park, em Birmingham para James ‘Park St, em Newcastle . De 2003 a 2007, o Old Trafford recebeu 12 dos 23 jogos em casa da Inglaterra, mais do que qualquer outro estádio. A última data FIFA realizada no Old Trafford, no qual a Inglaterra perdeu por 1-0 para Espanha, em 7 de fevereiro de 2007. O público da partida foi de exatos 58.207 torcedores.

Templos Imortais | Teatro dos Sonhos (A História de Old Trafford)

MAIORES ARTILHEIROS DO MANCHESTER UNITED

O Manchester United é um dos maiores times de futebol da Inglaterra. Para muitos, é o maior. Em toda a história, o clube conquistou uma série de títulos importantes. Ele é o maior campeão da Inglaterra com 20 títulos de primeira divisão (13 Premier League), 12 títulos FA Cup, cinco títulos de Carabao Cup, entre outros.

Ao longo dos anos, muitos jogadores se destacaram no Manchester United e por consequência em Old Trafford, seja marcando gols e conquistando títulos. Esse é o caso de nomes como Cristiano Ronaldo, Rio Ferdinand, Wayne Rooney, Sir Bobby Charlton, Ryan Giggs, Paul Scholes, entre outros. Inclusive, alguns desses se destacam como artilheiros do Manchester United.

No caso, você sabe quem é o maior artilheiro do Manchester United? Sabe quais são os jogadores com mais gols marcados pelo clube? Confira a seguir:

DENIS LAW.

Em terceiro lugar na lista de artilheiros do Manchester United, encontra-se Denis Law. Ele é o único jogador da história do clube a ter duas estátuas localizadas nos arredores do estádio Old Trafford. Nascido na Escócia, Denis Law jogou no Manchester United entre 1962 e 1973.

Com 404 jogos disputados neste período de 11 anos, Denis Law marcou incríveis 237 gols. Pelo Manchester United, o jogador conquistou alguns títulos importantes, como dois da primeira divisão inglesa (atual Premier League) e um da Champions League. Além disso, ele foi o vencedor da Bola de Ouro em 1964.

BOBBY CHARLTON.

Bobby Charlton é um dos maiores ídolos da história do Manchester United. A história de vida desse jogador é marcada por superação. Ele esteve presente no desastre aéreo de Munique de 1958, quando um avião que levava o elenco do Manchester United caiu ao tentar decolar. Na época, Bobby Charlton tinha apenas 20 anos.

Após ter sobrevivido ao acidente, Bobby Charlton jogou cada partida como se fosse a última, como se estivesse se dedicando ainda mais por causa de seus companheiros falecidos. Segundo o próprio Manchester United, ninguém encarna os valores do clube melhor que Sir Bobby Charlton.

Em segundo lugar na lista de maiores artilheiros da história do Manchester United, o atacante tem 249 gols marcados em 758 partidas. Ao longo de sua carreira, Bobby Charlton conquistou inúmeros títulos, como Champions League e Copa do Mundo (campeão em 1966). No mesmo ano do triunfo mundial, Bobby Charlton recebeu a Bola de Ouro.

WAYNE ROONEY – O MAIOR ARTILHEIRO DOS RED DEVILS.

No topo da lista de maiores artilheiros do Manchester United, está Wayne Rooney. Formado nas categorias de base do Everton, o atacante se juntou aos Red Devils em agosto de 2004 e permaneceu no clube até julho de 2017. Nesse período de 13 anos, o maior artilheiro do Manchester United se destacou com grandes partidas, títulos conquistados e, é claro, muitos gols marcados.

Entre alguns dos principais títulos conquistados por Wayne Rooney, estão cinco edições da Premier League, uma da Champions League, uma da Europa League e uma da FA Cup. O maior artilheiro da história do Manchester United entrou para a história em 2017, quando superou o número de gols marcados por Sir Bobby Charlton.

Wayne Rooney é o maior artilheiro do Manchester United com 253 gols em 559 partidas. Além de ser o jogador com o maior número de gols marcados pelo clube, o inglês também é o único a ter marcado mais de 250 gols pelo Manchester United.

O Teatro dos Sonhos, segue encantando com sua história, seus jogos e sua mística como um dos estádios mais tradicionais da Inglaterra e do Mundo. Acompanhe os jogos do Manchester United e dos outros grandes clubes europeus na temporada 2024/25 com o Noite de Copa.

Templos Imortais | Teatro dos Sonhos (A História de Old Trafford)

Noite de Copa | Templos Imortais.

Formado em História pela Faculdade Anhenguera, sou apaixonado por futebol, São Paulino, torcedor do Real Madrid da Espanha e estudioso do futebol alemão, acompanhando a seleção desde 2006. Também me aventuro no mundo da literatura já tendo escrito dois livros, acredito que todos tenham um dom, o meu é escrever e criar histórias.
Faça um comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *