A História de Anfield Road

O estádio de Anfield Road é um dos mais icônicos da Europa, situado em Liverpool, o estádio é a casa do maior time da cidade, os campeões europeus da parte vermelha da cidade de Liverpool.

Jeferson Wollace
Por Jeferson Wollace 4 Minutos de Leitura
A História de Anfield Road

O estádio de Anfield Road é um dos mais icônicos da Europa, situado em Liverpool, o estádio é a casa do maior time da cidade, os campeões europeus da parte vermelha da cidade de Liverpool. Por lá já desfilaram figuras marcantes do futebol europeu e inglês como Michael Owen, Fernando Torres, e claro, possivelmente o maior ídolo do clube, Steven Gerrard.

O Noite de Copa junto à sua equipe de redatores apresentam mais um episódio de TEMPLOS IMORTAIS, dessa vez vamos viajar até Liverpool e contar um pouco da história desse simpático templo do futebol inglês.

TEMPLOS IMORTAIS | A história de Anfield Road.

ANOS EM TONS AZUIS

Inaugurado em 1884, na cidade de Liverpool, o estádio de Anfield pertencia a John Orrel, um abastado dono de minas, que pouco depois da construção do estádio, o alugou, ao Everton, clube a quem pertencia o seu amigo John Houding.

A primeira partida da história de Anfield foi disputada entre o Everton e o Earlestown, tendo os «blues» ganho por 5×0. Nesses tempos, as primeiras bancadas, com lotação para oito mil espectadores, enchiam com regularidade para assistir aos jogos do Everton, que seria pela primeira vez campeão inglês na época de 1890/91. Um par de anos antes, as bancadas também tinham lotado, para se assistir ao primeiro jogo que a seleção inglesa, disputou em Liverpool: um embate contra a Irlanda a contar para o British Home Championship (Campeonato de seleções das ilhas britânicas).

A História de Anfield Road

FUNDAR UM CLUBE PARA UM ESTÁDIO VAZIO

Em 1892, um desentendimento entre Houlding e outros directores do Everton, levaram os «blues» a mudarem-se para Goodison Park, deixando o estádio de Anfield vazio. Com um estádio, mas sem equipa, Houlding resolveu então criar um clube para dar uso ao estádio: nascia assim o Liverpool Football Club.

O primeiro jogo dos reds seria a 1 de setembro, numa goleada auspiciosa contra o Rotherham Town (7×1) e rapidamente os vermelhos de Liverpool estavam a disputar o Campeonato da Primeira Liga inglesa, atraindo cada vez mais espetadores a Anfield, o que levou à construção de um topo em 1906.

A nova bancada, com um pronunciado declive, ganhou a alcunha de Spion Kop, por culpa de um artigo de Ernest Edwards, um jornalista de um jornal local, que comparou a bancada à famosa colina de Spion Kop, na África do Sul, onde os ingleses foram derrotados pelos boers, durante a Guerra dos Boers em 1901.

A História de Anfield Road

SINAIS DE IDENTIDADE

Em 1928 o Estádio foi alargado e o Kop coberto, além de ter sido colocado o mastro do SS Great Eastern, para hastear a bandeira do clube. A iluminação chegou em 1958 e, cinco anos mais tarde, a velha bancada de Kemlyn Road era substituída por uma estrutura em consola.

Também em 1963, um grande sucesso da banda liverpuldiana Gerry and the Pacemakers, passou a ser entoado pelos adeptos dos reds. Rapidamente, “You’ll Never Walk Alone” tornava-se no hino oficioso do Liverpool, criando um ambiente de apoio à equipa de Merseyside único em todo o mundo.

A 10 de março de 1973, os Duques de Kent, inauguraram a nova bancada em Main Stand, com novo sistema de iluminação e só com lugares sentados. Nessie Shankly, a esposa de Bill Shankly, teve a honra de cortar a fita na inauguração do portão Shankly, onde se pode ler “You’ll Never Walk Alone” homenageando o maior treinador da história do clube. As Cadeiras vermelhas, outra imagem de marca de Anfield, só chegaram à bancada de Kemlyn Road em 1987.

A História de Anfield Road

SEGURANÇA E REMODELAÇÕES

Após o desastre de Hillsborough em Sheffield, levou a que o estádio, como tantos outros em Inglaterra sofressem as mais variadas alterações. Lugares sentados, remoção das grades e demais obstáculos.

Em 1992, nova remodelação transformou Kemly Road na Centenary Stand, e cinco anos depois, Bill Shankly ganhou uma estátua em frente do Kop. Hoje em dia, Anfield é um estádio de cinco estrelas da UEFA, com história e tradição, recebeu os grandes momentos da história do Liverpool, mas foi palco também de jogos da seleção inglesa, do Euro 96, além de partidas de râguebi e eventos diversos.

A História de Anfield Road

TRAGÉDIA DE HILLBOROUGH: UMA FERIDA AINDA ABERTA EM LIVERPOOL

Liverpool nunca se esquecerá das 97 vítimas do Desastre de Hillsborough, cuja memória continua presente na torcida

O dia 15 de abril marca uma tragédia na história do Liverpool. Há 35 anos, o Desastre de Hillsborough tirou a vida de 97 torcedores na semifinal da Copa da Inglaterra daquele ano, disputada contra o Nottingham Forest, em Sheffield. Uma série de decisões erradas, além de uma cobertura tendenciosa da mídia, deixaram feridas abertas entre a torcida dos Reds, que nunca irá se esquecer do que aconteceu.

O CONTEXTO QUE LEVOU AO DESASTRE

Para falar sobre o Desastre de Hillsborough, primeiro é preciso entender o contexto. Em 1989, a Football Association (FA) escolheu o Estádio Hillsborough como palco da semifinal entre Liverpool x Nottingham Forest pela Copa da Inglaterra, um estádio pequeno para o tamanho da partida. Além disso, uma troca na chefia de segurança do confronto trouxe David Duckenfield, que não tinha experiência com o futebol.

Torcedores do Forest foram encaminhados para o setor Spion Kop End, cuja capacidade era para mais de 20 mil pessoas. Por outro lado, os torcedores dos Reds ficaram espremidos no Leppings Lane End, que podia receber apenas um terço disso. Vale lembrar que a negligência foi tão grande, que já era esperado que a maioria do público seria composto pelo Liverpool.

Não à toa, a superlotação do setor apertado, assim como o despreparo da segurança, resultou na tragédia de Hillsborough. Na abertura dos portões, apenas uma das sete catracas estava funcionando, e milhares de pessoas querendo entrar no estádio. Com o horário do pontapé inicial cada vez mais próximo, a organização decidiu abrir os portões laterais para acesso a Leppings Lane.

A História de Anfield Road

O estádio de Anfield Road continua a respirar a atmosfera do futebol britânico, recentemente foi a casa da Era Jürgen Klopp nos Reds, o treinador alemão chegou na metade da década passada e recolocou o clube no mapa do futebol Europeu, vencendo uma UEFA Champions League, sendo vice em outras duas oportunidades contra o Real Madrid e ganhando pela primeira a English Premier League, o modelo mais moderno do Campeonato Inglês.

A História de Anfield Road

THIS IS ANFIELD.

Formado em História pela Faculdade Anhenguera, sou apaixonado por futebol, São Paulino, torcedor do Real Madrid da Espanha e estudioso do futebol alemão, acompanhando a seleção desde 2006. Também me aventuro no mundo da literatura já tendo escrito dois livros, acredito que todos tenham um dom, o meu é escrever e criar histórias.
Faça um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *