Hoje, o Estádio Pedro Bidegain, mais conhecido como Nuevo Gasómetro, é um dos estádios mais importantes da Argentina, casa do San Lorenzo de Almagro, time do Papa Francisco. Mas, se é o “Nuevo”, é porque já tivemos o “Viejo”, certo? 🇦🇷🐦⬛
Na década de 70, o maior estádio da Argentina era o Viejo Gasómetro, estádio do “El Ciclón”, com capacidade para mais de 75 mil pessoas. Por seu tamanho colossal, na época era chamado de “Wembley Argentino”. O posto de maior estádio do país argentino foi tomado pelo Monumental, do rival River Plate, após reformas para a Copa de 1978.
Ninguém esperava que, após um San Lorenzo x Boca Juniors, em 1979, os portões do gigantesco estádio não iriam mais abrir.
Depois de muita pressão do governo na época, o San Lorenzo foi forçado a vender o terreno onde se encontrava o estádio, visto que o clube passava por dificuldades financeiras, e os governantes planejavam fazer obras visando melhorar o fluxo da cidade.
Embora as promessas tenham sido feitas, não se cumpriram. Depois de alguns anos, o terreno foi vendido à uma rede de supermercados, o Carrefour.
Depois disso, os torcedores do clube de Boedo, bairro que pertencia a Almagro na época da fundação, se sentiram lesados e enganados.
Em 2012, tramitava na câmara da Argentina, uma lei para que pessoas que tivessem bens tomados pela ditadura, pudessem reaver através da Lei de Restituição Histórica.
E, do lado de fora da câmara, cerca de 6 mil torcedores do San Lorenzo aguardavam ansiosos pela aprovação, o que de fato aconteceu.
Porém, o clube teria que pagar pelo terreno, que foi dividido em vários lotes, para indenizar a rede de supermercados, mas nada foi feito.
Os torcedores se mobilizaram para comprá-los , e conseguiram repassá-los ao clube.
O ator Viggo Mortensen, que interpretou Aragorn, em Senhor dos Anéis, é torcedor fanático do San Lorenzo, e comprou 150m² do terreno.
Agora, o clube planeja a construção do seu novo estádio, que se chamará Papa Francisco, quem sabe, os torcedores podem voltar àquele lugar que foi tirado à força.
É incrível como a paixão de torcedores pelo seu clube, sua história e seus monumentos, podem trazer de volta lembranças que jamais foram apagadas. 💙❤️⚽️
📝Texto escrito por @ordepsiger