As despedidas mais emocionantes do futebol

As despedidas de Beckham, Totti, Kroos e Iniesta marcaram o futebol, emocionando fãs com momentos icônicos e homenagens, celebrando a lealdade e paixão dos jogadores.

Tauã Cruz Trindade
Por Tauã Cruz Trindade 2 Minutos de Leitura

Na trajetória de cada jogador, seja de futebol ou de qualquer outro esporte, em algum momento eles criam vínculos com colegas de time, treinadores, até funcionários. Por isso, quando chega a hora do atleta pendurar as chuteiras, algumas despedidas acabam sendo bem doloridas. Mas como recordar é viver, confira abaixo as despedidas mais emocionantes do futebol

As despedidas mais emocionantes do futebol

Há 11 anos, um dos maiores ídolos do futebol mundial se despedia dos gramados. Sua última atuação foi pelo clube francês Paris Saint-Germain, onde conquistou uma Ligue One. Em sua última partida, contra o Brest, Beckham foi substituído aos 80 minutos, saindo muito emocionado e ovacionado pelos espectadores presentes no estádio Parc des Princes. Nesta mesma partida, Beckham teve a oportunidade de cobrar uma falta, marcar o gol e encerrar de uma forma ainda mais bonita, mas Ibrahimovic, companheiro de Beckham, decidiu cobrar a falta, marcando o gol e tirando a chance de Beckham. Isso não deixou David magoado, pelo contrário, até hoje este momento é lembrado e virou algo até “engraçado”.

As despedidas mais emocionantes do futebol
Beckham em sua última partida do futebol – Reprodução: Gonzalo Fuentes/Reuters

Que tal uma mais recente? Toni Kroos, que dispensa apresentações, decidiu se aposentar no dia 06 de Julho de 2024. Anteriormente, Toni já havia declarado sua decisão em aposentar-se após a Eurocopa com a sua seleção. A Alemanha foi eliminada pela Espanha, nas quartas de final, assim encerrando a carreira de Kroos. Porém, Toni ainda “devia” uma despedida aos torcedores merengues. Em pleno Bernabéu, estádio do Real Madrid, torcedores madridistas estenderam um mosaico com a frase “Gracias Leyenda” com o rosto do jogador alemão, e todos os companheiros de Toni vestiram suas camisas com o nome de “Kroos” como forma de homenagem.

Um dos jogadores mais “fiéis” do futebol, vamos falar um pouco sobre Francesco Totti. Brincadeiras à parte, Totti é frequentemente citado assim por conta da sua fidelidade ao time Italiano AS Roma, clube que iniciou sua passagem em 1997 e desde então nunca mais saiu de lá. Totti e Roma é uma das maiores histórias de “amor pelo clube”, porque mesmo com Manchester United, Milan, Barcelona e até Real Madrid enviando propostas, Totti optou por seguir carreira apenas na Roma por conta do seu amor pelo clube. Sua última partida foi no dia 28 de Maio de 2017, contra o Genoa, encerrando assim umas das carreiras mais icônicas do futebol mundial.

As despedidas mais emocionantes do futebol
Totti ovacionado pela torcida Romanista – Reprodução: Divulgação 

Para encerrar, nada melhor do que finalizar com a mais recente, a despedida de Andrés Iniesta. Mesmo não ocorrendo uma cerimônia digna assim como outros citados, Iniesta publicou um vídeo em seu Instagram, que já foi o suficiente para emocionar grande parte dos amantes do seu futebol. 

“Sim, todas essas lágrimas são lágrimas de emoção, de orgulho. Elas não são lágrimas de tristeza. São lágrimas daquele menino de uma cidadezinha como Fuentealbilla, que tinha o sonho de ser jogador de futebol e o alcançamos depois de muito trabalho e sacrifício”, disse Iniesta em seu vídeo de despedida.

As despedidas mais emocionantes do futebol
Iniesta anunciando sua despedida do futebol – Reprodução: Divulgação 

Porém, mesmo aposentando as chuteiras, o ex-jogador espanhol não quer se desvincular totalmente do futebol, tanto que declarou em vídeo sua vontade de tornar-se treinador: 

“Já estou iniciando o curso de treinador e quero continuar neste caminho. Quem me conhece sabe que sou bastante teimoso e espero ir bem”, declarou Iniesta.

O auge do jogador foi atuando pelo Barcelona, clube que permaneceu por 16 anos, conquistando 4 Champions, 9 La Liga, 3 Copas do Mundo de Clubes e 6 Copas do Rei. Pela seleção Espanhola foi campeão do mundo, marcando gol na final contra a Holanda e consagrando ainda mais sua carreira.

Fontes: GE, ESPN, UOL

Seguir:
18 anos, estudando para entrar na faculdade de Jornalismo, ensino médio completo.
Faça um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *