Gratidão? Aparentemente, parte dos torcedores do Palmeiras não entende o que essa palavra significa. Mas eu posso lembrá-los! Significa ganhar milhões todos os meses, receber dezenas de homenagens durante anos em um país onde técnicos duram meses. Significa ganhar tatuagens na pele de muitos torcedores, ter carta branca para errar muito mais do que outros na mesma posição e ter acesso a toda uma estrutura e recursos bem acima da média para montar o elenco do jeito que quiser.
Poderia ficar escrevendo por horas sobre como nenhum profissional recebe mais gratidão no futebol brasileiro do que Abel Ferreira, mas o ponto é: o que mais ele precisa que não teve em cinco anos de clube? Aliás, ele tem gratidão por quem o projetou para o futebol, já que se fala tanto sobre isso? Não há favores aqui! Há uma relação comercial entre um funcionário e uma empresa que, como em todo caso, é desenvolvida com base na performance. Ou assim deveria ser.
O discurso de Leila Pereira, dizendo que torcedores de verdade devem continuar confiando nesse trabalho devido aos frutos do passado, poderia ser usado em 2020 para o técnico da época, Vanderlei Luxemburgo. Sabe o que aconteceria? Na verdade, não aconteceria! Todos os títulos com Abel, hoje exaltados, seriam apenas imaginação de um clube que preferiu insistir no passado em vez de olhar para o presente e o futuro.
E quantos títulos o Palmeiras atual perderá devido à continuidade de um treinador que não entrega mais? É difícil saber! Mas o que é fácil entender é que a mídia que o atacou em sua melhor fase é a mesma que o protege nesse momento. Coincidência? Talvez! Mas um torcedor, com um pouquinho de senso crítico, teria um pé atrás antes de abraçar a narrativa destes e de uma presidente que dará as cartas até 2027, mas que será lembrada para sempre como a maior decepção que já passou pelo comando do clube.
Afinal, só dá para sentir o momento se você pertence a algo maior do que uma cadeira e um cargo. E quem está junto com aqueles que não pertencem também não pertence. Gritar “Enzo” para lá e para cá não vai mudar isso.
@gaba_1914
Obs: O texto é opinativo e as ideias expressas aqui são exclusivas do autor, não representando necessariamente as opiniões do perfil.