No dia 17 de Outubro de 2023, durante uma partida contra o Uruguai, Neymar cai aos prantos no gramado e reclama de muita dor. O craque Brasileiro precisou sair do jogo de maca e logo depois foi visto de muleta pelo estádio. Essa seria a partida que tiraria o jogador dos gramados por quase um ano, desfalcando a Seleção Brasileira e o seu clube Árabe, Al Hilal. Um dia após a partida (18), a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) emitiu uma nota comunicando que Neymar precisaria passar por cirurgia no joelho esquerdo.
No mesmo dia, a CBF confirmou que o jogador havia se lesionado, causando o rompimento do ligamento cruzado anterior e do menisco. Segundo Moisés Cohen, ortopedista que concedeu entrevista ao G1, informou que a previsão de volta do jogador seria de 8 meses:
“Diferentemente do passado, quando a gente se vangloriava com ‘6 meses volta a jogar’, hoje a gente espera realmente 8 meses porque existem trabalhos mostrando que a volta precoce provoca uma re-ruptura”, esclareceu o médico ortopedista.
Mas quase um ano depois, Neymar pode estar voltando a brilhar novamente nos gramados.
Após longo tempo de espera, tanto de Neymar quanto dos fãs do jogador, o craque Brasileiro está de volta e ansioso para o seu retorno aos jogos. No dia 29 de Outubro, Neymar comemorou no Instagram a sua volta aos treinos:
“VOLTEIII !!! Feliz em estar de volta ao grupo… agora é só alegria 😜”, publicou Neymar via Instagram.
Mesmo de volta, ainda não se tem previsão do retorno de Neymar aos gramados, tendo em conta que o Al Hilal não pode inscrever novos jogadores no Campeonato Árabe até 2025. Para os ansiosos, em janeiro a janela de transferências é aberta, e Neymar já pode ser inscrito novamente.
Quanto ao também possível retorno de Neymar a Seleção Brasileira, Dorival Júnior comentou sobre a volta do jogador:
“Vamos aguardar, temos paciência. Não tem importância se ele não puder voltar em outubro, novembro ou apenas em fevereiro. Ele tem que estar confiante, atuando, e totalmente zerado em relação a essa lesão, que não foi simples”, comentou o treinador da seleção.
Neymar ainda não está 100% recuperado, por isso Dorival optou por ter cautela com o jogador, para não haver outra possível lesão. Rodrigo Caetano também falou um pouco sobre a volta de Neymar:
“O caso do Neymar é tratado de uma forma diferente por estar lesionado e pelo jogador extraclasse que ele é. As informações que nós temos dizem que ele vem numa velocidade muito boa de recuperação, porém nós não podemos ir além, quem vai fazer a opção de usá-lo ou não é o clube”, disse Rodrigo Caetano.
Portanto, a volta de Neymar ainda é uma incógnita, mas todos que rodeiam o jogador estão muito esperançosos pelo seu retorno, assim como os fãs.
Fontes: G1, GE Globo, ESPN