Após a grave lesão de Ter Stegen, o Barcelona agiu rapidamente no mercado e anunciou a contratação de Wojciech Szczęsny, ex-goleiro da Juventus. O polonês, que havia anunciado aposentadoria ao final da última temporada, decidiu voltar aos gramados aos 34 anos. Anunciado na quarta-feira, dia 2, ele assinou contrato com o clube catalão até o final da temporada 2024/25.
Inspirado pelo retorno inesperado de Szczęsny, reunimos uma lista de outros atletas que, assim como ele, reconsideraram suas aposentadorias e voltaram a atuar no futebol profissional. Confira.
- Paul Scholes (Manchester United)
Lenda do Manchester United, o meio-campista Paul Scholes passou a carreira inteira atuando em Old Trafford, somando 718 jogos com a camisa dos Diabos Vermelhos. Em maio de 2011, pendurou as chuteiras aos 36 anos de idade, mas retornou aos gramados em janeiro do ano seguinte, após um pedido do seu treinador Alex Ferguson.
Scholes disputou mais uma temporada pelo United, foi campeão da Premier League na temporada 2012/13 e, enfim, anunciou sua aposentadoria de forma definitiva ao fim do campeonato.
- Pelé (New York Cosmos)
Considerado por muitos o maior jogador de todos os tempos, Pelé anunciou sua aposentadoria do futebol profissional em 1974, após uma carreira inteira dedicada ao Santos Futebol Clube. No entanto, em 1975, ele fez um surpreendente retorno aos gramados ao assinar com o New York Cosmos, dos Estados Unidos. Sua volta ajudou a popularizar o “soccer” no país, onde jogou até 1977, liderando o clube ao título da NASL.
- Johan Cruyff (Los Angeles Aztecs)
Johan Cruyff, ídolo das torcidas de Barcelona e Ajax, fez história com essas camisas pesadas do futebol europeu, revolucionando o esporte e empilhando títulos e conquistas entre as décadas de 1960 e 1970. Em 1978, aos 31 anos, o gênio holandês anunciou sua aposentadoria, vislumbrando uma vida mais tranquila e longe dos holofotes. No entanto, uma reviravolta em suas finanças, devido a investimentos fracassados, “obrigou” Cruyff a retornar aos gramados no ano seguinte, em 1979. Seu retorno começou nos Estados Unidos, onde jogou pelo Los Angeles Aztecs e Washington Diplomats. Posteriormente, ele voltou à Europa e brilhou novamente no Ajax e, mais tarde, no Feyenoord, antes de se aposentar definitivamente em 1984.
- Dida (Portuguesa)
O lendário goleiro brasileiro Dida, conhecido por suas grandes atuações no Milan e na Seleção Brasileira, anunciou sua aposentadoria em 2010, após deixar o clube italiano. Contudo, ele voltou aos gramados em 2012, quando foi contratado pela Portuguesa. Mais tarde, em 2013, assinou com o Grêmio, e, posteriormente, com o rival Internacional (2014), antes de pendurar as luvas de vez no ano de 2015.
- Zico (Kashima Antlers)
Um dos maiores ídolos da história do Flamengo, Zico resolveu retornar aos gramados em nome de um projeto sócio-esportivo ambicioso. Dois anos após anunciar sua aposentadoria pelo Rubro-Negro, em 1989, o craque da camisa 10 repensou a ideia e atravessou o oceano para vestir a camisa do Kashima Antlers, do Japão. Em 1991, Zico estreou pela equipe, onde contribuiu não apenas como jogador, mas também no desenvolvimento do futebol japonês, ajudando a consolidar a J-League como uma das principais forças da Ásia. Ele permaneceu no clube até 1994, quando encerrou sua carreira de forma definitiva.
- Loco Abreu (Olimpia de Minas)
O atacante uruguaio ‘Loco Abreu’, que fez sucesso no Brasil pelo Botafogo e com passagens por impressionantes 31 clubes, anunciou sua aposentadoria dos gramados em junho de 2021. No entanto, apenas três meses após a sua despedida oficial, Abreu decidiu voltar atrás e retomou sua carreira pelo Olimpia de Minas, clube de sua cidade natal, no interior do Uruguai. Mesmo atuando em ligas amadoras, o atacante permaneceu na equipe até o final da temporada, inclusive, marcando um gol de pênalti em sua estreia. Em dezembro do mesmo ano, decidiu pendurar as chuteiras de vez e seguir no futebol apenas como treinador. Atualmente, comanda o Dorados Sinaloa, do México.
- Robben (Groningen)
O atacante holandês Arjen Robben, multicampeão pelo Bayern de Munique e destaque em diversos clubes europeus, anunciou sua aposentadoria dos gramados em 2019. No entanto, movido pelo amor ao futebol e pelo desejo de ajudar o Groningen, seu clube formador, que enfrentava uma grave crise financeira, Robben decidiu retornar aos campos em 2020. Sua volta foi cercada de expectativas, mas após uma temporada marcada por lesões na Eredivisie, o jogador optou por encerrar definitivamente sua carreira em 2021, aos 37 anos.
- Montillo (Tigre)
O meio-campista argentino Walter Montillo, que se destacou no futebol brasileiro defendendo as camisas de Cruzeiro e Santos, anunciou sua aposentadoria em junho de 2017, após uma passagem marcada por lesões no Botafogo. No entanto, apenas seis meses depois, Montillo surpreendeu ao anunciar nas redes sociais seu retorno aos gramados e a busca por um novo clube. Em agosto de 2018, ele voltou a atuar pelo Tigre, da Argentina, onde permaneceu até 2020. Seu último clube foi a Universidad de Chile, encerrando sua carreira oficialmente em 2021, aos 36 anos.