Grêmio – O reinado de um imortal 🇧🇼

"Rei de Copas", "Maior do Sul", "Imortal Tricolor", são algumas das alcunhas desse gigante clube que iremos tentar lhes contar uma fração da sua vasta e linda história. O grande Grêmio.

Noite de Copa
Por Noite de Copa 7 Minutos de Leitura

“Rei de Copas”, “Maior do Sul”, “Imortal Tricolor”, são algumas das alcunhas desse gigante clube que iremos tentar lhes contar uma fração da sua vasta e linda história. O grande Grêmio.

Como um dos maiores times de futebol do país, é poético o fato do Grêmio ter nascido de uma bola de futebol. Foi no dia 7 de Setembro de 1903 que Cândido Dias da Silva emprestou a sua bola de futebol para uma partida de ingleses e alemães em Porto alegre, pois a bola deles havia sido furada. Em seguida, Cândido recebeu deles os ensinamentos sobre a fundação de um time de futebol. 8 dias depois, no dia 15 daquele mês, trinta e dois homens se reuniam no restaurante de um hotel na atual Rua José Montaury, nascia o Clube de Todos, o imortal tricolor, Grêmio.

Apesar de Cândido ter sido o principal nome na fundação do clube, o primeiro presidente do Grêmio foi Carlos Luiz Bohrer, um brasileiro de ascendência alemã. Foi Bohrer quem coletou da sua lista de amigos os 30 nomes responsáveis que assinaram como “os fundadores”. Bohrer também chegou a atuar como jogador.

Grêmio - O reinado de um imortal 🇧🇼

A estreia do recém fundado Grêmio entretanto, somente foi acontecer no ano seguinte. No dia 6 de março de 1904, aconteceu a primeira partida contra o FussBall Club Porto Alegre, fundado no mesmo dia. Não se começaria uma das histórias mais vencedoras sem uma vitória em seu primeiro jogo. O Grêmio venceu por 1×0. Esse jogo valeu a Taça Wanderpreiss, o primeiro título do tricolor.

Grêmio - O reinado de um imortal 🇧🇼

Em 18 de Julho de 1909, aconteceu a primeira partida contra o Internacional na história, o confronto que viria a ser conhecido como “Gre-nal”. O Grêmio venceu o Internacional pela acachapante vitória de 10×0.

O Grêmio teve uma hegemonia muito grande dentro do Estado, ganhando praticamente todos os títulos relevantes da época de forma sequencial, como o Campeonato Citadino de Porto Alegre (1911-1915), o Metropolitano (1919-1923), o Campeonato Gaúcho (1921-1922, 1926, 1931-1932) e o tetracampeonato de Porto Alegre (1930-1933).

Grêmio - O reinado de um imortal 🇧🇼

Uma vasta coleção de títulos está na estante do time Gaúcho, ganhou absolutamente tudo o que poderia ganhar, dentre eles:

🏆 1x Campeão Mundial
🏆 3x Libertadores da América
🏆 2x Campeonato Brasileiro
🏆 5x Copa do Brasil
🏆 1x Supercopa do Brasil
🏆 2x Recopa Sulamericana
🏆 42x Campeonato Gaúcho
🏆 4x Recopa Gaúcha
🏆 1x Copa Sul
🏆 1x Sul-Brasileiro

Um dos clubes mais vencedores da história.

Grêmio - O reinado de um imortal 🇧🇼

Grêmio é um time referência no que tange a conquista de marcas e recordes. Pela IFFHS, foi eleito o 5º maior clube brasileiro do século XX, o maior clube da América do Sul na década de 2011-2020, eleito o maior clube da América do Sul no ano de 2017 e o segundo maior clube do planeta no mesmo ano.

Grêmio - O reinado de um imortal 🇧🇼

O tricolor faz parte de um seleto grupo de clubes brasileiros a conquistar a Tríplice Coroa, 3 títulos expressivos em um único ano. Essa marca do Grêmio aconteceu em 1996 com o triunfo da Recopa Sulamericana, Campeonato Brasileiro e Campeonato Gaúcho.

Grêmio - O reinado de um imortal 🇧🇼

Algumas outras marcas do Imortal Tricolor: -As duas maiores goleadas em um Gre-Nal (10×0 e 10×1) -A maior série de vitórias consecutivas em Grenais (6 vitórias consecutivas, por 4x) -Primeiro clube fora do eixo Rio-SP a ser campeão mundial -Primeiro clube do Sul a vencer a Libertadores -O primeiro clube brasileiro a ganha a Copa do brasil -O clube com mais participações na Série A do Campeonato Brasileiro (Junto ao Santos) -Possui uma invencibilidade de 26 partidas na Copa do Brasil, a maior de todas. -É o clube do mundo com mais jogos consecutivos marcando pelo menos um gol, foram 103 jogos, entre 1913 a 1919. -O time brasileiro com mais Libertadores na história, o segundo com mais participações. -O segundo clube com mais Copas do Brasil na História. -51 jogos invictos em casa. A maior sequência de um clube brasileiro. O Grêmio é conhecido como “Rei de Copas” pois tem a maior quantidade de Copas somando Copa do Brasil e Libertadores, totalizando 8 títulos de Copas, juntamente com o Cruzeiro.

Grêmio - O reinado de um imortal 🇧🇼

O Estádio Olímpico Monumental foi o grande palco do Grêmio por maior parte de sua história. Com a capacidade 45.000 telespectadores, esse Estádio viu a maior parte das conquistas e da história do tricolor gaúcho. Inaugurado em 1954, encontra-se desativado desde 2013.

Grêmio - O reinado de um imortal 🇧🇼

Hoje, a Arena Grêmio é o templo e o palco dos grandes espetáculos do Grêmio. Mesmo muito novo, já viveu muito mais histórias que muitos times. Com uma capacidade de mais de 55 mil torcedores. Foi inaugurado em 2013, assumindo o lugar do Estádio Olímpico Monumental. O 7º maior estádio do Brasil e um dos mais bonitos, diga-se de passagem.

Grêmio - O reinado de um imortal 🇧🇼

Em uma pesquisa recente do GE, o Grêmio é colocado com a 7ª maior torcida do país, mas os números mostram muito pouco da força que essa torcida tem. Os gaúchos tricolores são disparados a maior torcida do Sul do país. A Geral do Grêmio faz uma verdadeira festa que serve de referência para o país inteiro, a precursora no Brasil nos padrões barra brava. O recorde de invencibilidade do Grêmio em casa certamente não seria possível sem a sua força sobrenatural da torcida. Apoteótica, fenomenal.

Grêmio - O reinado de um imortal 🇧🇼

O Grêmio historicamente segue uma linearidade em seus escudos, a partir do advento da progressão cultural se aproximando do minimalismo, o Grêmio foi aos poucos se adequando as tendências de determinados períodos e modernizando seu escudo, os mais diferentes são o primeiro, e os de 1922 e 1953, que tinham partes douradas além das cores tradicionais do Grêmio, respectivamente, eles são escudos comemorativos que celebraram 100 anos da independência do Brasil e o Cinquentenário do clube.

Grêmio - O reinado de um imortal 🇧🇼

O Centro de Treinamento Presidente Hélio Dourado, também conhecido como Eldorado do Sul foi inaugurado em 2000 e é destinado para a base do clube. O Centro de Treinamento Presidente Luiz Carvalho é destinado para a equipe principal. Este foi inaugurado em 2014 e é destinado a equipe principal do Grêmio e possui 11 salas na área administrativa, sala do presidente, salas dos diretores, salas dos executivos, auditório, recepção, área médica e física, vestiário para profissionais e visitantes, além de outras dependências como sala de controle de dados de atletas, auditório, sala de imprensa para setoristas, almoxarifado e refeitório. São dois campos com tamanho oficial, e dois menores, para treinamentos, estacionamento separado para atletas e comissão técnica, funcionários e visitantes, totalizando 200 vagas.

Grêmio - O reinado de um imortal 🇧🇼

Nada mais justo pra um grande clube extremamente vencedor, ter ídolos simbólicos que representem a sua monumental grandeza. Dentre os gigantes, destaca-se Tarciso, o jogador que mais atuou com a camisa do Imortal, foram 726 jogos. O ponta direita fez parte de um dos maiores elencos da história do clube e ganhou todos os títulos possíveis nos anos 80, ao lado de Renato Gaúcho.

Grêmio - O reinado de um imortal 🇧🇼

Danrlei foi a alma e o coração do Grêmio. Um dos mais longevos jogadores de sua história, atuou por 10 anos de clube, além de ser cria da base. Conquistou tudo que podia nacionalmente e internacionalmente, sendo um dos símbolos de uma das eras mais vencedoras do clube.

Grêmio - O reinado de um imortal 🇧🇼

O zagueiro Pedro Geromel é um dos ídolos recentes da história do Grêmio. Nele reside a garra, a força e a intensidade da torcida representada em campo. Geromel foi um dos pilares do Grêmio tricampeão da América. Pelo Grêmio, conquistou quatro vezes seguidas a Bola de Prata da Revista Placar, o primeiro jogador a realizar o feito. Extremamente Regular.

Grêmio - O reinado de um imortal 🇧🇼

Paulo Nunes e Jardel foram atacantes goleadores natos, artilheiros e juntos formaram a dupla de ataque mais notória do Grêmio nos anos 90. Protagonizaram a conquista da segunda Libertadores, em 1996.

Grêmio - O reinado de um imortal 🇧🇼

O motivo de existir a estrela dourada na bandeira do Grêmio é a existência de Everaldo, o primeiro atleta de um clube Gaúcho a conquistar a Copa do Mundo. O lendário lateral esquerdo da lendária seleção de 70.

Grêmio - O reinado de um imortal 🇧🇼

Com mais de 200 gols, Alcindo foi o maior goleador da história do time Gaúcho. Também um dos maiores artilheiros da história do Gre-Nal, com 12 gols, o homem dos números. Através de suas atuações com a camisa do Grêmio, foi convocado para disputar o mundial de 1966.

Grêmio - O reinado de um imortal 🇧🇼

Falando sobre ídolos não se pode deixar de falar de Luan, também um dos nomes recentes da história do Grêmio, o principal jogador do time na conquista da terceira Libertadores, o Rei da América, o homem do título.

Grêmio - O reinado de um imortal 🇧🇼

É impossível falar de Grêmio sem falar de Renato Portaluppi. Grêmio é Renato e Renato é Grêmio, a personificação de um clube em uma única pessoa. O jogador mais legendário de sua história. O homem do mundial, o herói da libertadores, uma lenda tanto como jogador, quanto como treinador, vencedor absoluto. Personalidade, poder de decisão, astúcia e oportunismo sempre foram as maiores características de Renato e esse é um dos motivos do porquê sua torcida o ama, para além de suas múltiplas conquistas e feitos.

Grêmio - O reinado de um imortal 🇧🇼

Se o papo é treinador, a cara de uma das eras mais vitoriosas do Grêmio não pode deixar de ser citada. Felipão dominou o Brasil nos anos 90 como um dos maiores treinadores do período, foi o chefe e a grande mente por trás de um Grêmio lendário que conquistou todos os títulos possíveis.

Grêmio - O reinado de um imortal 🇧🇼

Ênio Andrade foi o técnico responsável por dar ao Grêmio seu primeiro título de expressão nacional, o Campeonato Brasileiro de 1981, dando início a linda história que o Grêmio viria a fazer conquistando a América e posteriormente o mundo.

Grêmio - O reinado de um imortal 🇧🇼

Valdir Espinosa foi o técnico que comandou o Grêmio no que é considerado até hoje o maior ano da história do clube, aonde conquistou a Libertadores da América e o Mundial contra o Hamburgo, em 1983. Junto a Felipão e Renato, para muitos é o maior treinador da história do clube.

Grêmio - O reinado de um imortal 🇧🇼

“Nas minhas veias corre um sangue azul geral do Grêmio. Grêmio imortal és o maior do sul, aonde for eu sempre estarei.” Canção “Sangue Azul”, Geral do Grêmio.

Grêmio - O reinado de um imortal 🇧🇼

Redação desenvolvida por @BrazilBallers membro da nossa redação.

Nós somos as 5 dimensões do futebol.
Faça um comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *