The Old Firm Derby – Celtic x Rangers

Old Firm Derby: a intensa rivalidade entre Celtic e Rangers que vai além do futebol, envolvendo religião, política e mais de 100 anos de história.

Pedro Regis Rodrigues
Por Pedro Regis Rodrigues 7 Minutos de Leitura

O Rangers foi fundado em 1872, pelos irmãos Moses e Peter McNeil, membros da sociedade protestante da Escócia, com ascendência também da Irlanda do Norte.

O Celtic, viria a ser fundado 16 anos depois, em 1888, por Andrew Kerins, mais conhecido pelo nome católico de Brother Walfrid, já que era membro do Instituto dos Irmãos Maristas, localizado em Calton, Glasgow, uma região predominantemente de ascendência irlandesa.

Conflito político-religioso irlandês

Antes de adentrarmos aos confrontos em campo, vamos explicar um pouco do conflito oriundo dos dois países que compõem a origem dos clubes escoceses: Irlanda e Irlanda do Norte.

A Irlanda é um país independente localizado na Ilha de mesmo nome, que é basicamente composta por uma população católica. Já a Irlanda do Norte, fica na mesma ilha, que por sua vez, é um país pertencente ao Reino Unido, com uma população de maioria protestante.

A rivalidade e conflitos sociais e territoriais entre os dois países se dá pela diferença religiosa, além de divergências culturais causadas pelo mesmo motivo. Ao longo dos anos, diversas disputas territoriais foram travadas pelo Reino Unido e pela Irlanda, chegando a um acordo que se estabelece até hoje.

Em 1845, houve “ a Grande Fome”, quando uma praga biológica se espalhou pela Irlanda (na época, era um único país, sob controle do Reino Unido), e afetou toda a plantação de batata do país, que era o principal alimento e base econômica da época.

Muitas famílias foram afetadas, e foram obrigadas a deixarem suas casas, por conta do alto preço do aluguel. Porém, o governo britânico proibiu a população, de maioria católica, a comprar novas terras, o que gerou uma revolta gigantesca, assim dando início a diversos movimentos nacionalistas, buscando a independência do Reino. Com o deslocamento populacional naquela época, os católicos se concentraram mais ao Sul da ilha, e os protestantes, de origem inglesa, ao Norte.

A independência irlandesa veio somente em 1937, decretando-se assim como um país independente do Reino Unido.

The Old Firm Derby - Celtic x Rangers
Homenagem às vítimas da Grande Fome na Irlanda – Foto: Nigel Jarvis / Shutterstock.com

Começo da rivalidade

A primeira partida entre os dois clubes foi em 1888, no primeiro jogo da história do Celtic. O clima para o duelo já pairava sob a cidade de Glasgow, maior cidade da Escócia, muito por conta da origem dos dois clubes. A imprensa local usou o termo “dois velhos e firmes amigos” para o embate. Foi a primeira vez que uma referência ao termo Old Firm foi veiculada. O resultado do amistoso foi um sonoro 5×2 para o lado verde da cidade.

O primeiro grande jogo entre os dois, foi na primeira decisão da Copa da Escócia com ambos os times finalistas, na temporada 1893/94.

A Copa da Escócia guardava uma importância semelhante à FA Cup, da Inglaterra, por ser a competição mais antiga do país escocês. O Celtic já havia vencido a competição em 1892, contra o Queen’s Park, e o Rangers buscava o primeiro título. E foi realmente o que aconteceu, vitória por 3×1 dos Teddy Bears diante do Celtic.

A decisão que entrou para a história do confronto, seria a da Copa Escocesa de 1909. No primeiro jogo, empate em 2×2, e no segundo, outro empate em 1×1. Os torcedores imaginavam que o duelo iria ser levado à prorrogação, mas foi decidido pelas diretorias dos dois clubes que haveria um terceiro jogo. O fato gerou uma imensa revolta na torcida presente no estádio, que começou a brigar entre si, contra a polícia, e invadiram o gramado. O resultado de tudo isso foi a anulação da terceira partida, uma multa de 150 libras aos clubes, e não houve campeão naquela temporada.

Há rumores de que os dois clubes entendiam que se beneficiaram economicamente com uma terceira partida, e por isso forçaram a mesma. A imprensa veiculou o rumor como um “firmamento”. Como toda essa rivalidade se tornou mais viva do que nunca após o incidente, o clássico passou a ser oficialmente conhecido como The Old Firm.

The Old Firm Derby - Celtic x Rangers
Ibrox Stadium (1910)  – The Sunday Post Newspaper

Religião e política

A questão religiosa não era um grande problema até a final de 1909. As duas torcidas começaram a aflorar suas diferenças a partir daquele duelo, e isso só viria a piorar. Uma empresa sediada na Irlanda do Norte e de origem protestante enfrentava problemas, e decidiu se estabelecer em Glasgow para se recuperar financeiramente. O grande problema, é que a empresa só aceitava torcedores do Rangers e protestantes, logo fez com que os moradores que não seguiam nenhum dos dois, passassem a adotar tanto o clube quanto a religião. Isso gerou a ira da população católica e de torcedores do Celtic, que viram como uma afronta além dos gramados.

Na década de 1920, o Rangers passou a adotar a mesma política para o clube, onde jogadores católicos não poderiam ser contratados. Naquela época, isso era apenas um rumor, por não ser confirmado por nenhum membro da diretoria. Isso só viria à tona quando Ralph Brand, jogador dos Rangers, se transferiu para o Manchester City, e revelou à imprensa britânica que o clube possuía de fato a “política de só protestantes”. A diretoria então, se viu forçada a confirmar o fato, alegando que o clube perderia sua identidade que perdurava desde sua fundação. Essa escrita foi derrubada somente em 1989, e agora o clube também aceita jogadores de outras religiões.

Ambos os clubes desempenhavam na época um papel importante na política do país britânico, principalmente pelo mundo estar em meio à uma guerra. O lado dos Rangers tinha uma representatividade socialista, e os Celts, um lado conservador. Com o avanço da influência do comunismo russo em diversos países da Europa na época, movimentos começaram a surgir por toda a Escócia, e era bastante frequente ver torcedores dos Rangers em manifestações. Algo que era combatido pela torcida verde da Glasgow, que se via ameaçada por tais movimentos e a perda dos costumes católicos e culturais escoceses.

The Old Firm Derby - Celtic x Rangers
Celts contra o Reino Unido e Teddy Bears a favor da Rainha Elizabeth – Reprodução: Placar.com.br

Após um início de domínio do Rangers e times que hoje em dia não atuam profissionalmente, como o Queen’s Park, o Celtic foi chegando aos poucos, e se estabelecendo de vez como um dos principais clubes do país.

Na década de 1920, os Rangers tiveram um grande momento, conquistando 8 títulos da liga, assim, se distanciando ainda mais de seu rival. Tal feito seria igualado somente no meio das décadas de 60 e 70, quando os Celts venceram 9 campeonatos seguidos. Fora da Escócia, o clube se tornou o primeiro time de todo o Reino Unido a conquistar a Champions League, em cima da Inter de Milão, em 1967.

Durante a década de 70, em meio a grande fase do Celtic, os Rangers experimentaram um momento de poucos títulos, e viram times como o Dundee United e Aberdeen se tornarem adversários mais ameaçadores ao rival verde.

Os Teddy Bears viriam a voltar ao páreo na década de 90, quando houveram diversas mudanças no estatuto do clube. O fim do sectarismo contra os católicos, a contratação de estrangeiros e a abertura à diversidade cultural no clube, fizeram os azuis a conquistarem diversos campeonatos nacionais, e figurarem em fases avançadas nas competições continentais.

Em contrapartida, o Celtic quase teve falência decretada, mas, no apagar das luzes, o empresário Fergus McCann comprou o clube. Nesse período, o time conquistou apenas a Copa da Escócia de 1994/95, enquanto seu rival levantava diversas taças.

Nos anos 2000, ambos os times chegaram à final da Liga Europa, os verdes em 2003, e os azuis em 2008. Nacionalmente, os rivais travaram ótimos duelos, e um equilíbrio em números de títulos.

The Old Firm Derby - Celtic x Rangers
Celtic x Rangers, anos 2000 – Reprodução: Internet

Falência

O começo da década de 2010 foi de tristeza para os torcedores do Rangers. O clube declarou falência na temporada 2011/12, por dever mais de 26 milhões de libras. Após diversas negociações fracassadas com a Fazenda Britânica, o clube foi oficialmente declarado falido, e assim, rebaixado para o quinto nível do futebol escocês. O clube só retornou à primeira divisão na temporada 2016/17, ano em que o Celtic conquistou seu hexacampeonato de forma consecutiva.

Nesse meio tempo, por razões óbvias, não houve nenhum clássico. Apenas um jogo do sub-17 reuniu os torcedores em 2013, com mais de 12 mil presentes.

O Celtic usou o mau momento do rival para diminuir a diferença de títulos escoceses. Mas, após voltar à primeira divisão, os Teddy Bears continuavam no páreo para levar o campeonato, e, após uma década, na temporada 2020/21, conquistou pela 55ª vez a taça.

Além disso, foram vice-campeões da Liga Europa em 2022, perdendo a final para o Eintracht Frankfurt.

Apelidos

O Celtic, assim como seu rival, detém alguns apelidos. Mas o mais comum é The Bhoys, que tem essa escrita por conta do sotaque britânico ao norte do Reino Unido, por influência da língua gaélica-escocesa, vinda da Irlanda. Outros apelidos são bastante ouvidos, como Celts, The Hoops e Tims.

Já os Rangers são conhecidos principalmente como Teddy Bears, isso por conta de seu mascote, o Broxi Bear. Outros apelidos conhecidos são The Gers e The Light Blues.

Por falar em mascotes, o do Celtic é o Hoopy, the Huddle Hound, que é um cão.

The Old Firm Derby - Celtic x Rangers
Hoopy e Broxi, os mascotes – Reprodução: Splash Inflatables

Histórico

O Derby Escocês guarda não só uma incrível rivalidade, como um grande equilíbrio. Até a produção desse texto, foram 440 jogos, com 169 vitórias para cada lado, e 102 empates. Sim, um equilíbrio brutal.

Nos títulos, mais um ótimo duelo: são 118 títulos para AMBOS os clubes. O Rangers se orgulha por ser o maior campeão da liga nacional, com 55 títulos (contra 54 do rival), e o Celtic detém o posto de único clube escocês a vencer a Champions League, em 1967.

Apesar de dominarem o futebol local, os times só decidiram cinco campeonatos escoceses, e destes, quatro ficaram com os Celts.

Títulos do Celtic

Campeonato Escocês – 54

Copa da Liga – 21

Copa Escocesa – 42

UEFA Champions League – 1

Títulos do Rangers

Campeonato Escocês – 55

Copa da Liga – 28

Copa Escocesa – 34

Taça das Taças (Recopa da UEFA) – 1

Um clássico que atinge diversos níveis e áreas da sociedade escocesa, de mais de 100 anos e 440 jogos. Impossível falar em rivalidade, e não lembrar do Old Firm Derby. O futebol escocês e europeu, representado por Rangers e Celtic.

The Old Firm Derby - Celtic x Rangers
Reprodução: Placar.com.br
Estudante de jornalismo, explorando as áreas da Redação Esportiva. Fanático pelo Corinthians e histórias de clubes espalhados pelo mundo. Acompanho de perto Manchester United (ING) e Juventus (ITA).
Faça um comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *