Vivemos em um país de racismo estrutural fortíssimo, se você pegar a cinebiografia do Seu Jorge ou do Babu a maioria dos personagens desses brilhantes atores negros sempre é voltado para a parte da sociedade marginalizada. No futebol também não é diferente, o goleiro Barbosa, da Copa de 1950, foi vitima desse racismo, por vezes velado, mas a ponto de algumas pessoas não andarem na mesma calçada dele, é dele a triste frase “No Brasil a pena máxima é de 30 anos, eu pago a minha há 50 anos”, pouco antes de falecer, esquecido pela história daqueles que não contam a história dos nossos heróis. Mas tem um garoto que tá ressignificando o papel do negro na sociedade, de São Gonçalo à Madrid, Vinicius Jr. vem conquistando seu espaço. Preto, humilde, não sabia falar bem o espanhol, virando meme do ‘meteli o gole’ e muito perseguido pela sua origem, mas hoje ele simplesmente é o melhor jogador brasileiro na atualidade, pra muitos é o melhor jogador do mundo, dono da 7 do Real Madrid, intocável para Florentino Perez. Ele é o momento. O Tyler Martin e o Noite de Copa apresentam mais um episódio de C.O.P.A dessa vez vamos falar sobre Vinicius Jr., o nosso Vini Malvadeza, o inicio díficil, os anos de Flamengo, a chegada em Madrid, a luta contra o racismo e a consolidação com gol decisivo na final de Champions League com o seu segundo título e duas finais disputadas com o Real Madrid.
O RACISMO NO FUTEBOL E A LUTA DE VINI JR. NA ESPANHA
Desde sua contratação pelo Real Madrid em 2018, o atacante Vinicius Junior tem sido frequentemente alvo de ataques racistas. Durante uma partida contra o Valencia, no estádio Mestalla, ocorreu um momento crítico quando torcedores dirigiram ao jogador insultos racistas, chamando-o de “macaco”. Vinicius Jr. foi alvo de insultos raciais durante um jogo do Real Madrid, que resultaram em sua expulsão. Ele usou as redes sociais para denunciar o racismo e a falta de ação da La Liga, da Federação e de alguns adversários. O jogador afirmou que continuará lutando contra o racismo, mesmo à distância.
Foi em 2004 que a Fifa introduziu seu Código de Ética, proibindo discriminação étnica, racial, cultural, política e religiosa. Em 2020, esse código foi atualizado para estabelecer multas e interrupção de práticas esportivas como consequências por violações. Apesar das denúncias de racismo no futebol enfrentadas por Vini Jr., a punição ao clube somente foi aplicada após 10 denúncias. No entanto, a questão do racismo no futebol não se limita apenas à Europa. No Brasil, onde a população negra representa 56% do país, o racismo ainda é uma triste realidade. Em 2022, o Observatório da Discriminação Racial no Futebol registrou cerca de 90 denúncias de racismo no cenário brasileiro. Isso representou um aumento de 40% em relação ao ano anterior, quando foram registradas 64 denúncias.
Um ponto significativo no debate sobre o racismo no país ocorreu em 2014, com o caso do goleiro Aranha. Ele sofreu insultos racistas de torcedores do Grêmio. A punição do clube gaúcho com a eliminação da Copa do Brasil foi uma medida rara. No entanto, desde então, punições severas como essa têm sido pouco frequentes. Além disso, Aranha também relatou que suas oportunidades de emprego diminuíram após o incidente. Dessa forma, constatam-se as consequências que a denúncia do racismo pode impor sobre os atletas, aumentando o medo.
O ÍNFAME TEXTO DE CHICO ANYSIO, BARBOSA E GOLEIROS NEGROS
No torneio de 1950, Barbosa viveu ao mesmo tempo o auge, reconhecido até então como o melhor goleiro do continente, e o declínio, perseguido por supostamente ter falhado no segundo gol do Uruguai. Muitos viram naquele lance a justificativa para os goleiros negros não terem oportunidades no torneio mais importante do planeta. Entre os casos de mais destaque, há um que envolve o humorista Chico Anysio, que sempre reforçava a tese. Mesmo em tempos de mais conscientização racial, ele mantinha o pensamento. Em 2006, publicou um texto opinativo no Diário Lance! contra a convocação de Dida intitulado: “Não tenho confiança em goleiro negro”. Nas linhas daquela publicação, ele citava Barbosa como o “responsável”. Apesar do grande destaque que jogadores negros tên no esporte, para os goleiros a história é diferente. Foi o caso de Edílson, campeão mundial pelo Brasil em 2002 e ex-jogador de grandes equipes do país, que tocou no assunto em 2018, durante participação no Fox Sports Rádio, ao analisar Jaílson, do Palmeiras.
“Zinho [presente no programa], você me falou do goleiro negão uma vez. Eu não esqueço disso. A gente tava jogando, Guarani e Palmeiras, e jogando, jogando, jogando, e o goleiro fazendo milagre, pegando cada bola. Aí eu passo por ele [Zinho] dentro do jogo: ‘Zinho, tu não vai fazer gol hoje?’. Aí ele falou: ‘Esse goleiro é negão, daqui a pouco ele erra’. Aí 43, chutaram uma bola de longe, a bola entrou, e ele passou por mim correndo, comemorando: ‘Tá vendo o que eu falei? É goleiro negão. Goleiro negão sempre toma um gol'”, disse Edílson. Em 1994, um caso de crime passional chocou os Estados Unidos e o mundo dos esportes, o ex-jogador de Futebol Americano O.J Simpson matou a sua ex esposa, Nicole Brown e Ronald Goldman, no dia 12 de Junho daquele ano, ironicamente no dia dos namorados, no Brasil. O.J representou o que um homem negro não pode ser na luta contra o racismo, o lado contrário. A época do auge de O.J na NFL foi um período de extrema perseguição para a comunidade negra americana, prisões indiscriminadas, agressões nas ruas, enquanto O.J ostentava uma vida de muito luxo e poder em Bel Air, Hollywood, sempre em capas de revistas, programas de TV, filmes, quando perguntado sobre o que acontecia na parte mais pobre do país como um negro ele dizia: “Eu não sou um homem negro. Eu sou apenas o O.J”, isso foi criando uma cultura entre os brancos americanos por adorarem o jogador não pelo que em fazia em campo somente, mas pelo que ele representava na questão racial naquele contexto, era normal ouvir comentários como: “Eu não sou racista, o meu ídolo é o O.J”.
O.J SIMPSON: O CRIME
Curiosamente, na data em que se comemora o dia dos namorados no Brasil, duros golpes de faca interromperam a vida de um casal de “amigos” nos Estados Unidos. Por volta das 22h do dia 12 de junho de 1994, Nicole Brown e Ronald Goldman foram violentamente assassinados na casa de Nicole. O principal suspeito do banho de sangue era O. J. Simpson (Orenthal James Simpson), ex-marido de Nicole, e famoso astro do futebol americano.
O MOTIVO
Todas os elementos da cena do crime apontavam para O. J. Simpson como autor do delito. O passado de agressão à ex-mulher e o intenso sentimento de ciúme nutrido por Simpson davam conta de que o astro americano teria cometido o assassinato.
O JULGAMENTO
Cinco dias depois do fato, Simpson, acusado por duplo homicídio, empreendeu fuga sendo perseguido pelas autoridades policiais. Começava-se ali a grande cobertura midiática do caso, tanto que a perseguição tomou conta dos canais de televisão no dia em que aconteceria a abertura da Copa do Mundo FIFA de 1994. Após ser detido e preso, começara um longo julgamento que ocasionou um grande debate entre os norte-americanos, não só pela brutalidade do crime e pela celebridade do acusado, mas por se tratar de um negro acusado de matar duas vítimas brancas.
O RACISMO NO BANCO DOS RÉUS
O caso O.J Simpson foi sobre tudo, menos sobre um crime passional, o debate mais forte no tribunal não poderia deixar de ser outro, foi o racismo, isso porque tanto a defesa como a acusação tinham nomes muito chave para a luta racional da época, Christopher Darden era um homem negro que advogou contra O.J e foi muito hostilizado e ele sabia que perdendo ou ganhando, ele ficaria conhecido como traídor tanto que seu depoimento após o fim do julgamento é muito triste. Mas sem dúvidas os dois maiores nomes desse julgamento entre os advogados foram Johnnie Cochran, um homem negro que advogou a favor de O.J, ele foi vitima de racismo e jurou advogar pelos negros, e Mark Fuhrman, detetive do Departamento de Policia de LA que foi extremamente racista em seu testemunho contra O.J, e foi daí que O.J começou a virar o jogo, o crime saiu de um crime passional com provas, cenas do crime, testemunha, histórico de agressividade por parte do O.J Simpson pra um crime racial contra uma personalidade negra, que nem se quer se importava muito com a causa negra.
A MANIA DE CONSUMIR E MENOSPREZAR A CULTURA NEGRA
Pelé, Micheal Jackson, Michael Jordan, Spike Lee, Beyoncé… São vários os exemplos de artistas negros multíssimo renomados nas mais variadas áreas do entretenimento mas ainda assim tem o seu talento sempre subestimado numa perseguição que não parece técnica por questões de qualidade. Foi o que lembrou o rapper Jay-Z ao receber o Dr. Dre Award de Impacto Global no Grammy desse ano, o esposo da cantora Beyoncé, disparou: “Não quero constranger essa senhorita, mas ela tem mais Grammy do que qualquer um, o álbum número um do ano. Então, mesmo por essa métrica, isso não faz sentido. Pensem: a maior vencedora de Grammy nunca ganhou Álbum do Ano. Isso não está certo”.
O rapper também lembrou: “continuem aparecendo”, fazendo uma referência à maior participação dos negros na Indústria da Música, a própria Beyoncé é exemplo disso, a cantora possui 88 indicações ao Grammy (incluindo quatro à Álbum do Ano) com 32 gramofones, ainda assim, ela não recebeu o maior prêmio da noite. Quando a gente amplia esse recorte para toda a história do Grammy, apenas 13 pessoas negras venceram a principal categoria do Grammy, entre elas, apenas 3 mulheres. É assustador pensar que essa perseguição pode não ser por questões técnicas. No Oscar, a maior premiação do cinema mundial, existe racismo, os atores, atrizes, diretores e demais profissionais negros demoraram pra serem reconhecidos, mas movimentos como o #OscarSoWhite trouxeram visibilidade ao debate e também resultados, mais profissionais negros do cinema tiveram seu trabalho reconhecidos.
No dia 6 de Maio de 2018, o rapper norte-americano, Donald Glover também conhecido como Childish Gambino, abalou as estruturas da Cultura Pop ao lançar ‘This is America’, uma música em que nem tudo é uma referência ao racismo, mas cada estrofe fala alguma coisa. Como no começo quando ouvimos um coro acapella, eram as músicas que os escravos americanos cantavam, ou na calça do cantor, uma calça dos Confederados na Guerra Civil Americana, os Confederados eram o lado que eram contra o fim da escravidão americana. A música parece brincar com esse costume de sempre consumir o que é feito por um negro na cultura Americana pra no minuto depois joga-lo de lado, mas se levarmos isso além das fronteiras dos Estados Unidos isso acontece no Brasil. Rap e Hip-Hop eram estilo de músicas de marginais, até Gabriel, O Pensador aparecer na TV domingo à tarde ou toda menina ter um poster do Eminem no seu quarto.
Desde o inicio dessa série de posts do C.O.P.A nunca consideramos trazer o contexto do assunto abordado em cada episódio por se tratar de apenas futebol, o jogo que a gente tanto ama, mas o C. do C.O.P.A é Cultura, então quando for necessário e agregar ao que queremos passar, vamos trazer o C. e muita informação nesse caso para que histórias como essas não se repitam e que o nosso Vini Jr. vire um exemplo do outro lado da luta, o lado que venceu e não apenas sobreviveu, por mais que até sobreviver seja dificil, as vezes. “Seria utopia falar que um garoto de 16 anos está pronto. Mas ele vem cumprindo muito bem as etapas nas categorias de base. A próxima é ser integrado aos profissionais, viver esse ambiente de treino, concentração e viagens… E a partir de seus méritos, começar a jogar também. É um garoto de talento nato e potencial muito grande. Está chegando a hora dele colocar tudo isso a serviço dos profissionais. Amanhã (dia 8 de maio) na reapresentação já devemos estar contando com ele. Se não for amanhã, em virtude de exames médicos, vai ser nos próximos dias.” Zé Ricardo, técnico do Flamengo na época.
DE SÃO GONÇALO, BAILA VINI
Vinicius José Paixão de Oliveira Junior (São Gonçalo, 12 de julho de 2000) é um futebolista brasileiro que atua como ponta-esquerda. Atualmente joga pelo Real Madrid e pela Seleção Brasileira. Em 2017, o atacante entrou para a história do futebol mundial. Com apenas 16 anos, foi vendido pelo Flamengo ao Real Madrid por 45 milhões de euros. Este valor representou, à época, a 2ª maior venda da história do futebol brasileiro, atrás apenas da venda de Neymar, e ainda o maior valor já pago por um futebolista com menos de 19 anos de idade. No dia 28 de maio de 2022, foi autor do gol que deu o 14° título de Liga dos Campeões da UEFA ao Real Madrid. Atualmente sua carreira é agenciada pela agência Play9.
GAROTO NO NINHO, A BASE
Vinícius foi federado pelo Fla aos 10 anos, e desde então foi tratado com o status de “futuro craque”, sendo o principal destaque da base desde o time Sub-13. Segundo Eduardo Júnior, responsável pela aprovação de Vinícius Júnior na peneira do Flamengo, o garoto “parecia com o ex-meia Adílio, fisicamente e também na capacidade de driblar”. Foi por isso que, já no primeiro campeonato disputado pelo Vinicius pelo Flamengo (a Copa Rio Bonito de 2010) ele ganhou a camisa 8, uma espécie de homenagem ao Adílio. Aos 13 anos, veio a primeira convocação para a Seleção Sub-15, com o técnico Cláudio Caçapa. Mesmo um ano abaixo, ele já era titular e principal jogador dos infantis do Flamengo. Era o protagonista da chamada “Geração 2000 Rubro-Negra”, que chegou a ficar mais de 90 jogos invicta entre o mirim e o infantil. Em 2015, sagrou-se campeão da Copa Votorantim, torneio equivalente ao campeonato nacional da categoria. Em entrevista ao Yahoo Esportes, Fábio Barrozo, ex-gerente das categorias de base do Corinthians, revelou que em 2013, o Timão tentou tirá-lo da Gávea, mas não conseguiu. Mesmo assim, dois anos depois, após uma exibição de gala contra o próprio Corinthians, o Alvinegro tentou contratá-lo novamente, fazendo uma oferta muito boa, completamente fora da realidade para um menino de sua idade, mas sem sucesso.
Em 2016, Vinícius subiu aos juvenis, e a história se repetiu. Mesmo um ano mais novo do que limite da categoria determina, ele se tornou protagonista do time. Marcou dez gols, foi o grande assistente da competição formando parte de um ataque que marcou mais de 52 gols, e ajudou o Flamengo a sagrar-se campeão do Campeonato Carioca Sub-17. Mas a fama de fato veio em 2017, quando Vinícius participou pela primeira vez da Copa São Paulo de Futebol Júnior, e, mesmo tendo três anos a menos que a idade permitida, foi um dos destaques do torneio. Logo na estreia do Rubro-Negro na competição, Vinícius entrou no decorrer da partida e marcou dois gols na goleada por 5 a 0 diante do Central. Foi destaque pelo Flamengo diante o Nacional de São Paulo em uma goleada por 6 a 0, em que Vinícius contribuiu com duas assistência e provocando dois cartões amarelos ao time adversário. Vini também foi o herói da classificação Rubro-Negra para às quartas de final da Copinha marcando de peito o gol da vitória por 2 a 1 diante do Cruzeiro no final do jogo. As atuações de destaque de Vinícius Júnior pelas categorias de base do Flamengo e da Seleção Brasileira geraram grande interesse do clubes europeus em seu futebol. Publicações de jornais europeus, como Sport, El Confidencial e o As publicaram algumas matérias falando sobre Vinícius Júnior, chamando-o de “novo Neymar do futebol brasileiro”.
Para se cercar do assédio dos clubes europeus, o Rubro-Negro firmou o primeiro contrato profissional assim que o jogador completou 16 anos (que é a idade mínima que a legislação permite que um atleta assine um contrato profissional), com uma multa estipulada em 30 milhões de euros (aproximadamente R$ 100 milhões), com o Fla ficando com 90% dos direitos econômicos e 10% pertencendo ao atleta. Vinícius teve o contrato registrado na CBF em 1 de agosto de 2016. Embora a Lei Pelé autorize vínculos por cinco anos, a FIFA reconhece apenas por três anos. Por isso, o Rubro-negro o firmou até 31 de julho de 2019. A partir deste contrato, o Flamengo iniciou um consistente plano de carreira para a promessa. A elaboração de um novo contrato (subindo a multa rescisória para um valor que seja suficiente para que, se for paga, seja a maior venda do futebol brasileiro) e o aproveitamento em etapas no time profissional são os pontos principais. Grandes clubes europeus como Barcelona e Real Madrid foram os primeiros a manifestar interesse na contratação do jovem atacante com suas atuações de destaque pela base do Flamengo e da Seleção Brasileira, tanto que durante a Copa São Paulo de Futebol Júnior o time catalão enviou um olheiro para acompanhar de perto as atuações de Vinícius. Em maio o Real Madrid ofereceu 45 milhões de euros (cerca de R$ 157 milhões) para levar o atacante para Espanha próxima temporada, quando completará 18 anos e a legislação permitirá sua transferência, proposta essa que superou a do rival Barcelona que havia oferecido 25 milhões de euros (R$ 87,33 milhões) por Vinícius.
IDOLO DA NAÇÃO, O PROFISSIONAL
Depois da boa participação do atleta na Copa São Paulo, Vinícius foi chamado para realizar alguns treinos com o time profissional do Flamengo, e sua integração ao elenco profissional era questão de tempo. A ideia era que o jovem jogador tivesse um contato mais próximo com os profissionais e assim pudesse se desenvolver de forma mais qualificada. No dia 7 de maio, após a conquista do Campeonato Carioca, o técnico Zé Ricardo confirmou a incorporação de Vinícius Júnior ao time profissional do Flamengo para a disputa do Campeonato Brasileiro. Logo no dia seguinte Vinícius realizou exames médicos visando sua promoção ao time principal, e também enviá-los ao Real Madrid que havia pedido esses exames. No dia 9 de maio, com apenas 16 anos, Vinicius Jr. já participava pela primeira vez de uma atividade como profissional do Flamengo, e constava no site do clube como o novo camisa 20 da equipe. No dia 13 de maio, 16 anos e dez meses, Vinicius fez sua estreia como profissional na partida em que o Flamengo empatou em 1 a 1 com o Atlético Mineiro, válida pela 1ª rodada do Brasileirão. Vinícius entrou em campo aos 37 minutos do segundo tempo, após pedidos da torcida. Segundo estatísticas do jornal Lance!, os números de Vinícius na partida foram: dois cruzamentos errados, dois passes certos, um passe errado, três perdas de bola e 13 segundos de posse de bola.
No dia 15 de maio, o Flamengo renovou mais uma vez o contrato de Vinícius Júnior, que recebeu um expressivo aumento salarial e viu sua multa rescisória subir de 30 milhões de euros para 45 milhões de euros. Conforme noticiado pela imprensa, esta renovação fazia parte do processo de venda do Vinicius para o Real Madrid, que estava na iminência de ser concretizada, e foi selada durante uma reunião realizada na Gávea. Este novo contrato estendia o vínculo do atleta com o Flamengo para 2022 – o anterior ia até 2019. No dia 20 de maio, na vitória de 2 a 0 sobre o Atlético Goianiense, Vinícius fez sua segunda partida como profissional, novamente entrando nos minutos finais. Mesmo assim, deu tempo para fazer uma jogada que levantou a torcida. Ele pegou bola, fez a festa na zaga do Dragão, dando uma meia-lua em zagueiro e cruzando para trás, mas a zaga cortou. A jogada foi tão bonita, que foi eleita “o lance mais abusado do final de semana no futebol brasileiro”, numa enquete do programa o “É Gol!!!”, do SporTV. Logo após esta sua segunda partida como profissional do Fla, o clube anunciou sua venda para o Real Madrid, da Espanha, por 45 milhões de euros. No acordo assinado, o clube carioca assinou uma obrigação de venda em julho de 2018, já que não é permitido na Espanha o registro de estrangeiros menores de idade. Segundo o jornalista Mauro Cezar Pereira, da ESPN Brasil, Vinícius Júnior fica no Rio de Janeiro, a priori, até janeiro de 2019, mas há uma série de cláusulas para os dois lados. São três possibilidades: o atacante embarcará para Madri em julho de 2018, quando completará 18 anos e poderá ser transferido para o exterior; janeiro ou julho de 2019. Uma série de variáveis irá definir, apoiadas no amadurecimento do atleta e em seu desempenho. Dependerá se o jogador ira bem, muito bem, mal, fenomenalmente bem, etc. Além disso, com o intuito de se resguardar, o Real Madrid incluiu um seguro milionário no contrato. Desta forma, caso o menino se lesione atuando pelo Flamengo, os merengues receberão uma compensação financeira.
O valor de venda de Vinícius Júnior representa a 2ª maior venda da história do futebol brasileiro (atrás apenas de Neymar), o maior valor arrecadado por um clube brasileiro por uma negociação[36] (Neymar custou 86 milhões de euros ao Barcelona, mas o Santos ficou com 17 milhões de euros), e ainda o maior valor já pago por um futebolista com menos de 19 anos de idade. Descontados impostos e comissões, o Flamengo ficará com aproximadamente R$ 100 milhões. Desse montante, o rubro-negro receberá dois terços (cerca de R$ 66 milhões) agora. O restante será parcelado até o atacante se apresentar na Espanha. No dia 12 de junho, no empate em 1 a 1 contra o Avaí, no Estádio da Ressacada, Vinícius começou, pela primeira vez, uma partida como titular no Flamengo, mas não atuou os 90 minutos. Em 9 de agosto, na goleada do Flamengo por 5 a 0 sobre o Palestino, do Chile, o garoto entrou na partida e, no primeiro toque na bola, marcou seu primeiro gol como profissional. O camisa 20 recebeu na frente, cruzou para Orlando Berrío e aproveitou a sobra na grande área para bater de direita e balançar a rede do goleiro. No dia 19 de agosto, na vitória do Flamengo por 2 a 0 sobre o Atlético Goianiense, Vinícius Júnior atuou pela primeira vez os 90 minutos e decidiu o jogo, marcando os dois gols. No dia 1 de novembro, na partida contra o Fluminense, válida como a partida de volta das quartas de final da Copa Sul-Americana daquele ano, Vinícius brilhou no clássico. Ele entrou na partida quando a equipe estava perdendo por 3 a 1 e foi fundamental para o empate, que garantiu a classificação ao time. Com três minutos em campo (entrou aos 19), ele enfiou uma bola de três dedos no meio de Lucas e Romarinho para Éverton Ribeiro, dar um toque genial e deixar Felipe Vizeu livre para marcar o segundo gol. Depois Vini sofreu a falta que originou o terceiro gol, marcado por Willian Arão, de cabeça. Para o jornalista André Rizek, este foi o batismo de fogo de Vinícius entre os profissionais.
“Ele tem 17 anos. Não é normal, não é comum um jogador de 17 anos entrar num jogo enorme desses e fazer a diferença. Então, o Vinícius Júnior mostrou que não é comum, não é normal. Por isso ele é a maior contratação da história do futebol brasileiro. Mostrou ontem para quem duvidava que o Vinícius Júnior pode vir a ser um grande nome do futebol mundial. No jogo de ontem deu elementos para ninguém duvidar. Ele teve, para mim, o batismo de fogo. Entrou num Fla-Flu enorme, iniciou, depois de receber um passe do Diego, a jogada do segundo gol do Flamengo. É um cara que pega a bola e parte para cima, com o jogo pegando fogo, ele não fugiu do jogo. Em jogada individual, passou por dois jogadores e vai sofrer a falta que origina o terceiro gol. Então o moleque entrou em campo, indo para cima, jogando, e mostrou para mim que já é gente grande. E olha que quase faz o quarto, se não é caçado.” André Rizek, comentarista do SporTV, sobre a atuação de Vinícius Jr no Fla-Flu.
Vinícius terminou a temporada com quatro gols em 37 partidas. Além disso, contribuiu com uma assistência.
2018, O ANO DECISIVO
Em 2018, Vinícius passou a ter mais oportunidades na equipe, e a ser mais decisivo. Para se ter uma ideia, em março, ele fez os dois gols da vitória do Flamengo sobre o Emelec, fora de casa, em partida válida pela fase de grupos da Copa Libertadores. Com isso, ele se tornou o jogador mais jovem a marcar pelo Rubro-Negro carioca na Libertadores. Além disso, por ter marcado duas vezes numa mesma partida de Libertadores no ano da sua estreia nessa competição, ele conseguiu algo que nem Neymar havia conseguido: em 2011, quando Neymar tinha 19 anos (dois anos a mais do que Vinícius), o menino da vila marcou seis gols na campanha que culminou no terceiro título do Santos, mas nenhum por duas vezes na mesma partida. Outra façanha é que um dos tentos marcados por ele neste jogo concorreu ao gol mais bonito da Libertadores de 2018. Mais maduro, Vinícius precisou de apenas sete jogos para igualar a quantidade de gols marcados no ano anterior. Em maio, com o Campeonato Brasileiro já rolando, ele era, em números, o melhor Sub-20 do torneio e um dos melhores jogadores no geral. No dia 10 de junho, um pouco mais de um ano após sua estreia, Vinícius Jr. despediu do Flamengo, na partida contra o Paraná, válida pela 11° rodada do Campeonato Brasileiro, na qual terminou 2 a 0 para o Flamengo. No dia 20 de maio de 2017, logo após a segunda partida de Vinícius como profissional do Fla, o clube carioca anunciou sua venda para o Real Madrid por 45 milhões de euros. Nesta data, Real Madrid e Flamengo assinaram uma obrigação de venda do atleta para julho de 2018 (que é quando Vinícius Júnior se tornou maior de idade), já que não é permitido na Espanha o registro de estrangeiros menores de 18 anos. Dos 45 milhões, o rubro-negro recebeu dois terços na data do acordo. O restante foi parcelado até o atacante se apresentar na Espanha.
Segundo Mauro Cezar Pereira, da ESPN, Vinícius Júnior fica no Rio, a priori, até janeiro de 2019, mas há uma série de cláusulas para os dois lados. São três possibilidades: Vinícius Júnior embarcará para Madri em julho de 2018, quando completará 18 anos e poderá ser transferido para o exterior; janeiro ou julho de 2019. Uma série de variáveis irá definir, apoiadas no amadurecimento do atleta e em seu desempenho. Dependerá se o jogador ira bem, muito bem, mal, fenomenalmente bem, etc. No dia 23 de maio de 2017, o Real Madrid fez a “apresentação” de Vinícius Júnior para seus torcedores, em uma nota no site oficial, onde o clube espanhol publicou um vídeo com lances do garoto. Além disso, a confirmação do acerto pelo clube repercutiu nos principais jornais da Europa, chamando-o de “promessa mais cara da história”. Vinícius, porém, só iria poder se apresentar ao clube em julho de 2018, quando completasse a maioridade. Neste período, portanto, ele continuou a jogar no Flamengo. ELE VAI JOGAR NO REAL SIM, NO REAL MADRID CASTILLA. Conforme estabelecido em contrato,[34] em julho de 2018 Vinícius Júnior finalmente ficou à disposição da equipe. Por ter 18 anos, o Real Madrid decidiu inscrevê-lo como atleta do Real Madrid Castilla – que é uma espécie de filial do Real Madrid — para que ele pudesse já ir se adaptando ao futebol espanhol. Os planos do Real eram: treino com o time de cima e jogos pelo Castilla. Além disso, o Real Madrid também o inscreveu como jogador das suas categorias de base para que ele possa atuar na Liga Jovem da UEFA, que é a Liga dos Campeões Sub–19.
A POLEMICA COM KARIM BENZEMA
Hoje a dupla Vini Jr. e Benzema oferecem muitas possibilidades de gols ao ataque do Real Madrid. Com a finalização e técnica apurada do francês, somada a velocidade e drible do brasileiro, os dois marcaram 44 gols somente no Campeonato Espanhol. Se hoje os dois conseguem apresentar um entrosamento que vem dando certo no time Galático, no passado a situação não era a mesma. O ponta-esquerda brasileiro falou com o influenciador Casimiro Miguel sobre a boa temporada que o camisa 9 de Madrid fez atualmente. Na estreia do canal do YouTube “Que papinho!”, Vinícius Júnior foi perguntado sobre a sua vontade de alcançar uma Bola de Ouro. Segundo ele, o prêmio de melhor jogador do mundo vem com o tempo e figuras como a de Benzema e Modric o inspiram. “Bola de ouro? Ah, é uma coisa que tem que chegar natural né? O Karim tem 35 anos e vai chegar pra ele agora, o Modric ganhou com 33, tenho muitos anos pra evoluir, uma estrada muito longa pra se Deus quiser um dia ganhar uma bola de ouro”, analisa o brasileiro. Em seguida, o comunicador perguntou sobre a antiga treta envolvendo a dupla do Real. Segundo a imprensa espanhola, Benzema teria pedido a atletas do Madrid para não tocarem a bola para Vini Jr., afirmando que o brasileiro jogaria “contra” seus companheiros de equipe. A situação foi amplamente repercutida, gerando críticas em massa contra o francês na web. Para o Cazé, Vinícius explicou que tudo não passou de um mal entendido, prontamente resolvido entre as partes. “A polêmica com Benzema? Ele me chamou no outro dia e disse ‘sabe que eu gosto muito de você, o que disseram não era o certo’ e eu acredito nele, tenho um carinho muito grande por ele”, revela Vini Jr.
INICIO DE UM SONHO, 2018/19 E O REAL MADRID PRINCIPAL
No dia 29 setembro de 2018, Vinícius Júnior fez sua estreia pela equipe principal Real Madrid em um jogo oficial, ao entrar no jogo no minuto 87 da partida em que o Real Madrid empatou por 0 a 0 com o Atlético de Madrid, no Santiago Bernabéu, pela La Liga. Com isso, Vinícius tornou-se o primeiro futebolista a nascer após a virada do milênio a atuar na equipe principal do Real Madrid. No dia 31 de outubro, Vinícius fez sua primeira partida como titular, na vitória do Real Madrid fora de casa por 4 a 0 contra o Melilla, pela Copa do Rei. Apesar de não ter marcado gol, ele contribuiu efetivamente, com uma assistência para Marco Asensio, e sendo reconhecido pelo jornal Marca como o melhor jogador da partida. No dia 3 de novembro, Vinícius marcou seu primeiro gol oficial com a camisa do Real Madrid em partida válida pela 11º rodada da La Liga, contra o Real Valladolid. Ele saiu do banco para substituir Asensio aos 25 minutos do segundo tempo, e apenas dez minutos depois marcou o primeiro gol da vitória por 2 a 0, também tendo participado do segundo gol ao dar o passe que resultaria no pênalti sofrido por Karim Benzema, Vinícius tornou-se assim o jogador mais jovem a marcar um gol pelo Real Madrid nos últimos 24 anos no Campeonato Espanhol desde Raúl González. No dia 7 de novembro, Vinícius tornou-se o terceiro jogador mais jovem da história do Real Madrid a jogar uma partida da Liga dos Campeões. O adversário em questão foi o Viktoria Plzeň, pela quarta rodada da fase de grupos; ele saiu do banco para substituir Karim Benzema, e apenas cinco minutos depois deu a assistência para Toni Kroos marcar o quinto gol do time merengue na goleada por 5 a 0. Em 12 de dezembro, contra o CSKA Moscou, Vinícius tornou-se o terceiro jogador mais jovem da história do Real Madrid a iniciar como titular uma partida da Liga dos Campeões, apenas atrás de Iker Casillas e Raúl. Na partida contra o Ajax, no dia 13 de fevereiro, Vinícius estabeleceu um recorde no clube ao se tornar o jogador mais jovem da história do Real Madrid a atuar como titular durante 12 partidas consecutivas. Na partida em questão contra o Ajax, Vinícius também tornou-se o jogador mais jovem do clube a atuar como titular em um mata-mata de Champions League. Neste jogo, Vinícius deu a assistência para Benzema abrir o placar na vitória por 2 a 1. Graças a essa assistência, ele tornou-se o jogador mais novo da Liga dos Campeões a criar uma jogada de gol desde Raphaël Varane. O bom desempenho em fevereiro o fez ser eleito o melhor jogador do Real Madrid neste mês. Sua rápida ascensão no Real Madrid o rendeu a primeira convocação para a Seleção Brasileira principal, para os amistosos contra o Panamá e a República Tcheca. Porém, na partida de volta das oitavas de final contra o Ajax, Vinícius viria a se machucar ainda no primeiro tempo e teve que ser cortado dos dois amistosos.
2019/20 E A CONQUISTA DE SEU ESPAÇO NA EUROPA
Logo após a pré-temporada, Vinícius voltou a ser convocado por Tite para os amistosos contra Peru e Colômbia. Marcou seu primeiro gol pelo Real Madrid na temporada 2019–20 em um jogo contra o Osasuna, pela 6ª rodada do Campeonato Espanhol. Aos 35 do primeiro tempo, ele recebeu de Toni Kroos e mandou no ângulo para abrir o placar. O Real venceu por 2 a 0, com o brasileiro Rodrygo marcando o segundo. Ao marcar contra o Barcelona pelo El Clássico na 26ª rodada do Campeonato Espanhol, Vinícius fez história tornando-se assim o jogador mais jovem do século XXI a marcar no El Clássico pela La Liga, superando a marca de Lionel Messi e tornando-se o mais jovem no geral desde Raúl em 1995. A subida de produção o fez, exatamente um ano depois, novamente ser eleito o melhor jogador do Real Madrid, em fevereiro. Ao lado do compatriota Rodrygo, Vinícius foi eleito pela Cies Football Observatory como um dos cinco jogadores jovens mais valiosos do mundo.
… DEU TUDO CERTO, A PRIMEIRA CHAMPIONS E SENDO DECISIVO
Em fevereiro de 2021, o jornal espanhol ‘Marca’, fez um levantamento que concluiu que o Real Madrid, em comparação aos outros pontas do elenco, o clube tinha um aproveitamento maior quando Vinícius Júnior estava em campo. Segundo o jornal, “Vinícius é possivelmente o jogador mais criticado do Real Madrid, entretanto a realidade é que a equipe vai melhor quando joga com o brasileiro”. No dia 1 de março de 2021, Vinícius tornou-se o 4° jogador mais jovem a chegar aos 100 jogos pelo Real Madrid, atingindo essa marca no empate por 1 a 1 com Real Sociedad, em jogo válido pela 25ª rodada da La Liga, além de entrar aos 15 minutos do segundo tempo e marcar o gol que salvou o Real da derrota, aos 43 minutos. Em 3 de abril, fez uma boa partida na vitória do Real por 2 a 0 sobre o Eibar, válido pela 29ª rodada da La Liga, dando uma assistência para Karim Benzema fazer o segundo gol da partida. Na partida de ida das quartas de final da Liga dos Campeões contra o Liverpool, Vinícius teve mais uma excelente atuação, fazendo dois gols na vitória por 3 a 1. Esses gols renderam a Vinícius vários recordes: ele tornou-se o segundo jogador Brasileiro a fazer pelo menos dois gols em uma partida de mata a mata de Liga dos Campeões vestindo a camisa do Real Madrid, apenas atrás de Ronaldo. Também tornou-se o segundo jogador mais jovem do Real Madrid a fazer um gol em mata a mata da Liga dos Campeões, apenas atrás de Raúl, como também tornou-se o jogador mais jovem da história do Real Madrid a fazer um “doblete” em um mata a mata de Liga dos Campeões. Ao final da histórica partida para o brasileiro, ele foi coroado como o melhor em campo. Alguns dias depois, essa atuação o faria ser eleito pela primeira vez na carreira o jogador da semana da Liga dos Campeões.
A TEMPORADA 2021/22. Vinícius teve o melhor inicio dele pelo Real Madrid em 2021–22, marcando cinco gols nas cinco primeiras partidas de La Liga, sendo assim eleito o melhor jogador do Real Madrid em agosto. Vinícius continuaria seu bom momento ao novamente marcar e ser decisivo para a vitória contra o Celta de Vigo na rodada seguinte, além do gol, ele sofreria o pênalti que originária o quinto gol da partida, convertido por Benzema, que ao final do jogo chamou o Brasileiro de “Fenômeno” e que é sempre um prazer jogar ao lado dele. Contra o Shakhtar Donetsk, pela terceira rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, o brasileiro teve outra atuação de gala, fazendo dois gols e dando uma assistência (para o compatriota Rodrygo) na vitória fora de casa por 5 a 0. Chegou assim a sete gols em 11 partidas nessa temporada, superando seu recorde pessoal de seis gols em 49 jogos na temporada passada. O segundo gol foi uma pintura, onde Vinícius passou por quatro jogadores antes de concluir. Além do gol ter sido eleito o mais bonito da semana da Liga dos Campeões da UEFA, ele também entrou na seleção da semana. Após não ter sido convocado por Tite no dia 29 de outubro, Vinícius brilhou no dia seguinte em jogo válido pela La Liga. Jogando fora de casa contra o Elche, o brasileiro marcou dois gols e garantiu a vitória do Real por 2 a 1. Vinícius voltou a se destacar logo na partida seguinte contra o Shakhtar Donetsk pela quarta rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, ele deu as duas assistências para os dois gols de Karim Benzema na vitória por 2 a 1, a primeira assistência entra para a história pois foi a assistência para o gol de número 1.000 do Real Madrid na Liga dos Campeões. O grande desempenho o fez ser eleito o melhor jogador do Real Madrid no mês de outubro, sendo esta a primeira vez que ele vence o prêmio de jogador do mês duas vezes em uma mesma temporada. Ele novamente ganharia o prêmio em novembro. Ao novamente marcar contra o Granada pela rodada 14 de La Liga, Vinícius tornou-se o primeiro jogador nascido nos anos 2000 a chegar a 10 gols em uma temporada na Espanha contando todas as competições disputadas. Ao marcar na vitória contra a Real Sociedad pela rodada 16 de La Liga, Vinícius tornou-se o primeiro jogador nascido nos anos 2000 a chegar a 10 gols em La Liga. Seu ótimo desempenho o faria ser eleito o jogador do mês de novembro de La Liga. Na partida em que recebeu o prêmio, contra o Atlético de Madrid, Vinícius se destacou dando as duas assistências para os dois gols da partida, marcados por Benzema e Asensio. Vinícius voltou a se destacar contra o Valencia, pela rodada 20 de La Liga, marcando dois gols na vitória por 4 a 1 e sendo eleito o melhor em campo, chegando assim a 12 gols na competição nacional tornando-se o brasileiro que mais marcou gols em uma temporada de La Liga vestindo a camisa do Real Madrid desde Ronaldo na temporada 2005–06. Contra o Paris Saint Germain, pela partida de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões da UEFA, Vinícius teve uma ótima partida, participando diretamente dos três gols da histórica virada e classificação por 3 a 1 (o Real Madrid havia perdido o jogo da ida por 1 a 0 e perdia o jogo da volta por 1 a 0 até os 15 minutos do 2° tempo). Nas quartas de finais da Champions, frente ao Chelsea, Vinícius foi muito importante nos dois jogos (o Real ganhou o primeiro por 3 a 1 e perdeu o segundo por 3 a 2, mas se classificou pelo saldo de gols) com duas assistências, ambas para Karim Benzema, tornando-se assim o líder de assistências da competição com seis passes para gol. Contra o Levante, pela rodada de número 36 da La Liga, Vinícius marcou seu primeiro hat-trick na carreira, além de ter dado uma assistência para Benzema marcar na goleada por 6 a 0.
No dia 28 de maio de 2022, na grande final da Champions contra o Liverpool, Vinícius marcou o gol que deu o 14º titulo ao clube espanhol, tornando-se o 11° brasileiro a marcar em finais da Liga dos Campeões; também se tornou o primeiro sul-americano com 21 anos ou menos a ter 10 participações em gols em uma edição da Liga dos Campeões desde Lionel Messi, na edição 2008–09. Ao final da histórica temporada para o brasileiro, ele foi escolhido como o melhor jogador jovem e entrou para o time ideal da Liga dos Campeões. Posteriormente, o gol que marcou frente ao Sevilla pela 15° rodada de La Liga (na vitória merengue por 2 a 1), viria a ser eleito o mais bonito da competição. Essa época foi o símbolo de uma temporada de ascensão de Vinicius. Em 52 jogos, foram 22 gols e 16 assistências. Na Liga dos Campeões, ele marcou quatro gol e seguramente o gol na final foi o mais importante de sua carreira até aqui. A TEMPORADA 2022/23. O ínicio da pré- temporada de Vinicius junto com o Real Madri foi quente, visto que começou com um El Clásico onde Barcelona venceu o Real Madrid por 1 a 0 no Allegiant Stadium, em Paradise, região de Las Vegas, em amistoso. O gol do El Clásico foi marcado pelo brasileiro Raphinha, um golaço, aos 27 minutos do primeiro tempo. No dia 12 de agosto, Vinicius foi premiado com a indicação à Bola de Ouro masculina por sua ótima temporada 2021–22, pela revista France Football. No primeiro jogo oficial da temporada, Vinícius deu a assistência para o gol de Karim Benzema na vitória de 2 a 0 sobre o Eintracht Frankfurt na Supercopa da UEFA, que colocava frente a frente o atual campeão da Liga dos Campeões e da Liga Europa da UEFA. Vinícius fez seu primeiro gol oficial na temporada na segunda rodada de La Liga contra o Celta de Vigo, ele também daria uma assistência para Federico Valverde marcar o ultimo gol da partida na vitória por 4 a 1. Ao abrir o placar contra o Celtic, na vitoriosa estreia por 3 a 0 na fase de grupos da Liga dos Campeões da UEFA, Vinícius atingiu um recorde pessoal na carreira onde marcou em quatro jogos consecutivos. Ao novamente marcar contra o Mallorca e chegar a cinco gols em cinco jogos consecutivos, Vinícius se tornou o jogador mais jovem do Real Madrid a marcar em 4 jogos consecutivos de La Liga desde Gonzalo Higuaín em 2009. Em 17 de outubro de 2022, Vinicius foi classificado como o oitavo melhor jogador do prêmio Bola de Ouro da revista France Football. Em 14 de janeiro de 2023, Vini foi um dos anunciados pela A Fifa como concorrente ao prêmio de melhor jogador do mundo, o The Best 2022. Contra o Valencia, pela 17ª rodada de La Liga, Vinícius alcançou a marca de 200 jogos com a camisa do clube, tornando-se o quarto jogador mais jovem da história do Real Madrid a atingir esta marca, apenas atrás de Raúl, Iker Casillas e Manolo Sanchís. Neste jogo, Vinícius marcou o segundo gol da partida alcançando a marca de 50 gols com a camisa do clube. O jogo também ficou marcado por uma entrada muito dura e desleal do compatriota Gabriel Paulista no atacante. O jogo entre Mallorca e Real Madrid, pela 20ª rodada do Campeonato Espanhol bateu o recorde de faltas cometidas por um time em um jogo do Campeonato Espanhol na temporada 2022/23. Ao todo, foram 29 faltas cometidas, sendo que dez somente em Vinícius Júnior. Assim Vinicius se tornou o jogador do Real Madri que mais faltas sofreu em uma partida do Campeonato Espanhol desde 2013. O Real Madrid derrotou o Al Ahly, do Egito, por 4 a 1, em 8 de fevereiro de 2023, pela semifinal do Mundial de Clubes no Estádio Príncipe Moulay Abdellah, Rabat a segunda maior cidade de Marrocos. Vinicius teve uma recepção calorosa e correspondeu em campo. Ele fez o primeiro golo e também sofreu um pênalti, fez 13 tentativas de drible, foi eleito o melhor em campo e sofreu apenas duas faltas.
Vinicius fez dois gols e deu uma assistência para Karim Benzema na final do Mundial em que o Real Madrid venceu o Al-Hilal no Estádio Príncipe Moulay Abdellah, Rabat. Ao fim do torneio Vini Jr foi eleito o melhor jogador do torneio e assim recebeu a Bola de Ouro. Ainda no torneio terminou como vice-artilheiro. Vinícius se tornou o primeiro brasileiro na história a marcar gols na final da Liga dos Campeões da UEFA e da final do Mundial de Clubes da FIFA. Contra o Liverpool, pelo jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões, Vinícius teve uma atuação fantástica, o time inglês rapidamente abriu 2 a 0 com apenas 15 minutos de jogo, porém, Vinícius deixaria tudo igual ainda no primeiro tempo com dois gols, no segundo tempo ele sofreria a falta que originaria o terceiro gol e também daria a assistência para o quinto e ultimo gol do jogo marcado por Benzema. Ao final do jogo, o brasileiro seria eleito o melhor em campo. Contra o Barcelona, pelo jogo de volta da Copa do Rei, Vinícius teve outra atuação espetacular, ele marcou um gol, deu uma assistência (para Benzema) e sofreu um penalti na vitória por 4 a 0 em pleno Camp Nou, ajudando assim o Real Madrid a virar o placar (havia perdido o jogo de ida por 1 a 0) e chegar a final da competição. Novamente contra o Chelsea, e novamente pelas quartas de final da UEFA Champions League, Vinícius voltou a se destacar, ele foi eleito o melhor em campo no jogo de ida (Vencido pelo Real Madrid por 2 a 0.), onde deu uma assistência para Marco Asensio e também teve participação direta no gol marcado por Benzema. No jogo de volta (Novamente vencido pelo Real Madrid, também por 2 a 0, dessa vez em Londres), Vinícius novamente esteve envolvido nos dois gols, tendo dado uma assistência, dessa vez para o compatriota Rodrygo, tornando-se assim o líder de assistências da competição e entrando para seleção das quartas de final. Nas semifinais da Liga dos Campeões, novamente contra o Manchester City, Vinícius fez um golaço de fora da área no empate de 1 a 1 pelo jogo de ida. Com esse gol, Vinícius ultrapassou Ronaldo “Fenômeno” e Adriano “Imperador”, tornando-se assim o 12° brasileiro com mais gols na história da Champions League, empatado com Rodrygo. Em 21 de maio, Vinícius Jr. voltou a ser alvo de ataques racistas durante um jogo doReal contra o Valencia, no estádio Mestalla, em Valência. O jogo foi paralisado cerca de dez minutos depois com a reincidência da ofensa racista. O locutor do estádio pediu para que os gritos fossem encerrados sob ameaça de o jogo ser suspenso. Os insultos racistas da torcida do Valencia contra Vini Jr começaram bem antes da partida contra o Real Madrid. Já na chegada do ônibus ao estádio Mestalla, torcedores chamaram o craque brasileiro de “macaco”. “É um macaco, Vinicius é um macaco”, “Puto negro”, “filho da puta”, “cachorro”, “puto macaco”, “macaco” e “burro” foram outros xingamentos contra o atacante. Cantavam um grupo de torcedores do Valencia, flagrados pela emissora DAZN, da Espanha. Após a partida, Vini Jr. foi para o vestiário e não atendeu aos periodistas. Nas redes sociais, Vinícius desabafou sobre o episódio deixando um recado aos espanhóis, afirmando como a Espanha é vista no Brasil e o que se tornou o Campeonato Espanhol. “Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhóis que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui..”
O Cristo Redentor no Rio de Janeiro apagou as luzes em 23 de maio de 2023 em solidariedade com Vinícius Júnior, como símbolo da luta coletiva contra o racismo e em solidariedade ao jogador e a todos os que sofrem preconceito no mundo inteiro. Posteriormente, Vinícius foi escolhido o melhor jogador da temporada do Real Madrid. A 2022–23, Consolidou Vini Jr como estrela do futebol mundial, ele participou diretamente de 42 gols, marcando marcou 23 vezes e dando 19 passes decisivos nos 55 jogos que disputou pelo Real Madrid. Vini foi titular em 53 dessas partidas e acabou eleito o melhor jogador dos Merengues na temporada. Os meios de comunicação, rádio, TV, agora com a internet são uma importante arma na luta de preconceitos, como o racismo, se no passado, Barbosa morreu com um sentimento de “condenação” por uma falha na Copa de 1950, o que desencadeou um caso de racismo no esporte que demorou a ser reconhecido. Em 2024, Vini Jr. usou seu poder como influenciador dentro e fora de campo ao conceder uma entrevista importante e que com certeza marca mais um capitulo do camisa 7 do Real Madrid nessa constante e incansável luta contra o racismo, a entrevista foi às vésperas de um Brasil x Espanha, no estádio Santiago Bernabeu, jogo amistoso que marcou a primeira Data FIFA do novo técnico da seleção, Dorival Jr. “É cada vez mais triste. Cada vez eu tenho menos vontade de jogar.” “Acredito que seja muito triste tudo que eu venho passando a cada jogo, a cada dia, a cada denúncia vai aumentando. É muito triste, não só eu, mas todos os negros que sofrem no dia a dia. O racismo verbal é minoria perto de tudo que os negros passam no mundo.” – Meu pai sempre teve dificuldade por ser negro. Entre ele e um branco, sempre vão escolher um branco. Tenho lutado bastante por tudo que tem acontecido comigo. É desgastante por estar meio sozinho. Já fiz tantas denúncias e ninguém é punido, nenhum clube é punido. A cada dia, luto por todos que passam por isso. Se fosse só por mim e pela família, não sei se continuaria. Mas fui escolhido para defender uma causa bem importante e que eu estudo a cada dia para que no futuro meu irmão de cinco anos não passe pelo que estou passando. Em entrevista com posicionamentos mais relevantes do que a partida de terça-feira, às 17h30 (de Brasília), contra a Espanha no Santiago Bernabéu. Vini se abriu, chorou e se consolidou ainda mais como referência na causa antirracista.
LUTA CONTRA O RACISMO – Quero agradecer desde já a todos os jogadores da Espanha que sempre que dão entrevista estão me apoiando, fazendo tudo para que a Espanha mude seu pensamento. Não só a Espanha, em todo lugar tem muito racismo. Espero que a gente possa fazer tudo para diminuir cada vez mais o racismo. Os jogadores da Espanha estão me ajudando muito, falando coisas que no início só eu falava. Sempre peço que Fifa, Conmebol, Uefa possam fazer mais coisas, como a CBF está fazendo, vem me ajudando para que possamos evoluir como seres humanos, para que todos possam estudar para ver o que os pretos passam e passaram. O que eu passo não é nem perto do que todas essas pessoas passaram. Eu quero lutar por aqueles que são pretos.
ATAQUES NA ESPANHA – Acredito que eles têm que falar menos de tudo o que eu faço de errado dentro de campo, é claro que tenho que evoluir, mas tenho 23 anos, é um processo natural, saí muito novo do Brasil, não pude aprender tantas coisas. Tenho 23 anos e sigo estudando. Por que os repórteres da Espanha, que são mais velhos do que eu, não podem estudar e ver o que realmente está acontecendo? Cada vez estou mais triste, cada vez tenho menos vontade de jogar, mas vou seguir lutando.
DE ONDE TIRA FORÇAS? – Acredito que por todas as pessoas que torcem por mim, me acompanham e me mandam cada vez mais mensagens. Vou seguir lutando por eles, hoje tenho uma força grande dentro de mim, da minha casa, da minha família, eles me apoiam em tudo o que vou fazer. Nem todos têm esse apoio, podem vir aqui falar por tantas pessoas. Eu quero seguir por eles, por todas pessoas que sabem o que passo e passei e que sabem que é muito difícil.
O QUE FRUSTRA MAIS? – A falta das punições. Se a gente começar a punir todas essas pessoas que cometem crime e aqui eles não consideram crime, vamos começar a evoluir, tudo vai ficar melhor para todo mundo. Faço tantas denúncias, muitas vezes chegam cartas para fazerem mais denúncias, mas no final acontece como aconteceu com meu amigo em Barcelona, eles arquivam o processo e ninguém sabe de nada. Se a gente começar a punir essas pessoas, não que eles vão mudar o pensamento, mas vão ficar com medo de falar, seja no estádio, onde tem câmeras… e assim vamos diminuir isso, colocar medo naquelas pessoas. E que eles possam também educar seus filhos. Muitas vezes aqui tem criança me xingando e eu não culpo a criança, porque eles não entendem, eu na idade deles não entendia o racismo. É complicado. – No futebol tem muitas pessoas, tantos jogadores melhores do que eu que já passaram por aqui, eu quero fazer com que as pessoas no mundo possam evoluir, melhorar, que possamos ter igualdade, que num futuro próximo haja menos casos de racismo, que as pessoas negras possam ter uma vida normal, como as outras. Quero seguir lutando por isso. Se fosse por mim, eu já teria desistido, fico em casa, ninguém vai me xingar, fazer nada comigo… Eu vou para os jogos com a cabeça centrada no jogo para fazer o melhor para minha equipe, mas nem sempre é possível. Tenho que me concentrar muito todos os dias… (Vini chora).
COMO IMAGINA O BERNABÉU? – Vai ser um sonho realizado para mim, poder jogar na minha casa aqui na Espanha, o Bernabéu, com a camisa da seleção brasileira, onde sempre sonhei estar. E pela primeira vez com a torcida contra. Vai ser um duelo muito importante para as duas seleções, algumas das maiores do mundo, faz tempo que não se enfrentam. A gente gosta de jogar contra os melhores, como foi contra a Inglaterra, conseguimos fazer um grande jogo. Hoje tem a preparação para o jogo de amanhã contra alguns companheiros meus, estou muito feliz e ansioso para esse duelo, espero que o Brasil possa sair vencedor.
DICA AO ENDRICK – Muito feliz de ver o Endrick fazendo o seu primeiro gol na Seleção e eu acompanhando de perto. Encontrei ele com 15 anos e ele tinha os mesmos sonhos que tem agora, de ser muito feliz, fazer grandes coisas no futebol. Ele vem evoluindo a cada dia, amadurecendo, fazendo tantas coisas com apenas 17 anos. Isso é importante para ele, para a família, espero que possa seguir no caminho certo, escutar as pessoas mais experientes que ele, como eu tive o meu processo aqui no Real Madrid, escutar essas pessoas e amadurecer tão rápido. Por chegar aqui com 18 anos, é importante ter essa tranquilidade, é o maior clube do mundo, tem muita pressão, muitas pessoas falando bem e mal de ti. Espero que ele possa fazer tudo de melhor. Se ele estiver bem, eu vou estar bem, se eu estiver bem, meus companheiros estarão bem. Se meus companheiros estiverem bem, o clube vai estar bem. Espero que ele possa ter tranquilidade, vou estar aqui para ajudá-lo em tudo.
A TEMPORADA 2023/24: O MELHOR JOGADOR DO MUNDO
Após se consagrar pelo Real Madrid utilizando a camisa 20, número no qual também usou pelo Flamengo e pela Seleção Brasileira na Copa do Mundo FIFA de 2022, Vinícius foi escolhido para usar a histórica camisa 7 a partir da temporada 2023–24. No dia 31 de outubro de 2023, foi anunciada a renovação de contrato de Vinícius Júnior até 2027, com direito a uma multa rescisória de 1 bilhão de euros (R$ 5,4 bilhões). As partes já haviam entrado em acordo no início da temporada, fazendo Vini Jr. triplicar seu salário anual, atualmente de 10,5 milhões de euros (R$ 56,3 milhões). Em 14 de janeiro de 2024, Vini Jr. tornou-se o primeiro brasileiro a marcar três gols na história do El Clásico vestindo a camisa o do Real Madrid. O jogador teve grande atuação na goleada por 4 a 1 contra o grande rival, em jogo válido pela final da Supercopa da Espanha. Outros brasileiros que já anotaram hat-tricks no “El Clásico” são Evaristo de Macedo, em 1958, e Romário, em 1994, mas ambos jogando pelo Barcelona. Já no dia seguinte, a FIFA anunciou a seleção do ano de 2023 no prêmio The Best e Vini Jr. foi escolhido um dos atacantes. No dia 21 de janeiro, Vinícius marcou um gol polêmico, mas que o fez chegar a 70 gols pelo clube espanhol e tornar-se o segundo brasileiro com mais gols na história do Real Madrid, ultrapassando Roberto Carlos e ficando atrás somente de Ronaldo, que possui 104 gols. O jogo contra o Girona, pela 24ª rodada da La Liga, era bastante aguardado pois colocava frente a frente líder e vice-líder da competição; caso o Real perdesse, os Brancos e Vermelhos assumiriam a liderança. Mesmo voltando de lesão, Vinícius teve uma atuação espetacular, anotando um incrível gol de fora da área, dando uma assistência de trivela para Jude Bellingham e participando diretamente dos outros dois gols da partida na vitória por 4 a 0, sendo eleito o melhor em campo e ajudando o Real a abrir cinco pontos de vantagem para o Girona. Contra o Valencia, pela 27ª rodada La Liga, Vinícius Júnior atingiu a marca de 250 jogos pelo Real Madrid. A partida foi simbólica, pois simbolizava o retorno do atacante ao estádio Mestalla após ser vítima de insultos racistas na última temporada. No jogo, apesar de ser hostilizado o tempo inteiro, Vinícius marcou os dois gols do Real Madrid no empate por 2 a 2. A partida também ficaria marcada por uma decisão controversa do arbitro Jesús Gil Manzano, que apitou o final da partida segundos antes do que seria o gol da vitória merengue. No jogo de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões, o atacante marcou o gol do empate em 1 a 1 contra o RB Leipzig. Este foi um gol importante, pois o Real havia vencido o jogo de ida por apenas 1 a 0, e assim o gol de Vinícius serviu para classificar o time merengue às semifinais. Além disso, o brasileiro tornou-se o jogador com mais participações em gols na Champions League nas últimas três temporadas. Vinícius continuaria seu ótimo momento na temporada ao marcar duas vezes na vitória por 4 a 2 contra o Osasuna, fora de casa, no dia 16 de março, em jogo válido pela 29ª rodada da La Liga. Além de chegar a seis gols nas últimas quatro partidas pelo Real Madrid, o jogador alcançou sua melhor média de gols na carreira. Novamente contra o Manchester City, agora pelas quartas de finais da Uefa Champions League, Vinícius se destacou no jogo de ida, distribuindo duas assistências (Para Rodrygo e Valverde), no empate em 3 a 3. No jogo de volta, Vinícius novamente teria brilho ao uma vez mais passar para Rodrygo marcar no empate em 1 a 1, posteriormente, o Real Madrid venceria o confronto nos penaltys e avançaria para enfrentar o Bayern nas semis finais. Frente ao Barcelona, pela rodada de número 32 de La Liga, Vinícius continuou seu grande momento ao dar uma assistência (Para Lucas Vasquez) e fazer um gol na vitória por 3 a 2, com esse gol, Vinícius se tornou o maior artilheiro Brasileiro do El Clássico.
No jogo de ida da semifinal da Champions League, contra o Bayern de Munique, Vinicius Junior voltou a ser grande destaque. Apesar de não ter conseguido levar o Real Madrid à vitória, o jogador marcou os dois gols do time merengue na partida, garantindo o empate em 2 a 2 e mantendo boas chances de classificação para o jogo de volta. Com o bis anotado Vinicius passou a ser o terceiro jogador a fazer gols em três temporadas consecutivas na semifinal. Antes dele, apenas Cristiano Ronaldo, entre 2012 e 2014, pelo Real Madrid, e o finlandês Litmanen, pelo Ajax, entre 1995 e 1997. Ele também se tornou o brasileiro com mais gols em semifinais na história da Champions League ao chegar a quatro gols e superou Élber, Kaká, Neymar e Lucas Moura, todos com três gols. No jogo de volta contra o Bayern, apesar de não ter marcado ou assistido, Vinícius teve uma das, se não a melhor atuação individual de sua carreira sendo um verdadeiro tormento para os defensores alemães o jogo inteiro, ao final da histórica vitória e classificação Merengue para a final da Champions League, Vinícius foi eleito o melhor jogador em campo. O jogo contra o Alavés, pela rodada de número 36 de La Liga foi marcante para Vinícius, pois, além de ter marcado 2 gols na vitória por 4 a 0, o Brasileiro foi eleito o melhor em campo ao final da partida e escutou gritos de “Vini, Bola de ouro” da arquibancada pela grande temporada. Na final da Champions League contra o Borussia Dortmund, Vinícius fez o segundo gol da partida, após interceptação e passe de Jude Bellingham ajudando assim o Real Madrid a conquistar seu 15ª título de Champions League. Com esse gol, Vinícius se tornou o primeiro brasileiro da história a marcar em duas finais diferentes, também se tornando o jogador mais novo da história da competição a atingir o feito, superando Lionel Messi. Ao final da competição, Vinícius foi escolhido como o melhor jogador da edição de 2023-24, entrando também na seleção do torneio. Ao terminar a temporada como artilheiro do Real Madrid, Vinícius repetiu o feito de Ronaldo “Fenômeno” 18 anos atrás, que tinha sido o ultimo Brasileiro a conseguir terminar o ano como maior artilheiro do time.
A SELEÇÃO NACIONAL
CATEGORIA SUB-15
No dia 30 de outubro de 2015, foi convocado pelo técnico Guilherme Dalla Déa para a disputa do Campeonato Sul-Americano Sub-15. Fez um gol na vitória por 6 a 1 sobre o Peru pela segunda rodada. Marcou dois gols na vitória por 3 a 0 sobre a Bolívia e garantiu a classificação para as semifinais da competição. Na última rodada, marcou um gol na goleada por 6 a 0 sobre o Uruguai, o Brasil garantiu o primeiro lugar do Grupo B da competição e encerrou a primeira etapa com cem por cento de aproveitamento. Marcou um gol na vitória por 3 a 1 sobre o Equador, pela semifinal. O Brasil conquistou o título ao derrotar o Uruguai nos pênaltis por 5 a 4; apesar disso, Vinícius Júnior não converteu sua cobrança. Campeão do Sul-Americano Sub-15, o jogador terminou a competição como vice artilheiro, com seis gols.
A CATEGORIA SUB-17
No dia 24 de junho de 2016, foi convocado pela Seleção Brasileira Sub-17 para os amistosos contra o Chile. Marcou dois gols na vitória por 4 a 2 sobre o Chile. Já no dia 26 de agosto, foi convocado para os amistosos contra o Uruguai. No dia 8 de setembro marcou um gol na vitória por 5 a 2 sobre o Uruguai. No dia 26 de setembro de 2016, foi convocado para a BRICS Cup U-17. Foi campeão da BRICS Cup U-17, depois de vencer a África do Sul por 5 a 1. Foi artilheiro da competição com quatro gols. Foi convocado para a disputa do Nike International Friendlies 2016, torneio realizado na Flórida. Na estreia da Seleção Brasileira Sub-17 no torneio, marcou dois gols e derrotaram a Turquia por 4 a 2. Na última partida, o Brasil perdeu para o Estados Unidos por 3 a 0 e ficou em segundo lugar no torneio.
SUL-AMERICANO
Vinícius estreou no Campeonato Sul-Americano Sub-17 de 2017 com um gol, na vitória por 3 a 0 sobre o Peru. Marcou um gol no empate por 1 a 1 sobre o Paraguai e garantiu a classificação para o hexagonal final. Na partida seguinte, no dia dia 7 de março, novamente contra o Paraguai, Vinícius protagonizou o lance mais bonito do torneio ao emendar três chapéus seguidos em três adversários distintos. Já no dia 11 de março, o atacante marcou um gol na vitória por 4 a 0 sobre a Venezuela e no dia 14 marcou dois na vitória por 3 a 0 sobre o Equador. Depois marcou dois gols na vitória por 3 a 0 sobre a Colômbia e garantiu a classificação para a Copa do Mundo da Índia. Ao final do torneio, Vinícius levou o prêmio de Melhor Jogador e, com sete gols, foi artilheiro, na qual a Seleção Brasileira sagrou-se campeã.
A CATEGORIA SUB-20
Em junho de 2018, Vinícius Júnior foi convocado pelo técnico Carlos Amadeu para um período de treinamentos realizados durante a disputa da Copa do Mundo da Rússia, preparatório para a disputa do Campeonato Sul-Americano da categoria em 2019.
A SELEÇÃO PRINCIPAL
Vinícius Júnior foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira principal no dia 28 de fevereiro de 2019, para defender a camisa verde e amarela em dois amistosos em março, contra Panamá e República Tcheca. O técnico Tite afirmou que incluiu Vinícius Júnior no elenco por merecimento, devido ao seu desempenho no time titular do Real Madrid. No entanto, após uma semana de ser convocado pela primeira vez, Vinícius rompeu os ligamentos do tornozelo. Em 10 de setembro de 2019, Vinícius Júnior estreou no amistoso contra o Peru. O atacante entrou aos 27 do segundo tempo e participou de alguns lances nos 23 minutos em que esteve em campo. No principal deles, teve a chance do empate, aos 41, mas desperdiçou. Marcaria seu primeiro gol pela Seleção na penúltima rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, no dia 24 de março, contra o Chile. Foi dele o segundo gol da vitória por 4 a 0, após receber assistência de Antony.
A COPA AMERICA 2021
No dia 9 de junho de 2021, Vinícius foi convocado para a disputa da Copa América. Vinícius estreou com vitória na Copa América. Na noite de 13 de junho, o Brasil bateu a Venezuela por 3 a 0, no Estádio Mané Garrincha, com o jogador entrando aos 86 minutos, na vaga de Gabriel Jesus. Seu segundo jogo na competição ocorreu em 27 de junho no empate entre Brasil e Equador, por 1 a 1, no Estádio Olímpico de Goiânia. Ele entrou aos 17 minutos do segundo tempo, na vaga do atacante Roberto Firmino. Vini fez seu terceiro jogo na semifinal na vitória suada sobre o Peru, por 1 a 0, no estádio Nilton Santos, mais uma vez saindo do banco, ele entrou na vaga de Richarlison aos 38′ do segundo tempo, contudo ainda deu tempo de receber cartão amarelo, por falta forte em Lora. Na final, Vini entrou aos 17′ do segundo tempo substituindo Everton Cebolinha, no jogo em que a Argentina saiu campeã da Copa América 2021, com um belo gol de Ángel Di María, ainda no primeiro tempo, a equipe venceu por 1 a 0 no Maracanã. Terminou a Copa América com quatro jogos, nenhum gol e sem assistência, porém sempre como substituto jogou apenas 87 minutos contando os acréscimos. Vinicius acumulou 177 minutos em campo, considerando acréscimos, ao longo de sete partidas no ano 2021.
A COPA DO MUNDO 2022 NO CATAR
Em 7 de novembro de 2022, Tite anunciou a convocação da Seleção para a Copa do Mundo. Entre muitos nomes certos no Catar o de Vini Junior foi chamado para disputar o torneio. Vinícius Júnior estreou com o pé direito na Copa do Mundo do Catar 2022, no Estádio Nacional de Lusail, em Lusail, a Canarinho venceu a Sérvia por 2 a 0, em duelo válido pela primeira rodada do grupo G. Os golos da partida foram marcados por Richarlison, ambos com participação de Vini. O Brasil venceu a Suíça por 1 a 0 na tarde de 28 de novembro, em partida válida pela segunda rodada do Grupo G da Copa do Mundo do Catar. O único gol da partida foi marcado pelo meio-campista Casemiro, com participação ativa de Vini. Que foi o principal jogador do ataque brasileiro, ele ainda fez um golo, contudo Richarlison participou da jogada e estava fora de jogo invalidando assim a jogada inteira. Vini fez seu primeiro gol na Copa do Mundo nas oitavas de final contra a Coreia do Sul, ele também daria uma assistência para o ex-companheiro de Flamengo, Lucas Paquetá marcar o quarto e ultimo gol na vitória por 4 a 1. Com este gol, Vinícius tornou-se o jogador Brasileiro mais jovem a marcar em um mata-mata de copa do Mundo desde Ronaldinho Gaúcho em 2002. No primeiro amistoso pós-Copa do Mundo FIFA de 2022, no dia 25 de março de 2023, na derrota por 2a1 frente a Seleção de Marrocos, Vinícius, agora o principal nome da Seleção com a ausência de Neymar, voltou a utilizar a camisa 11, que tanto fez sucesso pela Seleção Brasileira Sub-17.
O ESTILO DE JOGO
Vinícius é alvo de consultas e observações de jogos feitas por alguns dos clubes mais ricos do planeta desde os 14 anos. A ousadia, o drible e a visão de jogo sempre chamaram atenção no estilo de Vinícius, um atacante capaz de jogar pelo lado do campo ou mais pelo centro. Porém, ele se sente mais à vontade atuando pelas pontas, preferencialmente no lado esquerdo do ataque, e não raro recorre à habilidade para superar seus marcadores, sendo quase imbatível no um contra um. No entanto, antes de subir ao profissional, Vinícius chegou a ser repreendido no Flamengo por abusar dos dribles em algumas partidas, por se atrapalhar todo e esquecer da bola. Durante boa parte de sua carreira, sua finalização e seus passes deixavam muito a desejar, porém, a partir da temporada 2021/22, Vinícius parece ter se tornado um bom finalizador e assistente, se tornando um jogador bastante completo e amplamente considerado um dos melhores jogadores do mundo. O ex-jogador Tostão, em março de 2018, opinou sobre o futebol de Vinícius: “Ele tem uma incrível habilidade e velocidade nas arrancadas iniciais e nos médios e longos espaços, mas continua, como era no Brasil, com deficiências na finalização, no passe decisivo e nas escolhas.” Seu biotipo acima da média para garotos de sua idade e sua altura (1,76 m), chamaram a atenção do diário espanhol AS, que o classificou como “uma versão moderna e mais forte de Neymar”.
RACISMO E XENOFOBIA
Em um programa espanhol Chiringuito Show, Pedro Bravo, agente de jogadores de futebol, foi acusado de fazer comentários racistas e xenófobos sobre Vinícius Júnior. “ Tem que respeitar o adversário! E quando você fizer um gol no adversário, se quiser dançar samba, vá ao sambódromo no Brasil… Aqui, o que você tem que fazer é respeitar teu companheiro de profissão, e deixar de se fazer de macaco.” — Pedro Bravo, em entrevista ao Chiringuito Show. De imediato vários clubes, jogadores e ex-jogadores prestaram apoio a Vinícius Júnior. Em 16 de setembro de 2022, Vinícius publicou um vídeo se pronunciando a respeito do fato em suas redes sociais. Já em 19 de setembro de 2022, novamente foi atacado, porém dessa vez pela torcida do Atlético de Madri, antes do Clássico de Madri, que aconteceu no Estádio Cívitas Metropolitano, pelo Campeonato Espanhol, um grupo de torcedores do time foi filmado entoando cânticos racistas direcionados a Vinícius Júnior.
Em 26 de setembro de 2022, Raíllo, capitão do Mallorca, acusou Vinícius Júnior de usar racismo como coringa para se defender quando é ofendido. No dia 26 de janeiro de 2023, foi atacado novamente por torcedores do Atlético de Madrid, em uma demonstração em Madrid, antes do Dérbi na Copa do Rei. Os torcedores penduraram em uma ponte a frase “Madrid odeia o Real”, e um boneco, representando o jogador, sendo enforcado. Vini Jr voltou a sofrer ataques racistas em 5 de fevereiro de 2023, na derrota do Real Madrid para o Mallorca, por 1 a 0. Câmeras da DAZN flagraram um homem chamando-o de “macaco”. No dia 21 de maio pela La Liga, voltou a ser hostilizado por insultos racistas, dessa vez pela torcida do Valência no Estádio de Mestalla, a partida chegou a ser paralisada pelo árbitro e, posteriormente, foi retomada. Houve confusão entre os jogadores e Vinícius acabou sendo expulso. Vinicius Jr. se manifestou em relação ao episódio nas redes sociais. “Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhois que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui”, escreveu o atacante. O presidente da La Liga, Javier Tebas, criticou a publicação de Vinicius Jr. “Já que os que deveriam te explicar o que é e o que a La Liga pode fazer nos casos de racismo, temos tentado explicar, mas você não compareceu a nenhuma das duas datas combinadas para isso que você mesmo solicitou. Antes de criticar e injuriar a La Liga, é necessário que se informe adequadamente. Não se deixe manipular e assegure-se de entender bem as competências de cada um e o trabalho que estamos fazendo juntos”, escreveu o dirigente. O posicionamento do presidente da La Liga foi prontamente respondido pelo jogador. “Mais uma vez, em vez de criticar racistas, o presidente da LaLiga aparece nas redes sociais para me atacar. Por mais que você fale e finja não ler, a imagem do seu campeonato está abalada. Veja as respostas do seus posts e tenha uma surpresa… Omitir-se só faz com que você se iguale a racistas. Não sou seu amigo para conversar sobre racismo. Quero ações e punições. Hashtag não me comove.”, escreveu Vini. Em 21 de outubro de 2023, em uma partida entre Real Madrid e Sevilla, válida pelo Campeonato Espanhol, no estádio Ramón Sánchez Pizjuán, Vinícius Jr. foi novamente vítima de um caso de racismo. O sujeito, que era torcedor do clube local, fez imitações de um macaco. Após isso, o Sevilla emitiu uma nota dizendo que identificou o torcedor e expulsou-o do estádio. O jogador do Real Madrid também fez pronunciamentos em suas redes sociais.
FORA DO FUTEBOL
Em julho de 2021, Vinícius Júnior anunciou seu projeto social focado na educação de crianças do RJ, o Instituto Vini Jr., projeto que ajuda crianças que vivem em condições de pobreza através do esporte. Em 17 de junho de 2023, Vinícius Júnior ingressou na Comissão Antirracismo na FIFA. A informação foi dada pelo presidente Gianni Infantino, que afirmou que a comissão será composta de jogadores que irão sugerir punições mais severas para casos de discriminação racial. Em 30 de outubro de 2023, Vinícius Júnior venceu o Prêmio Sócrates no Bola de Ouro 2023, devido ao seu trabalho com o Instituto Vini Jr. prêmio que estava em sua 2ª edição, criado como forma de reconhecer iniciativas sociais ligadas ao esporte. Em dezembro de 2023, Vinícius Júnior anuncia sua entrada no mundo dos e-sport através da organização LOUD, o anúncio foi feito pelo X (antigo Twitter) pelas duas partes. Ele entrou sendo diretor e embaixador da organização, onde no atual momento é uma das maiores e mais influentes do Brasil e do mundo. Em 02 de fevereiro de 2024, Vinicius Júnior foi nomeado embaixador da boa vontade da Unesco, sendo o segundo jogador brasileiro a receber o prêmio, depois de Pelé. “Receber esse convite para ser embaixador da Unesco aos 23 anos é mais do que uma honra, é uma vitória e um dever que carregarei para a vida. Claro que quero ser lembrado como um grande jogador, mas também como um cidadão que se esforçou para fazer algo diferente. Eu luto pela educação desde os 19 anos e até esse ano apenas com os meus recursos, e meu Instituto cresce mês a mês no Brasil. Com a potência que é a Unesco, vamos impactar o mundo” disse Vinicius Júnior. Em 04 de junho de 2024, Vinicius Júnior foi anunciado como embaixador da Gatorade. Preto, humilde, de periferia, Vini Jr. é e seguirá sendo um exemplo do Brasileiro que chegou lá sempre sem pisar em ninguém, apenas com o seu futebol. O camisa 7 do Real Madrid é considerado pra alguns o melhor jogador do mundo e pode se sagrar o primeiro jogador brasileiro a vencer a Ballon d’Or desde 2007, uma das maiores prêmios individuais da temporada ao lado do FIFA The Best e o Jogador do Ano da UEFA, esse último o Vini Jr. tem chances muito grandes de vencer, posto que quando este post for lançado o anúncio formal pela UEFA já terá sido feito elegendo o brasileiro como o melhor jogador do futebol europeu em 2023/24, ficando apenas pela entrega do prêmio na premiação no segundo semestre.
Este episódio do C.O.P.A é dedicado também aos 10 garotos do Ninho, mortos na tragédia que marcou o Flamengo e o futebol brasileiro, em 2019. Garotos como o Vini Jr., crias do Flamengo que sonharam também como o Vini um dia chegar lá, infelizmente, não conseguiram realizar esse sonho.