Nesse vasto esporte que chamamos de futebol, o drible se destaca como uma das habilidades que mais atraem e encantam aos nossos olhos. Um drible bem executado pode decidir o jogo, limpar marcações bem postadas ou então expandir a paixão do torcedor. Drible é sinônimo de arte, a pura essência desse esporte que ao decorrer de sua evolução nos apresentou jogadores fantásticos que elevaram o nível dessa palavra; drible é o que define o futebol como único, não atoa que para muitos o bom jogador é apenas aquele que dribla bem, pois é a habilidade do jogo que possivelmente mais transmite magia. Sendo tão encantador, é de se esperar que perguntas como: “Quem será que são os melhores dribladores?!” ou “Quem será que dribla melhor?! X ou Y?” acabem surgindo e inúmeras discussões sejam criadas, pois todos querem saber quem são os reis dessa técnica de improviso, os que melhor abraçaram a magia de driblar em toda a história. Portanto, produzimos essa thread que visa esclarecer e separar a vocês com base em nosso entendimento no assunto: Quem são os 10 Melhores Dribladores do Futebol de Todos os Tempos. Preparem-se para emergir, e vamos começar.
Conceito
Antes de mais nada, primeiramente precisamos entender o que de fato é o drible em sua essência, suas derivações e o que torna um driblador melhor do que outro. Bem, para responder essas perguntas, podemos utilizar da própria definição dada pelo dicionário, onde é citado que driblar é nada mais que o simples ato ou efeito de fazer fintas com a bola ou com o corpo, para ultrapassar um “obstáculo”. Isso significa que driblar não está inerentemente ligado a quantos recursos se domina, e sim em simplesmente passar pelo oponente. Em outras palavras, por mais simples ou complexo que seja o drible realizado, conceitualmente ambos terão o mesmo valor, pois alcançaram o mesmo objetivo que é nada mais que passar pelo oponente. Então isso quer dizer que repertório de drible é inútil e que Ronaldinho não foi especial? Ora, claro que não amigo, é preciso saber juntar os pontos; o que fez Ronaldinho ser um excelente driblador não foi exclusivamente o repertório que ele tinha, mas sim a forma que ele aplicava esse repertório, conseguindo progredir e passar pelo adversário mesmo usando dribles de “rua”. Basicamente, mesmo sendo um driblador focado em “skills” por sua essência, Ronaldinho ainda conseguia ser eficiente, ele cumpria o que a definição de DRIBLE requisita que é ultrapassar o marcador. Seja através de uma lambreta ou de uma simples finta de corpo, você estará executando um drible, e esse é um dos principais pontos por trás de um bom driblador: a eficiência, o quanto ele consegue ultrapassar os marcadores dele. No entanto, isso não é tudo, pois existe um fator chave que pode ser usado para definir o que torna um driblador melhor do que o outro, que é a capacidade de progressão.
No futebol, sabemos que o drible pode ser dividido em 3 principais sessões: 1. Drible Progressivo; 2. Drible Skills; 3. Drible Velocista. Dentre às 3, o drible progressivo é o que mais está ligado a totalidade desse esporte, ou seja, o que mais aporta para a vitória do time. Nesse sub-critério é onde encontramos jogadores que por característica ultrapassam mais marcadores, progridem mais pelo campo e abrem mais espaços para a equipe. O drible progressivo além de exercer mais atribuição à equipe, mais dribles são executados (o que significa ser mais eficiente) e acima de tudo é o mais raro de se achar em um jogador, sobretudo, é o melhor. Quer um exemplo? Reveja o gol de Neymar contra o Panamá em 2017 nas qualificações para a copa, os 2 gols dele contra o Internacional pelo Santos na Libertadores em 2012, ou então o seu quase gol no último jogo da Seleção contra a Bolívia. Perceba que em todos esses lances, Neymar usou do drible progressivo, driblando em direção ao gol o máximo de oponentes sucessivamente afim de gerar uma chance de gol. Até mesmo no último mencionado, onde Neymar não fez o gol, ele ainda sim gerou uma situação cara-a-cara com o goleiro apenas driblando progressivamente. Agora quero que você mesmo me responda: qual drible foi o mais útil, o mais eficaz? Qualquer um desses 4 lances do Neymar, ou então os 3 chapéis consecutivos do Vinicius Jr contra o Paraguai? Ou o famoso lance de freestyle do Cristiano Ronaldo pelo Manchanster United em 2008? Quero que ignorem o contexto e foquem apenas no drible em si. Notem como por mais que os 2 últimos exemplos sejam talvez mais atrativos visualmente, nenhum deles gerou quaisquer oportunidades para o time, não foi aberto nenhum espaço e nenhuma jogada de perigo foi construída como qualquer um dos 4 lances de Neymar ocasionou. Portanto, o que define o melhor driblador é a sua capacidade de progredir o máximo possível com a bola, não importando como, e então gerando mais chances de vitória para o time. Todavia, não posso deixar de fora a importância de outro recurso essencial de drible: O 1 contra 1. Nesse sub critério, se sobressai melhor o jogador que é versado em mais recursos para driblar, no caso, os “skillers”; que apesar de ser menos importante e aportar bem menos ao time, ainda sim é um fator auxiliar e complementar para um driblador.
Dada essas informações, os critérios utilizados para o top 10 a seguir serão:
- Objetividade (capacidade de progressão);
- Eficiência (número de dribles certos);
- Contexto da posição (em algumas posições é mais difícil driblar, tal como o segundo atacante por exemplo que transita numa região que existem mais marcadores);
- Constância (por quanto tempo cada jogador conseguiu ser um driblador de alto nível);
- Capacidade de 1 contra 1 (dribles criativos/inventivos). * Lembrando, a posição dos jogadores não vai ser definida apenas por um critério ou outro de maneira isolada, mas sim pelo conjunto de todos eles.
Ou seja, um jogador ser bom no 1 contra 1, não fará dele necessariamente um driblador melhor do que um jogador que “não é”. Uma vez que as informações foram esclarecidas, vamos começar! Obs: as fontes das estatísticas utilizadas foram: Sofascore, Opta, Whoscored, contagens via YouTube e Bundestream, @duasmicstand, @Trachta10, @gasipo_opinions, @grup14 (insta).
10° George Best
Se Messi e Maradona ficaram marcados na história por seus dribles curtos e velozes, saibam que George Best já fazia o mesmo a muito tempo atrás. Na décima colocação, Best é provavelmente o primeiro exemplo de driblador progressivo em essência que temos, era quase imparável, driblava inúmeros jogadores um atrás do outro e só parava dentro do gol em jogadas e lances muito semelhantes ao que já vimos Messi e Neymar realizar, e assim como eles, grande parte de suas grandes arrancadas partiam do meio de campo, não atoa, já foi assumido por Pelé como o melhor jogador que ele já viu. Embora não existam muitas estatísticas a seu respeito, ainda é possível buscar partidas de George Best e notar como ele não passava em branco num único jogo sequer tratando-se de driblar. O único motivo pelo qual não está mais acima na lista, é por falta de constância na carreira, ter abaixado o nível muito cedo devido a questões extra-campo, e principalmente, falta de números mais completos.
9° Johan Cruyff
Na nona colocação temos o pai do futebol tático, Johan Cruyff também é um dos melhores dribladores de todos os tempos sem sombra de dúvidas. Muitos se lembram de Cruyff pela sua capacidade de playmaking, por seu número colossal de assistências, mas poucos se recordam de uma de suas melhores valências: o drible. Cruyff era um driblador absurdo, mesmo sendo alto ainda conseguia manter um estilo de driblar envolvendo cortes curtos e rápidos tal como Messi faz, quase ninguém o parava, e ainda por cima, é conhecido por revolucionar alguns dribles que são utilizados até os dias de hoje, como o “Cruyff Turn” por exemplo. Não deixando de mencionar, Cruyff é o terceiro jogador com mais dribles completos em uma única partida de Copa do Mundo desde 1966 empatado com outros 4 jogadores, e também está presente na lista de jogadores com mais dribles completos da história das copas do mundo com 34 dribles completos, mas detalhe: Cruyff jogou somente UMA copa do mundo, ou seja, somente 7 jogos. Lembrando que Cruyff também atuava na prática muitas vezes como um segundo atacante/ponta de lança apesar de não ter posição fixa, visto que grande parte de suas jogadas saiam do meio ofensivo do campo, a posição mais difícil para se driblar, pois é onde há menos espaços devido à marcação.
8° Ronaldo Nazário
Seria um pecado fazer essa lista e deixar o único jogador nomeado “fenômeno” de fora. Nazário possui 88 gols (OITENTA E OITO) driblando o goleiro e já alcançou 169 dribles completos em uma única temporada em 1996/1997, superando 11 temporadas de Messi, todas de Neymar e Cristiano Ronaldo (levando em conta somente dribles completos em liga). Mesmo com inúmeras lesões, sendo alvo de todo técnico oponente e ainda alto, de toda forma era extremamente objetivo e eficiente, um dos jogadores com mais dribles completos da história do Barcelona em uma única temporada (o mesmo Barcelona em que MESSI, NEYMAR e RONALDINHO jogaram), declarado um fenômeno na Itália, e uma aberração jogando no Brasil ou pela Seleção, o maior utilizador da famosa pedalada. Ronaldo além de ser extremamente eficiente como os números pelo Barcelona ilustram, também era tenebroso no 1v1, o que pode ser explicado não somente pelos 88 gols driblando o goleiro, mas também por seus 85 gols driblando 1 jogador.
7° Eden Hazard
Provavelmente o que mais será questionado da lista, Eden Hazard é sem sombra de dúvidas um dos melhores dribladores que já tivemos; pouco lembrado, é o segundo jogador com mais dribles completos desde 2006/07 nas 5 principais ligas, estando a frente de Ribéry e Neymar e atrás somente de Lionel Messi (lembrando: Hazard jogou na liga mais difícil e com menos espaços do mundo pela maior parte de sua carreira), tal como também está na quarta posição de jogadores com mais dribles completos da história das Copas do Mundo desde 1966, mesmo com tantos craques e lendas que passaram por esse torneio. Ademais, assim como Cruyff e Best, Hazard não é um jogador que sempre inicia dribles como um ponta (embora quase sempre tenha jogado como um) que arrasta pela extremidade do campo; não, parte de seus grandes lances eram em contextos no qual ele driblava recebendo a bola no meio de campo (ou então arrastava para o meio) e conduzia até a área de ataque (sendo que muitas vezes ele ainda fazia o gol ou dava a assistência) e isso torna seus números ainda mais fascinantes pois é mais difícil ser eficiente nessas condições. Em suma, apesar de pouco mencionado no tema Hazard é um monstro se tratando de driblar, extremamente objetivo e eficiente; jogou na liga mais difícil e “fechada” do mundo além de ter disputado estatísticas contra diversos dribladores masterclass; mesmo assim está no top 2 de jogadores com mais dribles completos registrados da HISTÓRIA, além de estar presente em outras colocações de listas históricas se tratando de drible, como o primeiro jogador com 100% de acerto em dribles em um jogo de copa do mundo, com 10 (DEZ) ou mais dribles; é o jogador com mais dribles completos da história da Premier League; e também é o jogador com a maior taxa de acertos em dribles desde 2009 em uma única temporada, isso em 2017/18 com 81%, acima de Messi no top 2 em 2017/18 com 70%, e também Lionel Messi no top 3 em 2019/20 com 69%; por fim, Hazard também é o sexto jogador com mais dribles completos em uma única campanha de Champions League na história empatado com Neymar, ambos com 51 dribles completados, sendo acima deles apenas Messi nas 4 primeiras colocações, e Deco na quinta.
6° Mané Garrincha
Existe uma razão pela qual o anjo das pernas tortas foi considerado por muitos que o viram como o melhor driblador de todos os tempos, não atoa, quem mais fez 62 (SESSENTA E DOIS) dribles em uma única edição de Copa do Mundo a não ser esse rapaz? Isso é algo inacreditável, ninguém sequer chegou perto. Além disso, Garrincha também é o jogador com mais dribles completos em uma única partida de Copa do Mundo desde 1962, com 17 dribles, e também é o segundo colocado com 16, para só então vir Okocha com 15 de acordo com o Opta. Vocês possuem noção do quão ABSURDO é ter 17 dribles completos em uma única partida? Existem jogadores que sequer conseguem isso em uma edição inteira de copa. Garrincha era um jogador que abusava de dribles secos, passava por todos os marcadores dessa maneira somado com sua força e velocidade, não existindo definição melhor para ele do que um dos dribladores mais eficientes que já tivemos; como alguns diziam, ele era o motor que fazia o ataque da Seleção Brasileira funcionar. O único motivo pelo qual está abaixo dos demais da lista, é por preencher em menor escala os critérios utilizados.
5° Ronaldinho Gaúcho
O maior showman de todos os tempos, Ronaldinho foi um jogador que mostrava a graça que o futebol podia proporcionar apenas driblando, que é muito mais que simples movimentos robóticos de receber a bola e tocar para o lado; ele não foi alguém que ficou no auge por muito tempo, mas mesmo assim, seu legado ficou marcado no futebol, principalmente como um dos melhores dribladores da história. Em toda sua passagem pelo Barça que durou cerca de 5 anos, completou 762 dribles levando em conta La Liga e Copas Nacionais (contado via YouTube e Bundestream), porém vocês possuem noção do quão absurdo esse número é? Em sentido de comparação, Luka Modric, contando desde 2009 executou apenas 888 dribles (até o momento da contagem), Ribéry 1089, e Cristiano Ronaldo, 1003 (até o momento da contagem). Ou seja, em cerca de 15 anos (12 no caso de Ribéry), ambos executaram praticamente a quantidade de dribles que Ronaldinho fez em apenas 5 (CINCO)! Isso é extremamente absurdo, mostra o quão eficiente ele era. E o Bruxo também não só era eficiente, como também era um excelente driblador em progressão, isso é, mesmo fazendo suas famosas “firulas”, mesmo assim ultrapassava todo mundo para logo em seguida entregar um passe na cara do gol, fazer o gol, ou então até mesmo criar algum lance de perigo; um exemplo: final da Champions League de 2005/06, o El Classico onde foi aplaudido pelos rivais em 2005, ou então até mesmo o jogo da ida entre Milan e Manchanster United em 2009/10, que apesar de não ser uma partida pelo Barça, ilustra bem o quanto ele aportava para o time driblando. Por fim, Ronaldinho é um dos melhores da história no 1v1, um dos que mais possuíam recursos de drible para tal; r10 era tão absurdo nesse aspecto que era quase impossível algum marcador vencê-lo sem nenhuma cobertura, no caso, sem uma marcação dobrada, e isso pode ser visto em todos os clubes que ele passou, até mesmo na seleção brasileira.
4° Pelé
Com certeza o Rei do Futebol não ficaria de fora de uma lista dessas, sobre um dos recursos que mais simbolizaram sua imagem. Pelé, em sua época, foi provavelmente o jogador mais caçado do mundo! A quantidade de faltas criminosas que sofria era abismal (não atoa existem até mesmo jornais reportando algumas delas), e sendo assim, você já deve imaginar o quão difícil era para o Rei driblar, não é? Apenas ligue os pontos: Pelé era um ponta de lança, a posição onde mais necessitava enfrentar marcadores, isso somado ao fato de que era um jogador muito caçado em campo, logo, as condições para driblar eram extremas. Mas você acha que isso era algum problema para ele? Bem, certamente não foi, não atoa, Pelé é o jogador com mais gols-por-drible na história do futebol, tendo 1 gol driblando 7 (SETE) marcadores, 2 gols driblando 5, 5 gols driblando 4, 17 gols driblando 3, 37 gols driblando 2, e 72 gols driblando 1 jogador (Importante ressaltar que esses dados foram retirados a partir de uma contagem dos 456 gols de Pelé presentes no YouTube). Outrora, Pelé foi sem sombra de dúvidas um dos dribladores mais progressivos e eficientes da história em condições brutais, sendo o jogador com mais gols-por-drible da história do qual muitos destes ainda foram com dribles inventivos, as famosas firulas, que também lhe tornava um monstro no 1 contra 1, algo que também explica seus 72 gols driblando 1 jogador. O Rei foi tão genial driblando, que praticamente todos os dribles que conhecemos nos dias de hoje, primeiro passaram sob seus pés antes de se tornarem famosos.
3° Neymar Júnior
Você pode questionar seu comprometimento, seu envolvimento em questões extra-campo, suas escolhas, mas indiscutivelmente não pode questionar sua habilidade; Neymar Júnior é sem sombra de dúvidas um dos melhores dribladores que já passaram pelo futebol, sendo o drible, seu símbolo como jogador, sua maior qualidade. Neymar é um dos, se não o jogador com a maior quantidade de recursos de dribles 1 contra 1 na história do futebol: lambretas, elásticos, chapéis, cortes de letra, dribles em velocidade, dribles curtos, fora uma infinidade de dribles inventivos que ele já executou… e como se não bastasse, ele ainda é absurdamente eficiente, sendo o terceiro jogador com mais dribles completos registrados na história do futebol, sendo que de 2011/12 até 2020/21 foi o jogador com a maior média de dribles p/jogo. Caindo para a segunda colocação em 21/22-22/23 com 4.0 (anteriormente era 4.5). Ademais, Ney também é o sexto jogador com mais dribles completos em uma única edição de Champions League (atrás de Messi nas 4 primeiras colocações e do Deco na quinta), o segundo jogador que mais vezes foi líder em dribles completos em Champions League (atrás somente de Messi), o primeiro jogador com mais dribles completados em uma única partida de Champions League (empatado com Messi e Zanetti), o segundo jogador com mais dribles completos na Champions League desde 2009 (atrás somente de Messi, porém Neymar jogou sua primeira partida de UCL em 2013), além de deter o recorde de mais dribles completos em uma única partida de eliminatórias sul-americana, e também estar presente na lista de mais dribles completos da história das Copas do Mundo mesmo nunca tendo jogado até às semi finais. Agora quer saber qual é a parte interessante de todas essas estatísticas? É que elas foram conseguidas na era dos melhores sistemas defensivos da história do futebol, na era do futebol “físico”, onde há mais correria e menos espaços para jogar, com Neymar ainda por cima jogando centralizado boa parte de sua carreira sendo também focado por jogadores rivais, algo até mesmo confirmado várias vezes por vários jogadores diferentes. Neymar além de ser provavelmente o melhor da história no 1v1, está certamente entre os mais eficientes, sendo também um driblador progressivo com vários gols após driblar inúmeros jogadores como ilustram os exemplos do início do post, e muitos outros, fora às assistências.
2° Diego Armando Maradona
El D10s é sem dúvida uma das figuras mais icônicas e emblemáticas da história do futebol, cujo Independentemente das controvérsias que o cercam, estará sempre presente em todas as grandes discussões ao redor desse esporte. Não sendo diferente aqui, ele também está presente, e ainda por cima ocupa a segunda melhor posição da lista. Maradona é provavelmente o driblador mais próximo ao estilo Messi, com dribles curtos, rápidos, progressivos, capaz de driblar quase o time inteiro e ainda fazer gols e/ou distribuir assistências mágicas. Maradona é o segundo jogador com mais dribles completos em uma edição de Copa em toda história atrás de Garrincha, isso jogando junto a uma seleção inexpressiva onde ele era o único jogador realmente acima da média no time, e portanto, era o mais focado e o que sofria a maior quantidade de faltas; o que se intensificava pois Maradona executava boa parte de seus lances pelo meio de campo. Como se não bastasse, Maradona também é o segundo jogador com mais dribles completos em Copas do Mundo desde 1966 atrás somente de Messi, e também é o terceiro jogador com mais dribles em Copas do Mundo numa única partida empatado com outros 4 jogadores. Por clubes, Maradona também não fica atrás de seu desempenho em dribles por seleção, e vou explicar o porquê: Maradona jogou a maior parte da carreira em um dos campeonatos mais difíceis da HISTÓRIA que foi a Cálcio A dos anos 80, basicamente a liga pioneira em sistemas defensivos na era mais DEFENSIVA da HISTÓRIA, com a média de gols menor que 2.6 por jogo, a menor média de gols da história. Sendo tão defensiva assim, é de se imaginar que a quantidade de faltas que Maradona recebia não era pouca, o que pode ser comprovado pelo fato dele ter recebido 537 (SIMPLESMENTE 537) faltas em seus primeiros 49 jogos pelo Napoli, uma média de 11.16 faltas por jogo. Mesmo assim, Maradona atingiu marcas absurdas com drible nessa liga, por exemplo em 1987 contra o Empoli, onde Maradona completou 17 dribles em uma partida, ou então contra o Cesena em 87/88 onde Maradona completou 7 dribles; na temporada 86/87 a partir de jogos filmados, ele completou 44 dribles em 12 partidas, já em 87/88 completou 47 dribles em também 12 partidas (filmadas). Ou seja, Maradona provavelmente foi o que jogou nas piores condições dentre todos os demais, mesmo assim é um dos que mais alcançou marcas absurdas com drible na carreira; Maradona é imensuravelmente eficiente, é um driblador excelente no 1v1 (possui mais de 20 gols após driblar um único jogador), e também é progressivo, afinal, tem inúmeros gols limpando quase o time inteiro.
1° Lionel Messi
Se você leu com atenção até aqui, com certeza reparou minuciosamente na quantidade de vezes em que o nome de Messi foi mencionado no texto, principalmente em estatísticas onde por mais que ele não fosse o foco, estava sempre lá. Lá Pulga, Messi está presente em literalmente todas as listas históricas quanto a drible referente ao que foi possível a ele. NINGUÉM completou mais dribles que Messi na história do futebol por uma diferencia gigantesca, NINGUÉM completou mais dribles que Messi na HISTÓRIA das Copas do Mundo, NINGUÉM completou mais dribles que Messi na HISTÓRIA das Champions; Messi é o primeiro, o segundo, o terceiro e também o quarto jogador com mais dribles completos em uma única edição de Champions, é o jogador que mais vezes liderou em dribles completos na história das Champions, além de também ser o segundo jogador com mais gols-por-drible da história atrás de Pelé. Messi é sem sombra de dúvidas o jogador mais eficiente driblando em toda a história desse planeta, o jogador mais consistente driblando, que mais manteve o alto nível em dribles completos desde que iniciou a carreira. Como se não bastasse, Messi também é o driblador mais progressivo da história desse esporte, é o jogador com mais gols na história após driblar 4 ou mais jogadores, isso desconsiderando as assistências GENIAIS que ele já distribuiu após deixar o time inteiro no chão, como aquele contra a Espanha. São sempre dribles extremamente objetivos. Por fim, Messi também é excelente no 1v1, um dos melhores da história se não for o melhor disputando a posição com Neymar; lembrando, mesmo não dominando tantos recursos, Messi já venceu praticamente todo marcador desse planeta num 1v1: Ramos, Modric, Pepe, Gvardiol, Cole, Roberto Carlos, Casemiro, Marcelo, etc… Algo que fortifica ainda mais todos esses feitos, é que Messi assim como Neymar e Hazard, fez o que fez na era com os melhores sistemas defensivos da história do futebol, possivelmente na era com mais craques e gênios da história do futebol ao mesmo tempo, com mais marcadores fortes, rápidos, espaços fechados… Isso não apenas falando de jogos em liga, mas sim também em jogos contra o Big Six, em Champions League, em Copas do Mundo… Além do fato do qual Messi jogou parte de sua carreira como Segundo Atacante, a posição mais difícil para se driblar, também sendo muitas vezes alvo de entradas criminosas por ser destaque dos times pelo qual passou. Messi é INDISCUTIVELMENTE o melhor driblador da história, não há como ele ser retirado do topo desse rank.