O futebol brasileiro, às vezes, é previsível. O @ge_vasco informou que o Vasco tem interesse em Gustavo Quinteros, boliviano que lidera o campeonato argentino com o Vélez. É de se esperar que, seja no Vasco ou em outro clube tupiniquim, o nome do treinador, com um bom destaque na Argentina, apareça nos rumores para 2025. Assim, a PFQL traz uma análise do técnico e algumas estatísticas do Vélez em 2024.
Leia também: O projeto por trás do Velez Sarsfield
Gustavo Quinteros, de 59 anos, foi um bom zagueiro a nível regional, com boas passagens por times de Argentina e Bolivia. O técnico naturalizado boliviano tem tido um trabalho de destaque pelo Vélez Sarsfield, e é caracterizado por um futebol intenso e de velocidade. Quinteros tem 10 taças em quase 20 anos como treinador, sendo 6 vezes campeão de ligas nacionais, além de 2 copas e 2 supercopas no Chile e no Equador e liderar o campeonato argentino até aqui neste ano. Teve passagens relevantes por Emelec, Universidad Católica e Colo-Colo, além de seu atual trabalho a serviço do Vélez. Pelo clube argentino, tem a segunda melhor defesa e o melhor ataque do campeonato, com apenas 3 derrotas em 24 partidas. Chegou à final da Copa de la Liga e está na semifinal da Copa Argentina.
Sua formação favorita é o 4-2-3-1, com dois meias mais abertos que jogam com os pés invertidos e trazem a bola para o meio, seja para finalizar ou para ajudar na construção das jogadas, enquanto os laterais avançam sempre para manter a amplitude do esquema. A equipe tenta criar situações de superioridade numérica no ataque com a aproximação de jogadores, que consequentemente deixa espaços vazios que normalmente são ocupados por pontas ou laterais que ficam isolados pelo lado do campo.
Na parte defensiva, Quinteros é adepto da pressão em bloco alto, tentando sufocar o adversário em seu campo, e da marcação individual. Seus times buscam ficar o máximo de tempo possível com a bola, e é raro que o técnico abdique da posse para proteger mais a defesa. Mesmo assim, ele sabe quando deixar seu estilo de jogo de lado se for o que a ocasião pede.
Gustavo também sabe muito bem utilizar a base pelas equipes que passa. Pelo Vélez, nomes como Christian Ordoñez, Valentín Gómez e o craque do time Thiago Fernández são bastante utilizados, apesar da pouca idade. É também responsável pela temporada de explosão de Enner Valencia, em 2012, pelo Emelec. É o técnico ideal para trabalhar com jovens jogadores.
O treinador considera seu estilo de jogo muito equilibrado, buscando superioridade seja na parte defensiva ou ofensiva do campo. Não abre mão da velocidade e da intensidade, tendo como referência os técnicos Bielsa, Klopp, Guardiola e, principalmente, Arrigo Sacchi. Vem de bons trabalhos no futebol sul-americano, apesar de passagens apagadas por Al-Nassr, Tijuana e pela seleção do Equador. Já manifestou seu desejo em treinar um clube brasileiro em 2019, e sua campanha pelo Vélez deve credenciar Quinteros como uma opção para clubes daqui em 2025, com destaque para a sua ofensividade e equilíbrio defensivo.
Agora, vamos a algumas estatísticas do Vélez entre as equipes da Liga Profissional de Futebol em 2024:
1° em pontos – 45
1° em gols marcados – 35
1° em menos faltas por jogo – 10.7
2° em menos gols sofridos – 15
2° em gols marcados previstos (xG) – 33.7
3° em grandes chances de gol – 58
4° em menos cartões amarelos – 50
5° que menos faz substituições – 99
5° em menos faltas cometidas – 257
6° com mais tentativas de drible – 69
8° em menos gols sofridos previstos (xGA) – 21.5
11° com menos cruzamentos – 325
11° em finalizações – 292
11° em posse de bola – 52.6%
13° em precisão nos passes – 73.1%
Via FBREF e Sofascore.