Fluminense e Renato Gaúcho: pesadelos do centenário do Flamengo

Não há como negar, o Flamengo era o grande favorito para ganhar o Carioca de 1995. Era...

Julia Soares
Por Julia Soares 3 Minutos de Leitura

Não há como negar, o Flamengo era o grande favorito para ganhar o Carioca de 1995. Além de ter montado uma equipe de grandes vencedores, era o centenário do clube.

O elenco da época contava com Romário (vindo do Barcelona era então, o melhor jogador do mundo), Edmundo, o jovem Sávio e tinha como comandante Vanderlei Luxemburgo.

Fluminense e Renato Gaúcho: pesadelos do centenário do Flamengo

Mas isso não foi o suficiente para vencer o Fluminense de Renato Gaúcho na “final”.

Breve resumo da edição do carioca de 95:

O campeonato contou com 16 times divididos em dois grupos, era o maior número de times desde 1979. Os times jogaram a Taça Guanabara em turno e returno, com os campeões de cada turno ganhando um ponto de bônus. Os quatro melhores de cada grupo foram ao octogonal final, onde o time com mais pontos seria o campeão. O oitavo colocado enfrentaria o campeão de um playoff da Divisão Intermediária, que garantiria uma vaga no octogonal. Na final da Taça Guanabara, os times com mais pontos se enfrentaram valendo um ponto extra.

Confuso, eu sei. Mas o importante é: na fase final, o Flamengo era mais um dos oito times presentes na disputa de pontos corridos.O último jogo da equipe rubro negra, líderes daquela fase, seria justamente contra o seu maior rival, Fluminense Football Club. O tricolor das Laranjeiras estava a apenas dois pontos da liderança, ou seja, a partida seria uma espécie de final por parte das duas equipes.

O Flamengo tinha 32 pontos, enquanto Botafogo e Fluminense tinham 30, mas o time de Túlio Maravilha, que havia vencido o América no dia anterior, levava vantagem no saldo.

Se o Flamengo empatasse, seria campeão, O Flu dependia de uma vitória simples para acabar com um jejum de nove anos.

Fluminense e Renato Gaúcho: pesadelos do centenário do Flamengo

No dia da partida, domingo, dia 25 de junho de 95, amanheceu com sol no Rio de Janeiro, mas não durou até o horário do jogo. No maracanã, chovia, fazia frio e tinha bastante vento.

Bola rolando no maracanã, e apesar do sentimento de jogo ganho por parte do Flamengo, dentro de campo, o que se viu foi a garra tricolor prevalecendo, com uma vantagem de 2 a 0 logo no primeiro tempo. O Flu fez 2 a 0 com Renato Gaúcho, aos 30 minutos, e Leonardo, aos 42. Já no segundo tempo, o Fla empatou com Romário, aos 26, e Fabinho, aos 32

A esse momento, o título do carioca de 1995 estava a um passo curtíssimo das mãos dos ídolos do Flamengo, se não fosse pela barriga de Renato Gaúcho.

Fluminense e Renato Gaúcho: pesadelos do centenário do Flamengo

Isso mesmo, a BARRIGA de Renato Portaluppi. Aos 41 do segundo tempo, Aílton bagunça a defesa do flamengo, tenta um chute para o gol e renato gaúcho coloca a bola para dentro com a barriga.

Mas a história aos olhos do árbitro Léo Feldman e para as matérias de jornais não foi bem assim…

Fluminense e Renato Gaúcho: pesadelos do centenário do Flamengo

Na súmula assinada pelo árbitro, o gol foi de Ailton, volante rejeitado pelo presidente do Flamengo.

Mas as câmeras de TV captaram um centroavante de faixa branca no cabelo ao estilo Rambo vestindo a camisa 7 escorando com a barriga. Era Renato Gaúcho.

3×2, fim de jogo.

Vitória de Virada do Tricolor.

Curiosidades:

01 – Quantidade de jogos

A edição de 95 teve 169 jogos. O campeonato começou em 28 de janeiro e foi terminar só em 25 de junho.

02 – Expulsão de Lima

A expulsão do zagueiro Lima foi comemorada como mais um gol pelos torcedores tricolores. O atacante do Flamengo, Sávio avançava sozinho em um contra ataque e o zagueiro tricolor não pensou duas vezes, fez a falta.

03 – 120 mil pessoas no Maracanã

O Fla-Flu decisivo teve 120.418 presentes no “velho” Maracanã. Atualmente, o estádio pode receber no máximo 78 mil pessoas, e as autoridades não liberam a capacidade total por questões de segurança.

04 – É campeão?

Faltando alguns minutos para o fim do jogo, o Flamengo tinha um a mais. A torcida não se conteve e começou a gritar “É campeão!”. O castigo veio rapidamente: logo em seguida, Ailton arrancou pela direita, driblou Charles Guerreiro e Renato, de barriga, marcou o gol do título do Fluminense.

Fluminense e Renato Gaúcho: pesadelos do centenário do Flamengo

Texto produzido por @ffcjuliab

Julia, 18 anos, Carioca. Estudante de Educação Física na Universo. Fanática pelo Fluminense e obcecada por esportes.
Faça um comentário