Pela 6ª vez nos últimos 10 anos, Flamengo e Fluminense farão a grande final do Cariocão. E o clássico mais charmoso do país é sinônimo de rivalidade, onde se inicia na origem do futebol dos dois clubes, rivalidade familiar, proximidade geográfica e até mesmo o duelo pelo protagonismo do Maracanã – o maior palco do futebol mundial.
Alguns recordes do clássico Fla-Flu:
➡ E o jogo que detém o maior recorde de público da história do Brasil (194.603 pessoas – Flamengo 0x0 Fluminense1963);
➡ Desde 2012 (ano centenário do clássico) é o único jogo considerado patrimônio imaterial do RJ;
➡ Único clássico no mundo a ser citado no hino de ao menos dois clubes (Flamengo e Bangu);
➡ Segundo o The Sun, o Fla-Flu é o único clássico brasileiro eleito pela imprensa britânica como um dos top-10 maiores clássicos mundiais (em 8º lugar);
➡ O Fla-Flu já foi filme em 4 obras diferentes, chegando a ser tema de estudos estrangeiros sobre o futebol brasileiro;
➡ O termo Fla-Flu em alguns estados brasileiros é expressão popular para referenciar qualquer outra rivalidade.
Para o jornalista tricolor Nelson Rodrigues, Flamengo x Fluminense se assemelham à história dos irmãos Karamazov, personagens do famoso conto de Fiódor Dostoiévski que falava sobre uma forte rivalidade familiar. Outra curiosidade sobre os “irmãos” Fla-Flu é que um dos fundadores do Fluminense – Manuel Rios (1902), foi também presidente do Flamengo (1905). Outro fator histórico é o fato de que uma briga interna no Fluzão culminou no surgimento do futebol do Flamengo anos mais tarde, quando ex-jogadores Tricolores decidem ir para o rival, que na época praticava apenas o remo.
O 1º estádio usado pelo Flamengo ficava no bairro de Laranjeiras, área histórica do Fluminense até hoje. A rua Paissandu foi a 1ª casa do Flamengo, enquanto o Fluminense jogava ao lado, na rua Pinheiro Machado (estádio das Laranjeiras).
Você sabia disso? 📝 @gabdeolv
