A rivalidade entre Corinthians e Internacional

Um dos maiores clássicos de clubes de diferentes regiões é entre Corinthians e Internacional. Mas de onde vem essa rivalidade?

Pedro Regis Rodrigues
Por Pedro Regis Rodrigues 3 Minutos de Leitura

Em nosso futebol, há muitas rivalidades entre os clubes, principalmente entre aqueles que são da mesma cidade, ou até mesmo do mesmo estado. Porém, os chamados “Clássicos Regionais e Inter-regionais” movimentam bastante as torcidas pelo país.

Um dos maiores clássicos de clubes de diferentes regiões é entre Corinthians e Internacional. Mas de onde vem essa rivalidade?

A rivalidade entre Corinthians e Internacional

Começo da rivalidade

Para muitos torcedores, essa rivalidade começou em 2005, pela disputa do Campeonato Brasileiro daquele ano. Mas, na verdade, tudo começou em 1976, quando o Colorado bateu o Timão na final do Brasileirão por 2×0, impedindo assim uma conquista alvinegra, que já estava 21 anos sem levantar uma taça de expressão.

A rivalidade entre Corinthians e Internacional

A polêmica de 2005

Mas foi de fato, em 2005, que essa rivalidade se transformou no que é hoje. Naquele Campeonato Brasileiro, Corinthians e Inter disputavam a liderança rodada a rodada, e o Inter liderava até uma certa altura da competição. Mas um escândalo envolvendo a arbitragem mudaria o rumo do campeonato.

Edilson Pereira de Carvalho foi denunciado e preso por manipular o resultado de 11 partidas, e, consequentemente, todas foram remarcadas. Com os novos resultados dos jogos remarcados, o Corinthians teve uma vitória e um empate, em jogos que anteriormente o clube do Parque São Jorge havia perdido, ganhando assim, quatro pontos. Com isso, passou à frente do seu rival gaúcho.

A rivalidade entre Corinthians e Internacional

E no confronto direto entre as duas equipes, mais uma polêmica. No Pacaembu, os times empatavam em 1×1, quando o meio campo colorado Tinga sofreu uma falta dentro da área do goleiro alvinegro Fábio Costa. O juiz, não só entendeu que não houve a penalidade, mas expulsou Tinga por simulação. Essa decisão gerou a ira dos jogadores e torcedores do Inter, que diziam que o campeonato estava manchado. O Corinthians, ao final da competição, se sagrou pentacampeão brasileiro.

Inversão de posições

Já em 2007, apenas dois anos depois, a situação de ambos era completamente diferente. Enquanto o Colorado era recém campeão da Libertadores e atual campeão mundial, o Corinthians lutava para não cair para a segunda divisão. E o destino quis que o Inter estivesse envolvido também nessa “disputa”. A última rodada era Grêmio x Corinthians, e Goiás x Inter. O Timão precisava vencer, e , caso não vencesse, precisaria de um tropeço do Esmeraldino. O resultado foi o pior para os paulistas: 1×1 em Porto Alegre, e 2×1 a favor do Goiás, no Serra Dourada. O Corinthians estava rebaixado à segunda divisão, fato que serviu como uma vingança comemorada pelos Colorados, por conta da polêmica de 2005.

A rivalidade entre Corinthians e Internacional

O DVD

Em 2009, mais um capítulo dessa rivalidade, e talvez, o mais lembrado até hoje. Corinthians e Inter decidiam a Copa do Brasil daquele ano, e uma semana antes do primeiro jogo da final, a diretoria do Colorado entregou à CBF um dossiê, em DVD, com erros de arbitragem que favoreceram o Corinthians durante a competição, algo que foi muito mal visto por parte dos corinthianos na época.

Em campo, amplo domínio alvinegro no primeiro jogo em São Paulo, com vitória por 2×0. Em Porto Alegre, mais uma boa atuação do Timão, que abriu 0x2, mas viu o Inter empatar. No placar agregado, 4×2 para o Corinthians, e mais um título em cima do Inter. Após a conquista, a história do DVD é sempre lembrada pela torcida e também pela diretoria do Timão, que, sempre que pode, tira um sarro com o clube gaúcho.

A rivalidade entre Corinthians e Internacional

Números

O confronto direto entre os dois clubes mostra superioridade corinthiana, com 32 contra 24 derrotas, além de 40 empates. Recentemente, esse confronto guarda muito equilíbrio. Para se ter uma ideia, nos últimos 11 jogos entre as duas equipes, uma vitória para cada, e NOVE empates.

A rivalidade entre Corinthians e Internacional

Uma rivalidade imensa entre dois clubes igualmente imensos do nosso futebol. É quase unânime que, para os torcedores do Inter, depois do Grêmio, o Corinthians é o maior rival do clube gaúcho. E assim é também em território paulista, após seus rivais locais, o clube mais odiado pelos corinthianos é o Inter.

Um duelo que guarda grandes confrontos, disputas de títulos, polêmicas e muito folclore por trás. Um duelo que enriquece cada vez mais o futebol brasileiro e a imensa paixão de nossos torcedores nesse enorme país!

Estudante de jornalismo, explorando as áreas da Redação Esportiva. Fanático pelo Corinthians e histórias de clubes espalhados pelo mundo. Acompanho de perto Manchester United (ING) e Juventus (ITA).
Faça um comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *