Os Diabos da Tijuca retornam à Copa do Brasil e pretendem voltar ao cenário nacional em pouco tempo! “É para esse cara em especial, meu pai, meu ídolo e o maior americano que conheceu na vida e me fez ser América também. Ele, com certeza, está tomando uma cervejinha dele e comemorando com a minha mãe”. (Romário ao site Metrópoles).
Romário nunca escondeu que seu pai era torcedor fanático da América. O ídolo prometeu a ele que um dia jogaria pela equipe do coração — e cumpriu sua promessa. Em 2009, Romário se aposentou do futebol, mas não o fez exatamente no Vasco, o tempo que o projetou para o mundo, onde conquistou seus principais títulos e comandou uma das maiores viradas da história. Ele escolheu se aposentar no América do Rio.
O América estava na segunda divisão e, na penúltima rodada, precisou apenas de um empate contra o Artsul para se sagrar campeão carioca da Série B. No entanto, a equipe venceu por 2 a 0, e Romário entrou em campo para realizar o sonho do pai e, de fato, consolidar a carreira com a camisa do América. Naquele ano, o time foi campeão e subiu para a Série A em 2010. A equipe disputou 36 jogos, com 26 vitórias, 5 empates e 5 derrotas, marcando 77 gols e lesões apenas 26.
No ano passado, quando assumiu a presidência do clube, Romário chegou a ameaçar uma volta aos gramados apenas para ter o prazer de jogar com filho seu. Mas isso praticamente não aconteceu, e a América acabou flertando mais com o rebaixamento do que com a classificação.
Este ano, a Série A2 foi um pouco melhor, mas a equipe não conseguiu se estabelecer como um gigante que já foi e acabou eliminado ainda na primeira fase do Carioca.Fim de temporada para os “Diabos da Tijuca”?
Ainda restava a Copa Rio, vista como uma possível redenção. O caminho, porém, não era dos mais simples, já que algumas equipes cariocas contam hoje com investimentos de SAFs e empresas estrangeiras, que melhoraram bastante suas estruturas. Estreando na segunda fase, fez o Niteroiense: após um empate sem gols no jogo de ida, o América valer o fator casa na volta e venceu por 2 a 0.
Nas oitavas de final, o rival foi o Audax Rio, também companheiro de segunda divisão, e o enredo se repetiu: empate em 0 a 0 na ida e vitória por 2 a 0 no segundo jogo.Nas quartas de final, contra a Cabofriense, o América venceu com tranquilidade o primeiro duelo, por 3 a 0, e empatou o segundo em 2 a 2. Vale ressaltar que o ataque funcionou muito bem na Copa Rio, ao contrário da campanha na Série A2, em que marcou apenas 7 gols.
Na semifinal, o adversário foi o Araruama. Em mais um confronto equilibrado, o América avançou com um empate e uma vitória, mantendo o padrão da campanha
. A grande final foi contra a Portuguesa da Ilha, uma equipe que, assim como a América, sonhava em voltar ao cenário nacional e que já havia “batido na trave” nos anos anteriores.Em dois jogos emocionais, a Lusa levou a melhor,eliminando a chance do América disputar a Série D. Ainda assim, a campanha garantiu ao clube a volta à Copa do Brasil, o que representa maior visibilidade, possibilidade de investimentos e reais chances de conquistar o acesso no próximo ano.
UM PASSADO NACIONALO
O América estava acostumado a disputar a primeira e a segunda divisão do Campeonato Nacional. Em 1985, chegou a conquistar a terceira colocação no Brasileirão da Série A. Ao todo, o clube disputou 19 vezes a primeira divisão e cinco vezes a segundana. A última participação do América em um Campeonato Brasileiro foi em 2010, pela Série D, mas a campanha não foi das melhores.
A equipe esteve no Grupo A7 com Uberaba, Rio Branco-ES e Camaçari e, apesar de disputar ponto a ponto pela classificação, foi eliminada no saldo de gols.
1 x 1 Uberaba-MG
Na Copa do Brasil de 2007 (sua última participação), a equipe eliminou o Coruripe em dois jogos, passando para a segunda fase, sendo que bateu de frente com o Atlético MG e vendeu muito caro a derrota.
No Rio, um empate em 1×1 e em Belo Horizonte, um apertado 2×1 para os mineiros.

Ficha do primeiro jogo:América-RJ: Eduardo, Dênis, André, Júnior Baiano (Lucas) e Maciel; Válber, Maicon (Gaúcho), André Gomes e Leandro Chaves; Douglas (Valnei) e Júnior Amorim. Técnico: Aílton Ferraz
Atlético: Diego; Coelho, Marcos, Lima e Thiago Feltri; Rafael Miranda, Bilu, Marcinho e Danilinho (Lúcio); Éder Luis (Tchô) e Vanderlei. Técnico: Levir Culpi
Obviamente, voltar à Copa do Brasil não significa que o América terá dias ou que dará início a uma grande arrancada. No entanto, para a pequena, apaixonada e fiel torcida, e também para o bem do futebol carioca, seria muito bom ver o retorno do América ao cenário nacional e, quem sabe, o clube novamente disputando o Campeonato Brasileiro.Campanha do América na Série D 2010- América 2 x 4 Uberaba-MG- América 2 x 1 Camaçari-BA- América 3 x 2 Rio Branco-ES- América 1 x 4 Rio Branco-ES- América 2 x 0 Camaçari-BA- América 1 x 1 Uberaba-MGNa Copa do Brasil de 2007 (sua última participação), a equipe eliminou o Coruripe em dois jogos, passando para a segunda fase, sendo que bateu de Frente com o Atlético MG e vendeu muito caro a derrota. No Rio, um empate em 1×1 e em Belo Horizonte, um apertado 2×1 para os mineiros.
Ficha do primeiro jogo:América-RJ: Eduardo, Dênis,, Júnior Baiano (Lucas) e Maciel; Válber, Maicon (Gaúcho), André Gomes e Leandro Chaves; Douglas (Valnei) e Júnior Amorim. Técnico: Aílton Ferraz
Atlético: Diego; Coelho, Marcos, Lima e Thiago Feltri; Rafael Miranda, Bilu, Marcinho e Danilinho (Lúcio); Éder Luis (Tchô) e Vanderlei. Técnico: Levir Culpi Obviamente, voltar à Copa do Brasil não significa que o América terá dias ou que dará início a uma grande arrancada. No entanto, para a pequena, apaixonada e fiel torcida, e também para o bem do futebol carioca, seria muito bom ver o retorno do América ao cenário nacional e, quem sabe, o clube novamente disputando o Campeonato Brasileiro.Campanha do América na Série D 2010- América 2 x 4 Uberaba-MG- América 2 x 1 Camaçari-BA- América 3 x 2 Rio Branco-ES- América 1 x 4 Rio Branco-ES- América 2 x 0 Camaçari-BA- América 1 x 1 Uberaba-MG
Na Copa do Brasil de 2007 (sua última participação), a equipe eliminou o Coruripe em dois jogos, passando para a segunda fase, sendo que bateu de Frente com o Atlético MG e vendeu muito caro a derrota. No Rio, um empate em 1×1 e em Belo Horizonte, um apertado 2×1 para os mineiros.Ficha do primeiro jogo:América-RJ: Eduardo, Dênis, André, Júnior Baiano (Lucas) e Maciel; Válber, Maicon (Gaúcho), André Gomes e Leandro Chaves; Douglas (Valnei) e Júnior Amorim. Técnico: Aílton FerrazAtlético: Diego; Coelho, Marcos, Lima e Thiago Feltri; Rafael Miranda, Bilu, Marcinho e Danilinho (Lúcio); Éder Luis (Tchô) e Vanderlei. Técnico: Levir Culpi
Obviamente, voltar à Copa do Brasil não significa que o América terá dias ou que dará início a uma grande arrancada. No entanto, para a pequena, apaixonada e fiel torcida, e também para o bem do futebol carioca, seria muito bom ver o retorno do América ao cenário nacional e, quem sabe, o clube novamente disputando o Campeonato Brasileiro.