Um eterno debate se estende nas mídias sociais, afinal, camisas de time de futebol podem ser usadas em dates, festas, eventos… Ou não? E as mulheres, como elas estão vendo esse movimento, será que também estão na mesma sintonia ou não? E os clubes, será que de fato abraçaram o ramo da moda para se popularizarem ou não? 👀
Hoje o Noite de Copa conversou com a Designer de Moda @ReehBaptista para entendermos um pouco mais sobre esse cenário. Afinal, todos nós amamos futebol e a cada ano que passa as camisas ficam mais caras. O que fazer?
O Blockcore
Falando exclusivamente ao Noite, a Renata nos explica o que é o conceito ‘Blockcore’. Surgido na cultura britânica, esse termo tem influenciado jovens a se moldarem através da moda para curtir futebol. “O nome Blockcore é uma junção da gíria blocke que em inglês reverencia homem e core representa um estilo ou uma estética em específicio”, explica.
“Camisas de futebol com um aspecto vintage tem maior tendência, por conta dos itens representarem um momento nostálgico (camisas retrô). Esse estilo autêntico ajuda no look, onde vemos por muitas vezes o acompanhamento de jeans largas ou cortes reto, assim como jorts também. Marcas como adidas trazem grande popularidade também, onde muito se usa nos calçados. O público feminino passou a ganhar popularidade quando a Balenciaga fez desfiles com a estética de futebol, usando camisas da adidas em seus eventos também”, completa a Designer.
Popularidade mundial
Através do TikTok e Instagram, vimos um aumento significativo da popularidade desse estilo. Influenciadores da moda com forte ligação ao futebol, passaram a se expressar de maneira mais descontraída com essa vestimenta. Um grande exemplo disso foi a cantora Taylor Swift, que namora Travis Kelce, jogador de futebol americano, ao passar a aparecer publicamente com mais camisas de futebol. Um exemplo do Brasil é Alessandra Ambrósio, que foi à Paris Fashion Week vestindo a camisa do Grêmio e reforçou o lance de que mulheres podem sim sair para eventos importantes com roupas de time.
Conceito nas ruas
As marcas passaram a acreditar na tendência de inclusão e diversidade, mostrando que mesmo em periferias ou para algum grupo específico, esse estilo não as exclui. Renata também opinou sobre o fato de vermos uma maior adesão de mulheres às roupas de time.
“Ver mais mulheres nesse meio traz uma sensação de inclusão nesse universo esportivo, fazendo a gente desafiar estereótipos e mostrar que o futebol não tem gênero. Camisas de time podem ser acessórios estilosos, cada mulher tem uma perspectiva única, mas em geral, ela contribui para uma maior aceitação e visibilidade de mulheres no esporte”.
Roupa de time serve para dates?
Para a Renata, sim. Segundo a Designer, é extremamente positivo que haja uma versatilidade na vestimenta para sair. “Acho que a moda reflete na versatilidade e usar roupa de time é uma forma de expressar sua paixão pelo futebol ao se adaptar em diferentes gostos e ocasiões. Um exemplo que gosto de usar é o do Bangu, onde o clube propagou o lançamento da sua camisa esse ano como terno. O modelo usou uma calça de alfaiataria, sapato social e uma bag a tiracolo. É uma versatilidade”, completa.
“A polêmica sempre surgia se o cara ia para um date com camisa de time, se ele estava arrumado ou não. Se comparado com a mulher ele estava a caráter. Esse pensamento perde força, a camisa de time se tornou cada vez mais frequente em ambientes diversos. A Adidas Samba, por exemplo, é uma linha símbolo que reforça o conceito Blockcore. Cada vez mais mulheres estão engajadas com seus clubes e o futebol. Esse estilo é uma forma democrática de influenciarmos na forma de viver futebol”, disse Renata.
O estilo das ruas
Famosa no Brasil, o conceito Streetwear é a grande onda dos mais ligados à moda jovem. Os clubes se atentaram a isso e passaram a desenvolver peças “casuais”. Para a Renata, essa é uma ótima alternativa para usarmos roupas de time no cotidiano.
“O conceito valoriza o conforto, autenticidade e expressão pessoal. Essa integração com camisas de futebol e bonés, jaquetas, tênis… Criam um visual despojado e moderno, que reflete a cultura urbana e o amor pelo esporte. O Blokecore é uma junção do Streetwear com a moda esportiva, então essa união é mais do que bem-vinda”.