Você sabia que o Brasil já fez uma “seleção” composta por jogadores da Série C da Itália e perdeu?

Foto 1: Jornal O Globo
créditos: Reprodução/via ge
Era dia 28 de maio de 1990, na cidade de Terni. 13 dias antes do início da Copa do Mundo, o Brasil resolveu testar o tempo em um amistoso contra uma espécie de “seleção”, composta por jogadores de três vezes da Série C da região da Úmbria: Perugia, Ternana e Gubbio. (4) e Romário (3). Ou seja, a expectativa era que o Brasil goleasse novamente. Mas não foi bem isso que aconteceu.

Foto: Arquivo pessoal do atleta Luca di Matteo/via ge
O balde de água fria já veio logo no início do jogo. Aos 6 minutos do primeiro tempo, Edoardo Artis9tico – camisa 9 da Umbria – acertou um chute de 30 metros em uma cobrança de falta e abriu o placar para os mandantes.
Mesmo assim, a tendência era que o país do futebol reagisse e virasse a partida. Apesar dos 84 minutos para empatar o placar, o Brasil não conseguiu marcar um único gol. O “Jornal do Brasil” criticou a falta de criatividade no meio de campo e destacou os mais de 50 passes errados da equipe canarinha.

Foto 2: Jornal do Brasil
créditos: Reprodução/via ge
Até hoje, essa partida é considerada pela CBF como um jogo-treino, mas, na prática, o duelo foi para valer. E, no fim das contas, esse mesmo Brasil já mostrou o fracasso que seria na Copa do Mundo dias depois, quando foi eliminado ainda nas oitavas de final para a Argentina.
Escrito por Maurício Mendes