Futebol e moda: quando clubes, marcas e atletas resolvem criar tendências juntos

Em um mundo cada vez mais globalizado, nunca os universos da moda e futebol estiveram tão alinhados como nos dias atuais. Já não é incomum vermos collabs entre marcas de grife com atletas em particular ou até mesmo com clubes de futebol.

Gabriel de Oliveira Costa
Por Gabriel de Oliveira Costa 5 Minutos de Leitura

Em um mundo cada vez mais globalizado, nunca os universos da moda e futebol estiveram tão alinhados como nos dias atuais. Já não é incomum vermos collabs entre marcas de grife com atletas em particular ou até mesmo com clubes de futebol. Como grande legado, entende-se que usar camisas de futebol cada vez mais tem se tornado um artigo de grife, onde as marcas entendem que alinhar seus nomes aos clubes ou jogadores, vai popularizar suas respectivas coleções sejam elas de inverno, verão, linhas casuais, ou até mesmo peças desenhadas pelas marcas.

Futebol e moda: quando clubes, marcas e atletas resolvem criar tendências juntos

Venezia e seu rebranding

Certamente um dos cases de sucesso mais memoráveis dos últimos anos foi o do Venezia FC. Modesto time italiano, em 2021 protagonizou um rebranding completo em seu escudo e a forma de se comunicar. Através da parceria com a Bureau Borsche (equipe de designer gráfico alemão) que já tinham feito o design para a Balenciaga em 2017, idealizaram toda repaginada do Venezia.

Através do ex-CEO da bolsa de valores em NY, Niederauer, ele acreditou que o Venezia poderia adquirir uma grande quantidade de fãs ao redor do mundo por causa da posição geográfica do clube. Localizado em uma região fortemente atrelada à moda, desde 2022 as campanhas de marketing do Venezia parecem desfiles fashions. A revista Esquire chegaram a os rotular de Fashion FC.

Além disso, o estádio do clube, Pier Luigi Penzo, também tem sediado desfiles de moda, impulsionando ainda mais a relação entre futebol e moda em Venezia. No lançamento dos uniformes, modelos locais, fotógrafos renomados e fotos incríveis pelas ilhas de Venezia elevaram o clube ao patamar de terem 96% de suas vendas de camisas vindas de fora da Itália.

Futebol e moda: quando clubes, marcas e atletas resolvem criar tendências juntos

Dior e Mbappé

Recém anunciado pelo Real Madrid, Kylian Mbappé é o embaixador da marca de grife Dior. Com um vínculo assinado para 5 anos de parceria, o astro francês tem cada vez mais mostrado seu lado de glamour fora dos campos, com parcerias com a Hublot, BMW e Rimowora. Mbappé inclusive passou a ganhar 40M de euros anuais com as marcas, cerca de R$170M.

Segundo O Globo, a estratégia de Mbappé é de se associar a poucas marcas, diferentemente de Neymar, que possui um portfólio com mais de 70 collabs. Mbappé prefere ganhar mais, com menos parceiros. Vincent Chaudel, especialista em marketing esportivo chegou a dizer que Mbappé representa o luxo no futebol e sua mudança para o Real Madrid simboliza muito isso.

Futebol e moda: quando clubes, marcas e atletas resolvem criar tendências juntos

Gucci e Salah

Denominada de “Jornada do herói”, a Gucci se uniu à Mohamed Salah em uma parceria mais que histórica. Pensada em aspectos físicos, mentais e espirituais, esse collab é totalmente significativo para a história do craque do Liverpool. Nascido em Nagrig, Egito, ele saiu da África para se desafiar no continente europeu, brilhando na Roma, Basel e agora Liverpool. Antes, também teve desafios na Fiorentina e no Chelsea, em uma legítima jornada de herói.

Salah chegou a dizer quando firmou a parceria com a Gucci o seguinte: “Já joguei em 4 países diferentes e onde fui eu tive que adaptar à cultura local. Não sabia falar inglês, tive que aprender. Também tive que mudar a forma de treinar, onde no Egito era diferente da Inglaterra”.

Futebol e moda: quando clubes, marcas e atletas resolvem criar tendências juntos

Burberry e Rashford

Em um collab pioneiro, Burberry, a marca de grife inglesa se uniu à Rashford em um projeto de apoio à juventude britânica. A marca tem sede em Londres e também em Manchester, onde curiosamente está na região de Wythenshawe, onde Rashford nasceu, apoiando os jovens da comunidade local com projetos sociais. A Burberry tem mais de 600 projetos comunitários no Reino Unido e Rashford, atleta do Manchester United e membro da Ordem do Império Britânico (MBE) é o principal rosto político das ações da marca.

Eles juntos, chegaram a lançar a #DanceToAdvance no TikTok, onde jovens gravavam vídeos dançando em um projeto de apoio cinematográfico para a promoção de doações para quem precisa. A ideia do projeto é de Thomas Burberry, criador da marca, que junto de Rashford, querem deixar um legado para gerações futuras juntos.

Futebol e moda: quando clubes, marcas e atletas resolvem criar tendências juntos

Empório Armani e Napoli

Em meados de 2021 o Napoli encerrou seu contrato com a Kappa. Sem um fornecedor, o clube assinaria seu próprio uniforme, até que o estilista italiano Giorgio Armani optou por buscar uma parceria inédita com o clube, colocando sua marca “EA7” como fabricante de materiais do Napoli. Armani é um entusiasta patrocinador do esporte italiano, fabricando também os materiais do Comitê Olímpico Italiano e do Olimpia Milano (tradicional time de basquete local). Com cortes no uniforme mais pensados na moda, o Napoli se orgulha de desde então ter sua reputação ligada à marca de grife.

O presidente De Laurentis estimava que fosse uma parceria temporária em 2021/22, mas desde então são parceiros. Apesar dos temores com a logística, a EA7 conseguiu comportar bem a distribuição de peças do Napoli em forte apoio com a Amazon, outro patrocinador do Napoli.

Futebol e moda: quando clubes, marcas e atletas resolvem criar tendências juntos

Air Jordan e PSG

Icônica marca criada pelo astro do basquete Michael Jordan junto da Nike, a Air Jordan entrou no mundo do futebol causando. Em eventos em Paris, inúmeras celebridades posaram midiaticamente vestindo Air Jordan, o que gerou grandes dúvidas na imprensa do país: o que está acontecendo? Em um festival de música local, o rapper Travis Scott apareceu vestindo Air Jordan. Pouco depois, Neymar e Mbappé estrelariam o lançamento das linhas PSG x Air Jordan em um collab exclusivo da marca com o time.

O acordo é de que anualmente as camisas da Champions League seriam da Air Jordan, além de linhas casuais para serem comercializadas. Basicamente todo 4º uniforme do PSG era Jordan. A parceria elevou o patamar do PSG no ramo fashion, fazendo inclusive o time ter linhas de tênis, além de peças de basquete também. Contudo, a parceria tem data para acabar, onde em 2026 a Nike optará por um novo acordo com outro clube. Estima-se que será um time inglês e que seja vestido de Nike, para a Air Jordan estar presente.

Futebol e moda: quando clubes, marcas e atletas resolvem criar tendências juntos

Thug Nine e Flamengo

No Brasil, a linha ‘streetwear’ é uma das opções de vestimentas mais populares. Pensando nisso, a Thug Nine buscou o clube mais popular do país para divulgar sua linha. Contando com personalidades da música e torcedores declarados do Flamengo, os rappers Borges e Oruam foram os rostos da campanha de marketing da Thug com o Mengão.

O Flamengo nos últimos anos passou a ter fortes parcerias com marcas de roupa, como por exemplo a Reserva também, além da Farm. Segundo a própria Thug Nine, vestir Thug é ter postura e atitude, além de ter raça, amor e paixão. Inúmeros torcedores do Flamengo passaram a aderir as peças da marca que levam o nome do Fla em algumas linhas casuais.

Futebol e moda: quando clubes, marcas e atletas resolvem criar tendências juntos

VR Collezioni e São Paulo

Outro clube brasileiro a ter uma parceria inédita com marca de grife foi o São Paulo. A VR Collezioni lançou em 2023 a linha “Play with Elegance”, ou Jogue com elegância. Fotografada no MorumBIS, jogadores do São Paulo desfilaram ternos elegantes, onde a ideia do projeto é mostrar que jogar no Tricolor é jogar com elegância, assim como os ternos da VR.

As peças da VR acompanham tendências mundiais, onde jogadores como o Wellington Rato, Rodrigo Nestor e Wellington foram os rostos da campanha. A inspiração do collab veio através da força de superação nos treinamentos e a elegância de ser atleta.

Futebol e moda: quando clubes, marcas e atletas resolvem criar tendências juntos

Existem outras inúmeras parcerias com dezenas ou centenas de clubes pelo mundo. Estes foram alguns cases memoráveis. Você sabia dessa? Qual o seu favorito?

Futebol e moda: quando clubes, marcas e atletas resolvem criar tendências juntos

Jornalista formado, tenho 26 anos e em meu currículo acumulo experiências de social media com os canais Sportv, Premiere e Combate, atuando em competições como Copa do Mundo, Olimpíadas e Brasileirão.
Faça um comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *