Volta redonda vence Flamengo e se torna líder do grupo

Noite de Copa
Por Noite de Copa 2 Minutos de Leitura

A vitória do Voltaço por 3 a 0 foi um resultado maiúsculo e, honestamente, pouco importante se o adversário enfrentou sua equipe sub-20. O Flamengo segue sendo o clube mais rico do país, ostentando uma base que é campeã do mundo. Com um cara totalmente diferente de 2025, o Voltaço de Rodrigo Santana foi combativo e fez um jogo de excelência contra o Flamengo, mas não vamos falar apenas do óbvio: O que a vitória do Voltaço pode nos dizer sobre a situação atual do Carioca, onde muitos pedem o seu fim?

Infelizmente, a FFERJ parece empenhada em desmoralizar o Campeonato Carioca a todo custo. A federação não premia bem asequipes (até o ano passado sequer havia prêmio em dinheiro, nesse ano tendo apenas pelo retorno da Globo), não incentiva o crescimento dos clubes e assiste passivamente aos grandes utilizarem o torneio como laboratório, enviando equipes sub20 e alternativas. Em contraste com a Federação Paulista, onde clubes são recompensados financeiramente e há um incentivo para que os pequenos conquistem e se mantenham em divisções nacionais, a FFERJ ridiculariza o próprio produto e parece não se importar, além de ser complacente com os discursos de fim dos estaduais. Mas será que o fim dos estaduais é realmente a solução para o futebol brasileiro?

Curiosamente, os mesmos que discursam em defesa do fim dos estaduais estão nesse momento enchendo os jovens atletas da base do Flamengo de xingamentos e críticas após uma derrota no Estadual para um clube fora do eixo, esboçando preocupação e exigindo que o time titular jogue o campeonato. O Estadual como é hoje deve ser reformulado para que volte a ter prestígio, mas sua extinção não é solução. A vitória do Voltaço, e de outros clubes fora do eixo (Como a do Boavista) serve como um verdadeiro tapa na cara dos engravatados da FERJ e dos que não conhecem a realidade do futebol fora do seu próprio umbigo.

O Volta Redonda mesmo sem o apoio da Federação e orçamento baixíssimo, segue batendo nas grandes equipes, indo às fases seguintes do carioca e lutou até o fim para se manter na Série B em 2025. E que também sirva de exemplo para os pequenos. Enquanto torcedores e dirigentes não se unirem e pararem de seguir o que os grandes querem, a tendência é que apenas piore e eles consigam o que querem.

✍️ Cauã | @voltacoinsider
📰 Noite de Copa

Nós somos as 5 dimensões do futebol.
Faça um comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *