Com o Clássico dos Milhões se aproximando, o Noite de Copa vai relembrar um dos maiores ‘mitos’ da história de Flamengo x Vasco. Em 08/07/1992, uma vitória do Vasco da Gama permitiu que o Flamengo se classificasse à final do Brasileirão e posteriormente seria o campeão.
⏩ CONTEXTO
Na reta final da 1ª fase, o Flamengo dependia de dois resultados para voltar à final do Brasileiro: vencer o Santos no Maracanã e na mesma noite, no mesmo horário, torcer para o Vasco vencer o São Paulo, em São Januário.
O Vasco que tinha Edmundo e Bebeto – recém saído do Flamengo, enfrentaria um poderoso São Paulo de Raí, Cafu, Müller e Palhinha. Já o Flamengo tinha jovens talentos como Nélio, Zinho e Paulo Nunes, sendo comandados pelo Maestro Júnior, já veterano.
⏩ AJUDOU OU NÃO?
O Vasco fez seu papel. Diante de um São Paulo sedento pela ida à final, o Vasco vence por 3-0. Em determinado momento do jogo, a torcida vascaína chegou a pedir para “entregar” o jogo ao Tricolor. Os jogadores do Vasco não recuaram e venceram com superioridade.
Já o Flamengo superou o Santos por 3-1. Gilmar Rinaldi, goleiro do Fla, disse que foi acordado de ninguém no time teria acesso ao resultado do rival e que o foco era vencer. O resto seria consequência.
⏩ FLAMENGO CAMPEÃO
O Flamengo é o único classificado no grupo (Fla 7pts, Vasco e São Paulo 6pts e Santos 5pts), enfrentaria o Botafogo que superou o Bragantino, Corinthians e Cruzeiro no outro quadrangular.
Na grande decisão, o Flamengo venceu o Botafogo por 3-0 na ida. Curiosamente nessa final, outra polêmica: Renato Gaúcho, jogador do Botafogo, foi a um churrasco com jogadores do Flamengo e assim irritou seu clube. Na volta, um empate em 2-2 deu o penta ao Flamengo.
MAS E AÍ, O VASCO AJUDOU OU NÃO? 📝 @gabdeolv