Clásico de la Fuga: A Polêmica História e a Camisa Comemorativa do Peñarol

Em homenagem aos 133 anos do Peñarol, a Puma lançou uma camisa que celebra o icônico "Clásico de la Fuga" de 1949, reacendendo a rivalidade com o Nacional.

PFQL
Por PFQL 1 Minutos de Leitura

Na metade de setembro deste ano, a Puma lançou uma camisa comemorativa pelo aniversário de 133 anos do Peñarol, inspirada pelos 75 anos daquele conhecido como “Clásico de la Fuga”. Mas você sabe o que foi este clássico e por que ele segue repercutindo na atualidade?

Clásico de la Fuga: A Polêmica História e a Camisa Comemorativa do Peñarol
Divulgação: Reprodução – Peñarol.

Em 1949, o Peñarol teve um dos melhores elencos de sua história. Com Omar Míguez, Ghiggia e Schiaffino no ataque e a braçadeira de capitão sendo usada por Obdulio Varela, o time era conhecido como “La Máquina”. Campeão invicto do torneio da temporada anterior, o Peñarol anotava 7 vitórias por goleada de forma consecutiva, além de, até então, ter marcado 35 gols e sofrido somente nove. 

Nove anos antes, o “Bolso” tinha vencido o Peñarol por 6 a 0, goleada que doía até aqueles dias. No dia 9 de outubro daquele ano, chegou a hora de disputar o tão esperado clássico. Com facilidade, os carboneros abriram 2 a 0 sobre o maior rival com apenas 45 minutos de jogo, além de provocar a expulsão de dois atletas do adversário. Por decisão de seus dirigentes, o Nacional não voltou para o segundo tempo, insinuando que o árbitro teria favorecido o Peñarol em alguns momentos da partida. No mítico Estádio Centenário, os jogadores esperaram os rivais por um tempo mas, como estes não apareceram, fizeram a festa e celebraram o novo título – que contou até com volta olímpica, visto que se tornaram matematicamente campeões. 

Clásico de la Fuga: A Polêmica História e a Camisa Comemorativa do Peñarol
Atletas do Peñarol esperando o retorno dos rivais (o que não aconteceu).
Divulgação: Reprodução – Peñarol

A camisa de estilo retrô traz os dizeres “Seguimos esperando”, contando com um selo com a imagem de um jogador e o árbitro, dando uma alfinetada no Nacional e uma apimentada na maior rivalidade do Uruguai. A coleção ainda apresenta calção e meiões, que podem completar o look do torcedor carbonero, se tornando ainda mais especial por representar justamente um dos episódios mais marcantes da história do futebol uruguaio.

Fontes: Peñarol, Mantos do Futebol e Globo Esporte.

TAGS:
Avatar photo
Por PFQL
Veja o mundo PFQL. Análises táticas, informações qualitativas e muita história. Siga a PFQL, sinta a essência do futebol.
Faça um comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *