O melhor time do mundo na teoria, e o mais fracassado na prática. Esta é uma frase que define esse Paris Saint German que para muitos foi sinônimo de insucesso e insatisfação; um clube que possuía o elenco mais caro do mundo com o melhor jogador em cada posição não foi o bastante para evitar a frustração de quem assistia: sem êxito algum em Champions League, inúmeros resultados decepcionantes na Ligue One, além de diversas polêmicas envolvidas à relação interna.
Que PSG não atendeu às expectativas da maioria, todos já sabem; mas o que nem todos sabem, é como explicar essa confusão. Para isso, elaboramos esse trabalho dedicado a esclarecer o que aconteceu com o clube parisiense, e como que um time repleto de “melhores do mundo”, ainda sim conseguiu fracassar.
Explicação Tática
Primeiramente, quando um clube não está indo bem em sentido de resultados e boas atuações, uma das principais explicações para isso pode ser uma má elaboração tática, desde erros posicionais/cooperativos ou então escolhas morais dentro de campo; pois bem, convenhamos que aconteceu um pouco de tudo isso dentro de Paris, e arrisco dizer que foi o causador de 4/5 do fracasso desse trio.
A começar, bom, muitos dizem que Mbappe foi o principal motivo de todo revés do time, mas eu não enxergo exatamente assim. Vejamos, Mbappe nunca impediu ninguém do time de jogar, e apesar de alguns momentos realizar ações erradas que podem ser interpretadas como ego e arrogância, não é como se isso acontecesse em todos os jogos, em todos os momentos; afinal, o futebol é um esporte dinâmico e coletivo, não há sentido de um único jogador influenciar sempre no insucesso dos resultados, até porque não há tempo de pensar em brigas fúteis na pressão de um jogo decisivo que você precisa desempenhar bem.
A minha visão do real motivo de inúmeras derrotas e frustrações do elenco do PSG se resume unicamente em uma certa desordem tática dentro de campo, com essa desordem sendo gerada exatamente pelo trio MNM. Ora, mas se eles eram os melhores do mundo, tão entrosados e habilidosos, como que eles eram um problema? Bem, obviamente eles eram excelentes atuando; quando a bola chegava no pé deles, quase sempre saia algo decente, mas o gerador do conflito está justamente quando a bola não chegava a seus pés. Neymar, Messi, e Mbappe, querendo ou não, não se sentem na obrigação de estar cooperando defensivamente, logo, quando não estão com a bola, nenhum dos 3 auxiliam na marcação do time, o que significa que são 3 jogadores a mais que estão livres no time adversário.
Analise você mesmo: quantas vezes PSG goleou um time muito abaixo de seu patamar, porém ainda conseguiu tomar uns 2/3 gols desse mesmo time? Inúmeras vezes. Isso porque o trio MNM realmente decidia o jogo, o problema é que apenas eles fazem isso, então quando o time adversário consegue anular os 3 ou ambos não conseguem fazer gols, o PSG toma vários gols em troca porque o outro time possui mais liberdade para criar jogadas, justamente por não ter tanta pressão. Um exemplo disso foram os últimos 2 jogos contra o Bayern na Champions 2022/23, sendo visível a facilidade do time alemão para gerar jogadas usando justamente os jogadores que deveriam estar sendo marcados pelo trio. Por isso muitos julgam apenas a defesa e o meio campo do time parisiense, quando na verdade muitas vezes eram eles quem mais trabalhavam para lidar com tantas chances de gol do time oposto.
Não fugindo do fato que também a defesa do time de Paris deixava a desejar em alguns momentos, mas é importante ressaltar que muitas vezes as más atuações da zona defensiva eram diretamente relacionadas com a má marcação do trio, que permitia que muitas jogadas fossem geradas, exigindo muito mais da defesa do clube e portanto estando a mais momentos sucetíveis a falhar. Afinal, os jogadores da defesa do time não eram ruins: Hakimi, Nuno Mendes, Sérgio Ramos, Marquinhos, Donnaruma, com Verrati também ajudando… ou seja, se a defesa possui bons jogadores, alguma coisa deve acontecer para o time ainda sim tomar muitos gols… Bom, já sabemos o motivo.
Qual a diferença para o Barcelona de 2015?
Talvez alguns usem esse time para discordar do que foi dito, alegando que nessa época o trio também não marcava, mas eu discordo disso; Messi? certamente não marcava, mas Neymar e Suarez sim, talvez não tanto, mas muito mais que o trio MNM. Eles podiam não tomar a bola desarmando, mas o simples fato de pressionar a marcação do outro time já reduzia os espaços, veja isso no jogo de 3-0 do Barcelona encima do Bayern de Munique.
Além disso, não vamos esquecer também que esse time do Barcelona num geral era muito melhor que o time de Paris Saint German, tanto individualmente como coletivamente, afinal, os jogadores eram muito mais entrosados e cooperavam muito mais entre si, corriam muito mais. Portanto, mesmo que por algum acaso alguém do ataque não auxiliasse, o restante poderia suprir isso, o que não é o caso do PSG.
O ego de Mbappe
No começo desse trabalho eu mencionei que Mbappe não era o principal problema, mas não falei que ele também não prejudicava.
Atualmente, todos já sabemos que Mbappe possuía conflitos com alguns do elenco, principalmente com estrelas como Neymar. Isso claramente afetou o desempenho do clube em alguns momentos de forma emocional. Mas o fato do futebol ser, como já dito, um esporte dinâmico e coletivo, onde você necessita de cada jogador e necessita utilizar cada um dos jogadores, não há como isso ser um estopim para todo o insucesso do clube ao decorrer dos anos DENTRO de campo.
Escrito por @winixiuz, membro do nosso departamento de Redação.