“Craques, existiram vários. Mas fenômeno, só houve um.”
Sem duvidas, Ronaldo Fenômeno foi um jogador único, lendário, um paradigma no futebol, para muitos o ápice do modelo de um atacante. Fenômeno deixou um legado indelével, fantástico, divinizado por quem presenciou, assumido por muitos como o melhor e maior brasileiro pós Pelé.
Assim sendo, essa thread terá como objetivo abordar sobre o personagem: sua história, qualidades e características. Garanto eu que após uma aprofundada leitura no texto, todos passarão a entender o porquê Ronaldo Nazário era chamado de “Fenômeno”.
Quem foi Ronaldo? História e carreira por clubes
Quando se fala em Ronaldo Fenômeno, é inevitável que também se fala de um dos maiores jogadores da história do futebol.
Ronaldo Luís Nazário de Lima, mais conhecido como Ronaldo, Ronaldo Fenômeno ou simplesmente “Fenômeno”, nasceu no Rio de Janeiro em 22 de setembro de 1976, e em pouco tempo se consagrou como um dos atacantes mais talentosos de sua geração.
Sua carreira no futebol começou cedo, e seu primeiro contato com um clube foi no Flamengo, do qual realizou treinamentos até se ingressar na base do São Cristóvão, clube pelo qual atuou até se profissionalizar no futebol mineiro, no Cruzeiro.
Passagem no Cruzeiro
Pelo clube das raposas, Ronaldo mostrou pela primeira vez ao mundo sua genialidade. Atuando em apenas duas temporadas, fez 44 gols em 47 jogos apresentando uma jogabilidade fora do comum em suas atuações. Com apenas 17 anos, Fenômeno já era temido por qualquer um que outrora enfrentasse e visto como uma futura estrela por quaisquer olhares. No Cruzeiro, Ronaldo foi decisivo na conquista dos títulos do clube nessas duas temporadas, sendo também o principal artilheiro. No entanto, conforme adquiriu visibilidade, a liga brasileira se tornou muito pequena para o promissor brasileiro, o que levou aderir à proposta do clube holandês PSV Eindhoven, por 5,5 milhões de euros.
Passagem no PSV
Em sua primeira temporada no PSV, ele marcou 35 gols em 36 jogos, fazendo dele o artilheiro mais jovem do campeonato holandês. Na temporada seguinte, ele marcou 19 gols em 21 jogos apesar não concluir a temporada devido a lesões. Entretanto, mesmo assim seus 54 gols em 57 jogos levaram-lhe a se tornar uma estrela que logo virou encantadora para o mundo inteiro, tal como um ídolo para o clube. Eis então, que recebe uma proposta do Barcelona.
Passagem no Barcelona
A transferência de Fenômeno para o Barça em 1996, foi algo simbólico para o futebol brasileiro, que via sua maior promessa se tornar a aposta de um dos maiores clubes do mundo. No Barcelona, Fenômeno marcou 47 gols em 49 partidas em sua única temporada defendendo o clube catalão, e embora tenha jogado pouco, fez uma passagem esplendorosa e lendária no clube espanhol, onde venceu 3 títulos. Apesar de breve, foi uma temporada mágica, cogitada por muitos como a melhor temporada por clubes da carreira do brasileiro, onde foi eleito o melhor jogador do mundo pela primeira vez.
Passagem na Inter
Em um dos maiores negócios da história no mercado futebolístico, Nazário deixa a Espanha para ir à Itália, na Inter de Milão. A contratação do R9 pela Internazionale pegou o mundo do futebol de surpresa, já que o atacante estava adaptado no clube catalão sendo artilheiro e decisivo na conquista de títulos. Pelos blaugranas, Ronaldo simplesmente destruiu! Fez jogadas icônicas, absurdas, recebendo logo de cara em sua primeira temporada o prêmio de melhor do mundo pela FIFA e atingiu segundo lugar nas pontuações do Ballon d’Or pela France Football, além de auxiliar o time na conquista da Supercopa da UEFA em 98. Foi pelo clube italiano que Ronaldo passou a ser conhecido como Fenômeno, destruindo todas as defesas que o enfrentavam, botando receio até mesmo nos maiores defensores da história do futebol: Maldini, Baresi, Nesta… Goleiros eram os que mais temiam! Não importava o que fizessem, era impossível enfrentar Ronaldo sem ser humilhado e deslocado com uma pedalada.
No entanto, a carreira de Ronaldo em Milão não foi apenas um mar de flores! Sua passagem também foi marcada por tremendas lesões no joelho, que o afastaram dos gramados por um longo período. Em 99, ele sofreu uma lesão grave que o obrigou a passar por cirurgia e a ficar fora de ação por mais de seis meses, porém, apesar das lesões, Fenômeno ainda conseguiu retornar e mostrar seu talento novamente.
Passagem no Real Madrid
Com seu retorno ao estrelato do futebol, Ronaldo se junta aos galáticos do Real Madrid em 2002, somando suas habilidades com o futebol de Luís Figo, Zinedine Zidane, David Beckham e Roberto Carlos. Pelo clube merengue, Ronaldo deixou 104 gols em 177 jogos, fazendo excelentes atuações inclusive em Champions League, campeonato do qual teve uma das melhores partidas de sua carreira contra o Manchanster United, onde foi aplaudido de pé. No entanto, somente as boas atuações não impediram Real Madrid de passar em branco em muitas competições, vencendo somente um Campeonato Espanhol e uma Supercopa da Espanha.
Passagem pelo Milan
Já ingressado no clube italiano, Ronaldo sofre com novas lesões e joga somente 20 partidas em duas temporadas, fazendo 9 gols. Apesar das poucas aparições, Ronaldo não perdeu o respeito com os torcedores rossoneros.
Passagem no Corinthians
No fim da carreira, já diagnosticado com hipotirioidismo, Ronaldo resolve retornar ao Brasil em 13 de janeiro de 2008. No Coritinhans, volta a brilhar fazendo 35 gols em 69 partidas, mesmo estando bem acima do peso. Foram 3 anos defendendo a camisa do clube paulista, e com certeza conquistou o respeito dos torcedores! Sua última partida foi em 7 de junho de 2011, onde foi ovacionado de pé por mais de 30.000 espectadores.
Seleção Brasileira
Muitos jogadores tem um excelente retrospecto em clubes, mas o oposto por seleções. Bem, esse não é o caso de Ronaldo Fenômeno, que foi simplesmente lendário em posse da amarelinha.
Com 17 anos após atuações magníficas no Cruzeiro, Ronaldo foi convocado pela primeira vez à disputar uma copa do mundo com a seleção brasileira em 1994, embora não tenha chegado a entrar. Porém em 1998, já havia conquistado respeito e moral suficiente para ser o “camisa 9” absoluto da seleção, guiando o Brasil até a final da Copa do Mundo carregando nas costas o status de ídolo. Infelizmente não conseguiu vencer o torneio, sendo derrotado pela França por 3-0 no jogo final apesar de não estar em perfeitas condições físicas. Na copa de 98, Ronaldo marcou 4 gols ao total sobre os gramados franceses, sendo um contra o Marrocos, dois contra o Chile, e um contra a Holanda; além de 3 assistências e o prêmio de melhor jogador do campeonato. Não saiu com a vitória, mas convenhamos: saiu com muita moral!
Um ano mais tarde, Ronaldo sofre no joelho a pior lesão de sua carreira enquanto atuava pela Internazionale, botando dúvida aos médicos se poderia voltar a andar normalmente, com o pensamento de só com um milagre para que retornasse aos gramados. Por conta do ferimento, 3 anos depois Ronaldo ainda era desacreditado quanto a retornar para a seleção, sendo a prioridade do público, Romário. Afinal, Fenômeno estava retornando de umas piores lesões da história desse esporte, cujo destruiu os ligamentos do joelho da pior forma possível. Mas o então técnico Felipão, insistiu no camisa 9 e ele de fato acabou jogando. Espetacularmente, voltando de uma lesão que pois em risco sua carreira, ele faz o inacreditável e se consagra com uma das maiores atuações individuais de todos os tempos em Copas do Mundo! Foram 8 gols e 1 assistência em 7 jogos! Foi campeão marcando na fase de grupos, nas oitavas, na semi-final, e 2 gols na final, totalizando 4 na fase de grupos, e 4 nos mata-matas. Ronaldo fez uma atuação INACREDITÁVEL voltando de uma lesão que o tratamento dependia somente de um MILAGRE. Com essa campanha, Ronaldo alcançou sem dúvidas, o status máximo de adoração no Brasil; ninguém jamais viu algo parecido com o que ele fez.
No entanto em 2006, já quase em fim de carreira, não conseguiu repetir o mesmo feito, sendo derrotado novamente pela França mas dessa vez, nas quartas de final por 1-0. Apesar de não atuar tão bem, ainda sim fez dois gols na fase de grupos, e um golaço driblando o goleiro nas oitavas de final.
Além de copas do mundo, Ronaldo também foi decisivo e matador em outros campeonatos pela seleção brasileira, como Eliminatórias, Copa América e Copa das Confederações. Sendo ao todo 62 gols em 98 jogos incluindo amistosos.
Qualidades e Conquistas de Ronaldo
Ronaldo não era um criador de jogadas, muito menos um bom marcador, não jogava em muitas posições. Mas quem disse que ele precisava disso? Ronaldo foi talvez o jogador mais dominante em sua posição, era perfeito no que se propôs a fazer: podia finalizar com as duas pernas de “qualquer” distância, tinha cabeceio (apesar de não ser tão absurdo), era goleador, batia pênalti excelentemente (90% de conversão, 45/50), veloz e forte fisicamente, e não menos importante, também um dos melhores dribladores do mundo. Uma vez que recebia a bola pelas pontas, ou em um espaço livre no meio, era inevitável que um gol iria sair, não importa como, seja driblando a zaga inteira (inclusive o goleiro), metendo uma bomba do meio da rua, botando os zagueiros pra correr nos cantos do campo e batendo cruzado, ou talvez até mesmo dando uma assistência inesperada. Ronaldo tinha um faro de gol absurdo, não havia método de finalizar que ele não soubesse executar, não atoa é um dos maiores artilheiros da história, e o sexto jogador que mais contribuiu para os gols de seus times com gol próprio:
- Contribuição com gols [(Gols)÷(Gols do time)]:
🇧🇷 1. Romário: 728/1861 = 39%
🇵🇹 1. Eusébio 512/1308 = 39%
🇩🇪 2. Gerd Muller: 635/1650 = 38%
🇧🇷 3. Pelé: 756/2120 = 37%
🇧🇷 4. Zico: 521/1543 = 34%
🇦🇷 5. Messi (⭐): 803/2422 = 33%
🇵🇹 5. Cristiano (⭐): 832/2520 = 33%
🇧🇷 6. Ronaldo: 414/1275 = 32%
🇳🇱 6. Van Basten: 304/940 = 32%
🇭🇺 6. Puskás: 710/2233 = 32%
🇦🇷 7. Maradona : 344/1107 = 31%
🇦🇷 8. Di Stéfano: 516/1791 = 29%
🇫🇷 8. Platini: 324/1132 = 29%
🇧🇷 9. Neymar (⭐): 436/1661 = 26%
🇫🇷 10. Henry: 414/1705 = 24%
🇧🇷 11. Garrincha: 119/871 = 14%
[Fonte: @dg_lyncolm]
Ronaldo é o típico atacante que precisa somente uma bola pra matar o jogo. Quem marcava Ronaldo não tinha que se preocupar em tomar a bola dele, mas sim de fazer com que ela não chegasse aos seus pés! Pois se chegasse, não havia mais o que fazer.
Conquistas
Ronaldo é muito criticado por não ter ganhado uma Champions League, mas a pessoa que usa desses argumentos a princípio não entende como funciona o futebol. Títulos coletivos são ganhados coletivamente, é a soma de vários fatores e não somente da qualidade de um único jogador. Veja só: do que adianta Ronaldo Fenômeno ser o melhor centro avante do mundo, marcar todas as vezes necessárias se o time também vai tomar vários gols? Se o meio campo não vai conseguir fazer a bola chegar nele ou se os outros atacantes não vão conseguir auxiliar lá na frente? Não adianta. Veja que nem mesmo Messi conseguiu salvar seu time de perder muitas vezes mesmo sendo disparadamente o melhor em campo e exercendo mais funções. Mesmo assim, na medida do possível Ronaldo fez boas atuações em todos os clubes que passou, sendo ídolo de no mínimo 4 deles mesmo não ganhando o troféu mais cobiçado. Ele fez isso não ganhando Champions, mas aumentando o reconhecimento do clube, fazendo atuações magníficas, brocando dezenas de gols e ganhando outros títulos de expressão menor que a Champions! Ou seja, cobrar um título coletivo de Ronaldo que era claramente o melhor e cumpria sua função na maioria dos times que jogou, é muito injusto.
Agora, uma lista de todos os prêmios, números e títulos da lenda Brasileira:
🏆 Copa do Brasil 1993 – 2009
🏆 Campeonato Mineiro 1994
🏆 Copa Holandesa 1995/96
🏆 Supercopa da Espanha 1996 – 2003
🏆 Copa del Rey 1996/97
🏆 Recopa europeia da UEFA 1996/97
🏆 Europa League 1997/98
🏆 Copa Intercontinental 2002
🏆 La Liga 2002/03 – 2006/07
🏆 Campeonato Paulista 2009
🏆 Copa do Mundo 2002
🏆 Copa América 1997 – 1999
🏆 Copa das Confederações 1997
🥉Medalha de Bronze Olimpíadas 1997
🏅 Melhor do mundo pela FIFA 1996 – 1997 – 2002
🏅 Bola de Ouro 1997 – 2002
🏅 Onze de Ouro 1997 – 2002
🏅 Chuteira de Ouro da UEFA – 1997
🏅 Melhor jogador estrangeiro da La Liga 1996/97
🏅 Troféu Bravo 1997 – 1998
🏅 Troféu Pichichi 1996/97 – 2003/04
🏅 Troféu EFE 1996/97 – 2002/03
🏅Melhor jogador da Copa América 1997
🏅Chuteira de Bronze da Copa das Confederações FIFA 1997
🏅Artilheiro do ano IFFHS 1997
🏅Melhor jogador da Serie A 1997/98
🏅Melhor jogador estrangeiro da Serie A 1997/98
🏅Jogador do ano da UEFA 1997/98
🏅Atacante do ano da UEFA 1997/98
🏅Bola de Ouro da Copa do Mundo 1998
🏅Bola de Prata da Copa do Mundo 2002
🏅Chuteira de Ouro da Copa do Mundo 2002
🏅Melhor Jogador da Copa Intercontinental 2002
🏅Seleção do ano da UEFA: 2002
FIFA 100: 2004
🏅Chuteira de Bronze da Copa do Mundo 2006
🏅Prémio Golden Foot: 2006
🏅Melhor jogador do Campeonato Paulista 2009
🏅Brasileiro do Ano, pela revista IstoÉ 2009
🏅Seleção da década de 2000 (Sports Illustrated)
🏅Quinto melhor jogador Sul-Americano da história (Jornal L’Équipe)
- Artilharias:
✅ Supercopa Libertadores de 1993 (8 gols)
✅ Campeonato Mineiro de 1994 (23 gols)
✅ Eredivisie de 1994/95 (30 gols)
✅ La Liga de 1996/97 (34 gols)
✅ Copa América de 1999 (5 gols)
✅ Copa do Mundo de 2002 (8 gols)
✅ Copa Intercontinental de 2002 (1 gol)
✅ Supercopa da Espanha de 2003 (1 gol)
✅ La Liga de 2003/04 (25 gols)
✅ Eliminatórias da Copa do Mundo de 2006 – América do Sul (10 gols)
Números por clubes
🔵⚪ Cruzeiro
🇧🇷 1993
🏟️ Partidas: 21
⚽ Gols: 20
📊 média: 0,95
🇧🇷 1994
🏟️ Partidas: 26
⚽ Gols: 24
📊 média: 0,92
🇧🇷 Total:
🏟️ Partidas: 47
⚽ Gols: 44
📊 média: 0,93
🏆 Copa do Brasil
🏆 Campeonato Mineiro
✅ Artilheiro da Supercopa Libertadores
✅ Artilheiro do Campeonato Mineiro
🔴⚪ PSV
🇧🇷 1994/95
🏟️ Partidas: 36
⚽ Gols: 35
📊 média: 0,97
🇧🇷 1995/96
🏟️ Partidas: 21
⚽ Gols: 19
📊 média: 0,90
🇧🇷 Total
🏟️ Partidas: 57
⚽ Gols: 54
📊 média: 0,94
🏆 Copa da Holanda
✅ Artilheiro do Campeonato Holandês
🔴🔵 Barcelona
🇧🇷 1996/97
🏟️ Partidas: 49
⚽ Gols: 47
📊 média: 0,95
✅ 8 gols driblando goleiro
🏆 Copa del Rey
🏆 Supercopa da Espanha
🏆 Recopa Europeia
🏅 Artilheiro da La Liga
🏅 Chuteira de Ouro
🏅 Bola de Ouro
✅ Artilheiro da La Liga
✅ Artilheiro da Recopa Europeia
🔵⚪️ Inter de Milão
🇧🇷 1997/98
🏟️ Partidas: 47
⚽ Gols: 34
📊 média: 0,72
🇧🇷 1998/99
🏟️ Partidas: 28
⚽ Gols: 15
📊 média: 0,53
🇧🇷 1999/00
🏟️ Partidas: 08
⚽ Gols: 03
📊 média: 0,37
🇧🇷 2000/01
🏟️ Partidas: 00
⚽ Gols: 00
📊 média: 0,0
🇧🇷 2001/02
🏟️ Partidas: 16
⚽ Gols: 07
📊 média: 0,43
🇧🇷 Total
🏟️ Partidas: 99
⚽ Gols: 59
📊 média: 0,59
🏆 Europa League
🏅Melhor jogador do Campeonato Italiano 1997/98
⚪🟡 Real Madrid
🇧🇷 2002/03
🏟️ Partidas: 44
⚽ Gols: 30
📊 Média: 0,75
🇧🇷 2003/04
🏟️ Partidas: 38
⚽ Gols: 31
📊 Média: 0,81
🇧🇷 2004/05
🏟️ Partidas: 45
⚽ Gols: 24
📊 Média: 0,43
🇧🇷 2005/06
🏟️ Partidas: 27
⚽ Gols: 15
📊 Média: 0,55
🇧🇷 2006/2007
🏟️ Partidas: 13
⚽ Gols: 04
📊 Média: 0,30
🇧🇷 Total
🏟️ Partidas: 167
⚽️ Gols: 104
📊 Média: 0,62
🏆 Copa Intercontinental
🏆 La Liga 2002/03 – 2006/07
🏆 Supercopa da Espanha 2003
🏅Melhor Jogador da Copa Intercontinental 2002
✅ Artilheiro da Copa Intercontinental
✅ Artilheiro da La Liga
✅ Artilheiro da Supercopa da Espanha
🔴⚫ Milan
🇧🇷 2006/07
🏟️ Partidas: 14
⚽ Gols: 07
📊 Média: 0,50
🇧🇷 2007/08
🏟️ Partidas: 06
⚽ Gols: 02
📊 Média: 0,33
🇧🇷 Total
🏟️ Partidas: 20
⚽️ Gols: 09
📊 Média: 0,45
⚪⚫ Coritinhans
🇧🇷 2009
🏟️ Partidas: 38
⚽ Gols: 23
📊 Média: 0,60
🇧🇷 2010
🏟️ Partidas: 27
⚽ Gols: 12
📊 Média: 0,44
🇧🇷 2011
🏟️ Partidas: 04
⚽ Gols: 0
📊 Média: 0,0
🇧🇷 Total
🏟️ Partidas: 69
⚽️ Gols: 35
📊 Média: 0,507
🏆 Copa do Brasil
🏆 Campeonato Paulista
🏅Brasileiro do Ano, pela revista IstoÉ 2009
🟡🟢 Seleção Brasileira
🏟️ Partidas: 98
⚽️ Gols: 62
📊 Média: 0,63
⚽️ Copa do Mundo: 15 gols
⚽️ Copa América: 10 gols
⚽️ Copa das Confederações: 04 gols
⚽️ Amistosos: 23 gols
⚽️Eliminatórias de Copa do Mundo: 10 gols
🇧🇷🇧🇷 Números Totais
🏟️ Partidas: 606
⚽️ Gols: 414
📊 Média: 0,68
CRÉDITOS
📷 Imagem de capa:@BsDesigner_
📊 Estatísticas pesquisadas por @dg_lyncoln e @winixiuz
📝 Texto escrito por @winixiuz
📰 Noite de Copa | Dep. De Redação
NoitedeCopa #LukeKane #PorForaDasQuatroLinhas #InfoFut #MundodaBola #SofascoreBR #GeoFuteBR